8 dicas para te ajudar a estudar

Chegou finalmente a época para a qual muitos estudantes se prepararam durante muito tempo. Falo claro, da temível época de exames. Seja no secundário com os exames nacionais, ou na faculdade a verdade é que chegou a altura de “enfiar os narizes nos livros” e dar o melhor.

Para ajudar aqueles que estão agora a entrar na época de exames, decidi partilhar algumas dicas que de certeza te vão ajudar bastante:

1. Plano de estudo
Não é fácil estudar várias matérias diferentes por isso é fundamental que o estudante crie um plano de estudo e que o siga. O ideal é gerir o tempo para dedicar mais tempo às matérias mais difíceis.

2. Estar offline
Eu sei que, nos dias que correm é muito difícil estar offline, mas quando a concentração deve ser total, é fundamental tirar o som ao telemóvel e desligar as notificações

3. Fazer pausas
Não vai servir de nada estudar durante horas se te sentes cansado (a). Faz as pausas que forem precisas desde que mantenhas a qualidade do teu estudo.

4. Escrever à mão
Escrever e voltar a escrever os apontamentos é uma dica que de certeza que vai ajudar bastante isto porque a repetição ajuda a criar uma linha de raciocínio que vai ajudar-te a memorizar a matéria.
Também podes, gravar-te enquanto lês a matéria e depois ouvires a gravação.

6. Estudar sozinho ou acompanhado?
Isto é algo que depende de pessoa para pessoa. Pessoalmente sou apologista que se estude sozinho e depois se tire dúvidas em grupo.

7. Conforto
Se estas a pensar fazer uma maratona de estudo, é fundamental que te sintas confortável. Coloca o computador à altura dos olhos e escolhe a tua melhor cadeira para estudar. Ninguém quer ficar com dores de costas após algumas horas, não é mesmo?

8. Dar cor à matéria
Sabemos que existem matérias muito aborrecidas, por isso cabe a ti, dares a cor suficiente aos apontamentos. Para isso utiliza marcadores para destacar as informações mais importantes.

Pensa positivo, já sabemos que o objetivo máximo destas horas de estudo são as boas notas no final, mas existem conhecimentos que quando bem estudados e compreendidos de certeza vão-te ser muito úteis para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.