Sony GTK-XB7, o ensaio à coluna que é uma discoteca

Esta coluna faz a festa, atira os foguetes e apanha as canas
8 Design
9 Construção
7 Inovação
8 Qualidade
7 Factor X5
7.8

img_0051

As colunas portáteis estão na moda e, a cada nova geração, apresentam-se com mais qualidade e preços mais democráticos. Desde as marcas high end às mais populares, é rara aquela que não conta com uma ou mais propostas no portfólio. De um lado estão as colunas que pretendem substituir as tradicionais aparelhagens HiFi com dimensões clássicas (a atentar nas medidas dos elementos áudio), geralmente ligadas à electricidade por cabo e construídas com materiais nobres como o alumínio e madeira (ler ensaio à Martin Logan Crescendo por exemplo). Por outro, as cada vez mais portáteis e minúsculas colunas com um som que nos faz duvidar das mais puras noções de física. Costumam ser wireless e oferecem uma liberdade sem limites (algumas à prova de poeiras e até água). Contudo, existe uma nova gama de colunas portáteis pensadas para enriquecer audiovisualmente qualquer festa que se preze. Sim, áudio por meio de um grande som, visual porque acompanha o ritmo como se fosse uma discoteca. Já explico.

p1120560

Imaginem uma coluna grande (65 x 32 cm) e pesada (12 kg) mas que, à semelhança das colunas profissionais de palco, tem duas pegas para facilitar o transporte. Agora imaginem também que, à semelhança das colunas profissionais, pode ser colocada tanto horizontal como verticalmente. Para o som ser perfeito em qualquer das situações, está equipada com um sensor que automaticamente se encarrega de melhor a imagem sonora de acordo com o posicionamento escolhido. Agora – ainda estão comigo? – pensem numa discoteca com luzes, strobes, psicadélicas e leds multicoloridos e com diferentes desenhos de luz… Basta juntar tudo num tacho (leia-se conceito) e surge esta nova gama GTX da Sony cujo modelo XB7 surgiu cá em casa para dar alegria às noites e fins de semana e provocar sérias dores de cabeça a toda uma alargada vizinhança.

A XB7 é, por si e pelo conceito, uma coluna fenomenal. O seu tamanho e peso são grandes, mas nada que são se consiga arrumar a um canto da sala. Contudo, são perfeitas para qualquer tipo de salão de convívio, café, pequeno bar e, como se pode ligar a uma segunda coluna (através de PartyChain ou Bluetooth) para criar uma extraordinária imagem estereofónica, estão à vontade em qualquer palco pois têm potência para dar e vender. A questão principal é que a XB7 (e o modelo XB5) é uma unidade moderna e está preparada com tudo o que se usa hoje em dia e que seja emparelhado através de Bluetooth e NFC. Para os mais antigos, não faltam ligações RCA in/out e para os do meio lá está uma USB para qualquer pen que o david guetta traga para a festa.

img_0063

O som é todo um murro no estômago. Confesso que não estava à espera de tamanho volume, potência e presença. Sim, o autocolante EXTRA BASS é um bom cartão de visita, principalmente numa coluna desta dimensão com três tweeters de 5 cm (tipo cone), tecnologia Digital Sound Enhancement Engine (DSEE) para melhorar o som dos ficheiros digitais e a função ClearAudio+ para manter a qualidade do som, seja em música ou bandas sonoras de filmes. Tudo soa bem e bem alto! A presença dos graves é estonteante, mesmo mudando a coluna de posição, e os agudos e médios estão muito bem divididos e definidos. Ou seja, numa vestimenta de festa e dança temos mesmo uma coluna de alta qualidade com grande desempenho.

Mas a XB7 quer é festa e está vestida para o baile, transfigurando-se de acordo com o beat e a “onda” que debita, pois permite ligar ou alterar os modos de luz, e através da app SongPall da Sony, podemos mudar efeitos e equalizar as listas de acordo com o nosso gosto ou dependendo até do tamanho e condições da sala. As luzes são, por si só, outro festival. Podemos optar por uma luz estável e de presença, com um de vários tons, ou explodir a festa de alegria com cor e luz. É mesmo uma festa e faz-nos sorrir, vejam o vídeo.

Deixo o melhor para o fim: o preço da XB7 ronda os 370€, ou seja, comprar um par (repare-se que são já amplificadas e não necessitam de amplificador externo) fica por menos de 900€ o que é um valor muito em conta para se equipar uma pequena área de espectáculos de forma simples, límpida e à prova de futuro. Gostei.