Notícias

Crédito pessoal: como obter e quanto tempo demora?

Seja para realizar um projeto ou para fazer face a imprevistos, muitos optam por pedir um crédito pessoal. Deste modo, consegue-se ter o montante necessário para concretizar essas situações.

Embora esta seja uma solução muito procurada, existe algo que preocupa todos aqueles que procuram pedir um crédito: o tempo de aprovação. Afinal, em situações de emergência, todos os minutos contam. No caso de a aprovação demorar muito, esta opção poderá ser inviável.

Quer saber como é que pode pedir e quanto tempo demora um crédito pessoal a ser aprovado? Continue a ler este artigo.

 

O que é um crédito pessoal?

Em suma, um crédito pessoal está inserido no regime de crédito ao consumo. Nesse sentido, as instituições financeiras devem cumprir determinadas normas no que diz respeito à sua concessão.

Ao ter acesso a este tipo de empréstimo, o cliente pode pedir uma quantia específica de dinheiro e reembolsá-la num determinado número de prestações fixas durante um determinado período.

 

Como pedir um empréstimo pessoal?

Para solicitar um crédito pessoal, basta dirigir-se diretamente à instituição financeira ou bancária. Mas se quiser evitar os constrangimentos e as perdas de tempo em dirigir-se a um balcão físico, pode pedir o seu crédito pessoal pela internet.

Este é caso da solução de crédito pessoal online do UNIBANCO, marca pertencente à Instituição Financeira de Crédito UNICRE, 100% online, com menos burocracias e todo o processo mais rápido, conseguindo obter uma resposta à solicitação entre 24 a 48 horas. Após a validação, pode ter o montante desejado na sua conta bancária em alguns dias úteis.

Antes de efetuar o seu pedido, é recomendado que possa comparar todas as ofertas do mercado, recorrendo a simuladores de créditos online.

 

Quais são os documentos necessários para fazer um pedido de crédito pessoal?

Tal como as restantes condições, os documentos solicitados variam de instituição para instituição. Mas, de um modo geral, quase todas costumam pedir os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão;
  • Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (poderá pedi-lo através do site oficial do Banco de Portugal, de forma completamente gratuita);
  • Comprovativo de morada (por exemplo, uma fatura de água ou de luz);
  • Última Declaração de IRS e respetiva Nota de Liquidação, ou, no caso de ser trabalhador por conta de outrem, um recibo de vencimento e uma declaração da entidade patronal relativa ao seu vínculo laboral;
  • Comprovativo de IBAN.

No caso da solução de crédito pessoal do UNIBANCO, além do preenchimento do formulário online, são apenas exigidos os seguintes documentos,

  • Últimos 3 recibos de vencimento
  • Comprovativo de morada
  • Comprovativo de NIB/IBAN

 

Porque os bancos têm de fazer uma análise ao pedido de empréstimo pessoal?

Após o envio de toda a documentação, as entidades financeiras precisam ter a certeza de que o requerente do crédito tem capacidade para pagar as prestações. Por isso, irão analisar os documentos enviados, que irão ditar ou não a capacidade de cumprir as obrigações que pretende assumir.

Para fazer uma análise de crédito adequada, as instituições financeiras irão avaliar a sua situação financeira atual, assim como prever o que poderá acontecer caso os seus rendimentos reduzam ou as despesas aumentem.

 

Quanto tempo demora a análise de um crédito pessoal?

À semelhança dos documentos para análise, o tempo de análise dos créditos pessoais varia de acordo com a entidade financeira.

Por norma, o período máximo de resposta é até oito dias úteis desde que submete o pedido de empréstimo. No entanto, este período poderá variar em função da finalidade do crédito e do seu historial de crédito.

Atualmente, nos casos dos pedidos feitos online, existe a possibilidade de ter uma resposta definitiva 48 horas após o envio dos documentos pedidos pela entidade credora. Assim, passa a ter acesso quase imediato ao montante que pedir.

 

Quais são as taxas e comissões associadas ao crédito pessoal?

Uma vez mais, os valores dependem de cada instituição. Contudo, quando solicita um crédito pessoal, deve considerar os seguintes custos:

  • Taxa Anual Efetiva Global (TAEG);
  • Comissão de abertura;
  • Comissão de processamento;
  • Imposto de Selo.

Para saber quais são os seus valores exatos, deve consultar a Ficha de Informação Normalizada (FIN) da entidade credora. Assim, poderá comparar e analisar qual é a melhor proposta para o seu caso.

 

Critérios que podem ajudá-lo a ter o seu crédito aprovado

Mediante os dados que apresentar no seu pedido de crédito, poderá aumentar as probabilidades de vê-lo aprovado. Como? Veja a seguir:

  • Ter situação regularizada no Banco de Portugal, isto é, sem situação de incumprimento;
  • Apresentar uma taxa de esforço reduzida (idealmente abaixo dos 35%);
  • Fazer um pedido com um segundo titular (aumenta a segurança junto da entidade credora);
  • Dar um imóvel ou outro bem como garantia;
  • Ter os rendimentos como garantia (ou seja, os ganhos do seu agregado familiar serem estáveis).

 

Porque é que o pedido foi recusado?

Mesmo quando julga reunir todas as condições para ter o seu empréstimo aprovado, podem existir alguns motivos que podem levar a decisão não seja favorável. Eis algumas:

  • Estar desempregado;
  • Situação profissional instável;
  • Ter uma taxa de esforço elevada;
  • Histórico de incumprimento bancário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *