Os novos Feiyutech AK4000 e AK2000 vêm preparados para dar uma nova estabilidade às gravações profissionais e apresentam uma novidade absoluta


Andava eu no alto dos meus 20 anos quando decidi, para além dos cursos de vídeo, tocar à porta da Tobis para conseguir ser dos 10 alunos para o curso de operador de Steadycam.

Leccionado pelo cineasta Fernando Fragata, a quem também devo a cópia para cassete das bandas sonoras originais do mestre John Carpenter – algo impossível de encontrar na lusitânia – deu-me um diploma e uma noção radical sobre o que era transportar o peso histórico do cinema literalmente apoiado na região lombar.

Para além dos dramas vividos e experienciados no desenrolar do curso, que não foi exclusivo para homens, ainda lembro as dores após cada dia de esforço mas o entusiasmo que esperava pelo dia seguinte.

steadycam

Um Steadycam clássico, à altura, pesava uma tonelada, com toda a estrutura metálica e os braços hidráulicos, para além do monitor de fostato verde que, pelo menos, dava para ter a noção do enquadramento do que estavamos a fazer.

Desses dias para hoje, a tecnologia evoluiu tanto que é preciso um curso teórico só para enunciar as modificações que distam do exemplo desta fotografia ao estabilizador que esta peça trata.

Antes de mais, explicar bem que um estabilizador de imagem é pensado para atenuar o movimento do corpo do cameraman, mas nunca tomará o lugar de um Steadycam profissional, por mais leve que seja hoje em dia.

Feiyutech lança novos estabilizadores profissionais

Feiytech apresenta dois novos modelos

Tudo isto para apresentar os dois novos modelos de estabilizadores profissionais comercializados pela ComercialFoto: são eles os Feiyutech AK4000 e AK2000.

Se eu passava longos minutos a tentar equilibrar o Steadycam original, com os AK tudo é conseguido numa questão de segundos. Mas, atenção, o equilíbrio continua a ser a ordem do dia para resultados excelsos.

Estas maravilhas tecnológicas oferecem conexão de Wi-Fi e Bluetooth e trazem uma bateria com capacidade até 12 horas de utilização.

Através da aplicação Feiyu ON, para os sistemas operativos iOS e Android, é possível ter um controle remoto do estabilizador!

Os AK4000 e AK2000 têm a “Spiritual Window”, um painel táctil original e que marca assim uma estreia no segmento.

Este painel LCD táctil de baixa potência facilita o controlo de diversas operações, como por exemplo, o ajuste do “follow focus”, zoom, balanço de brancos e do modo de auto-rotação.

 

Conectividade

Os novos estabilizadores têm uma interface de USB expansível de multifunções que permite ligar câmaras compatíveis com o “Follow Focus”.

Como complemento, existe um punho de extensão em fibra de carbono.

Ambos vêm com um “anel mágico” que permite controlar a focagem de câmaras compatíveis.

O anel mágico do Feiyutech AK2000 é removível enquanto que o anel do AK4000 é fixo.

O encaixe da sapata/placa de câmara também tem algumas diferenças.

O encaixe do Feiyutech AK4000 desliza para a esquerda e para a direita, já o encaixe do AK2000 é fixa.

A capacidade de carga do AK4000/2000 vem do seu grande motor de torque, com um output automático de “poder infinito” e o novo chip de alta performance, combinado com o algoritmo anti trepidação.

Tudo isto possibilita a utilização em ambientes extremos com suporte para câmaras profissionais DSLR e objectivas de qualquer marca.

Estes novos estabilizadores estarão à venda em Portugal durante o mês de Outubro.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata