O CAT S52 tem dois grupos-alvo distintos: a malta industrial, por um lado, e os azarados que estão sempre a deixar cair o equipamento e a estilhaçá-lo no chão

Sim, hoje vou falar do CAT S52, um smartphone que promete aguentar tudo e todos, mas principalmente água, quedas e pó. E sabem que mais? Até faz lembrar um iPhone 5.

A Cat, de Caterpillar, mas também de Bullit, pois é a marca que realmente os faz sob licença, é uma marca sobejamente conhecida para quem trabalha em ambientes hostis, desde minas armadilhas, grutas e dunas, a obras em ambientes muito frios ou muito quentes.

Cat S52 analise Xadas5
Cat S52 analise Xadas5

Cat de Caterpillar

A marca faz roupa, botas, caterpillars, lá está, mas também tem esta divisão que aposta em equipamentos tecnológicos, como os muito afamados smartphones que a CAT tem vindo a lançar.

São equipamentos geralmente focados em quem realmente precisa de algo que não seja sensível ou frágil e, por isso mesmo, são geralmente grandes, com enormes caixas de protecção, muita borracha, parafusos mas também com características técnicas básicas.

Num repente, a CAT lança o modelo S52 que se parece com um… telemóvel vulgar. Sim, é bem verdade. Mas, e atenção, ainda mantém alguns elementos que automaticamente o colocam num campo aparte de todos os restantes: visivelmente temos uma estrutura em alumínio com seis bem visíveis parafusos, o que me fez gostar logo dele. Mas sem ser isto, tudo o resto é normal, standardizado, quase até vulgar.

Cat S52 analise Xadas5
Cat S52 analise Xadas5

Bom para militares?

Podemos até achar um contra-senso porque, enquanto utilizador, vamos sempre, psicologicamente, tratá-lo como um smartphone normal. Mas não podemos estar mais longe da verdade.

Este CAT S52 pode cair em betão de uma altura de metro e meio, oferece uma tal de norma militar lá dos americanos e que se designa por MIL-STD-810G que só é adquirida se um equipamento aguentar choques térmicos, temperaturas extremas, quedas e vibrações, tem um ecrã reforçado com Corning Gorilla Glass 6.

Muita atenção para o painel traseiro que tem uma tampa feita em TPU antiderrapante com dois tipos de acabamento o que, curiosamente, confere a este CAT um ar topo de gama. E, prometo, realmente não escapa da mão.

O S52 é muito elegante para as tarefas robustas que promete, ultrapassa em pouco os 200 gramas e tem uma espessura inferior a 10milímetros. Mas, como em tudo na vida, não há milagres e, portanto, tem de haver um truque qualquer para esta redução drástica de peso e tamanho.

Cat S52 analise Xadas5
Cat S52 analise Xadas5

Perde-se peso e tamanho… mas não só

Fui ver e encontrei: o S52 perde características importantes para este tipo de utilizadores, como a câmara térmica, o sensor de qualidade do ar e um medidor de distância por laser. Mas estas funções estão disponíveis no modelo S61 para quem realmente precisar delas. Mas ficam avisados desde já.

Em conversa com Carolina Lopez, Head of Marketing para a Península Ibérica do Grupo Bullit, a qual poderão ouvir no seguimento desta análise, percebemos a importância deste novo modelo, o target a que se destina e o esforço que foi tê-lo conseguido inserir no mercado ibérico com um preço interessante.

A máquina aguenta-se bem mas não faz virar olhos. Contudo, a possibilidade de podermos juntar dois cartões SIM e ainda um cartão de memória na mesma slot é francamente positivo. E, atenção, seguindo a filosofia dos Xperia da Sony, não precisamos de alfinete para abrir a tampa que protege os cartões.

Cat S52 analise Xadas5
Cat S52 analise Xadas5

As características principais

Vamos à s características principais? Ecrã de 5,65 polegadas com qualidade HD+, Android 9 Pie, processador Mediatek Helio P35, 4 gigas de RAM e 64 de capacidade interna, bateria de 3100 miliamperes e câmara principal com 12MP e abertura f/1.8, por cortesia da marca do costume e que é a Sony, uma boa câmara frontal, rádio FM e três tipos de GPS, Glonass, Beidou e Galileo, consoante a variante.

Mas o CAT S52  oferece de raiz algo mais que os tradicionais modelos na forma de um conjunto de aplicações totalmente dedicadas aos trabalhos mais pesados e industriais, intervenção rápida, socorrismo, desportos ao ar livre e / ou radicais e até agricultura.
Estas apps estão dentro de uma pasta denominada Toolbox é, confesso, abrem horizontes vastos para quem, como eu, nunca as tinha utilizado. São mais de 60 aplicações divididas por géneros e que vão desde a medição em 3D de habitações, a gestão de obra, criação de gado a um walkie talkie.

Esta é uma opção muito inteligente e que capta a atenção no acto da compra para quem for avisado que elas existem.

A utilização que lhe dei foi bastante normal. Não o atirei para lado algum mas meti-o debaixo de água para ver se o ecrã molhado percebia o toque dos dedos, que o faz, e fiquei até pasmado com a qualidade fotográfica deste CAT, algo que nunca foi importante na gama da marca.

Mas os tempos mudaram, o cliente pode ser outro, e não se atalhou caminho.

Cat S52 analise Xadas5
Cat S52 analise Xadas5

Conclusões

Gosto francamente deste CAT S52 por vários motivos: acho extraordinário que seja pequeno, leve e transportável e que não obrigue à utilização de uma capa protectora. O design está muito bem conseguido, embora muito masculino devido aos parafusos e botões amplos, é rápido quanto baste, a bateria serve todo um dia e até tem um sensor de impressões digitais.

Se trabalhasse num ambiente complicado, não teria dúvidas em optar por escolher uma destas unidades, principalmente porque o preço está nos 550€ o que é um excelente valor para o que obtemos.

Ah, e para além de carregamento por USB-C tem, muita atenção, entrada para uma ficha míni jack! E, já sabem, qualquer equipamento que a mantenha tem logo, na minha perspectiva, um ponto a mais que os restantes.

No podcast têm a conversa com a Carolina. Ide ouvir.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *