São três os novos Samsung Galaxy S20 / S20 Plus e S20 Ultra que chegam com um máximo de 16GB de RAM, 1 TB de memória e Zoom híbrido 100x

https://youtu.be/7LEndQfjJeA
Clique para ver o vídeo

Video disponível aqui

Quando olhamos para os 10 anos tecnológicos que nos passaram num ápice, percebemos que a nossa relação com os smartphones mudou totalmente na forma como trabalhamos e dependemos deles.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – Munique hands on

Com o anunciado 5G, sabemos que trabalhar, falar, jogar e tudo o resto, vai sofrer uma grande alteração.

O que esperam então as pessoas com o 5G: mais rapidez, fluidez e um acesso sem precedentes a ficheiros que, de tão pesados, ficavam sempre arredados dos devices que, afinal, andam connosco todo o dia e para todo o lado.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – toda a família e cores

O presente passa pelo 5G

O 5G é, assim, uma evolução extraordinária e que muito mudará os nossos hábitos.

Sabemso que nos últimos anos, a câmara tem sido uma das razões que levam o consumidor a optar e escolher um novo equipamento.

E a Samsung, continuando a sua aposta em oferecer ao mercado topos de gama com especificações diferenciadoras, sabe que o novo flagship Galaxy S20 é tão poderoso que até criou um slogan, para apresentá-lo aos jornalistas convidados para um hands on em Munique no passado dia 5.

A smartphone experience that changes the way that you touch your life

Celebrando 10 anos de inovação, a Samsung prepara-se para mais 10 anos, agora que aí vem em força o 5G, a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas.

Esta é a principal razão para o novo flagship ter uma nova designação, agora o 20 (em vez do esperado 11), que será o primeiro de toda uma nova família de equipamentos tipo de gama (hello, Note20).

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – punch hole mínimo e bezels mais estreitas

Mudou-se a experiência de utilização, mesmo a nível básico, e alterou-se o design dos três novos devices com moldura ainda mais fina e um punch hole mais pequeno que alberga uma poderosa câmara frontal.

A nova traseira com o módulo que alberga as câmaras é também um traço característico que a Samsung importa de outras latitudes, mas que neste caso altera a dimensão consoante a versão.

Por falar nelas, podemos escolher entre o base de gama S20 (ecrã 6,2”), o média gama e muito equilibrado S20 Plus (ecrã 6,7”) e o portentoso S20 Ultra (ecrã 6,9”) que está apontado para o utilizador profissional, principalmente se trabalhar documentos pesados ou der muita importância à qualidade fotográfica e vídeo. Mas já lá vou.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 Ultra

As câmaras

Todos os dias são publicadas 100 milhões de fotografias no Instagram e até 2022 o número de vídeos publicados vai quadruplicar. 

Portanto, a câmara é extremamente importante, principalmente se associada ao 5G. A Samsung trabalhou e alterou o sistema em background, apostado em alta definição.

Se as duas versões S20 e S20 Plus oferecem uma qualidade fotográfica de 64 megapixel, já o Ultra chega com uns estonteantes 108 MP.

Mas atenção, nunca podemos comparar este renovado interesse pelo número de megapixels em relação à qualidade, pois esta depende do tamanho do sensor e da luz que ele consegue captar para cada, posso dizer, pixel.

O sensor é mais versátil e tem nanotecnologia na versão Ultra que combina 9 pixels num único, fazendo com que este pixel consiga então o milagre de captar mais luz e, por conseguinte, mais informação (o que significa detalhe, texturas, cor, etc.).

Podemos, assim, utilizar o modo Super High Resolution para chegar onde nenhuma outra câmara de telefone chegou, pois os próprios pixels rearrajam-se de forma automática no sensor de imagem para conseguir captar mais pormenor.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – Space Zoom A
Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – Space Zoom B

SpaceZoom

Utilizando um campo de futebol como exemplo, a Samsung convida o utilizador que está no meio da confusão da bancada a fazer um SpaceZoom para conseguir filmar ou fotografar o seu jogador favorito com bastante detalhe.

Esta tecnologia é a combinação de um Zoom óptico híbrido com um segundo Zoom potenciado por inteligência artificial o que consegue uns extraordinários 30x nos S20/S20Plus e, agora muita atenção, uns incríveis 100x no modelo Ultra, conseguidos em parte por uma lente de características diferentes, montada de forma lateral no corpo principal dessa mesma objectiva.

Existe outra forma de conseguir uma fotografia mais aproximada fazendo um crop da imagem original (vídeo ou foto) só possível devido à tremenda qualidade do ficheiro.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 Ultra com Zoom 100x

Qualidade cinematográfica

O Galaxy S20 Ultra pode filmar com qualidade 8K (leram bem) que depois pode ser convertido para 4K, 1080p ou o mais tradicional 720p.

Assim é mais fácil fazer um share do resultado com qualidade sempre superior, utilizando o Quick Share para enviar o resultado de uma só vez aos amigos mais próximos ou aos clientes para aprovação de um trabalho, por exemplo.

Podemos retirar uma foto da gravação vídeo, escolhendo o fotograma preciso, com uma qualidade excepcional. Nunca mais vamos ficar feios ou deslavados no Instagram.

E atenção, novamente, aos números: este fotograma será um ficheiro com 33 megapixel.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 e S20+

Criatividade e Liberdade

Se havia um Modo Pro para fotografia, os novos S20 têm um Modo Pro para vídeo e isto faz muita, senão toda, a diferença. A partir de agora, podemos, ao filmar, controlar manualmente a exposição, o contraste e focagem, para citar alguns elementos.

Para uma filmagem sem solavancos, o Modo Super Steady é agora “trabalhado” por inteligência artificial e os seus algoritmos. E devido ao maior pixel, as filmagens nocturnas sofrem também um brutal aumento qualitativo no famoso Night Mode.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – Munique hands on

Portfólio automático

Imaginem que querem fazer todo um filme com imagens fixas e vídeo, editá-las, arrumá-las, produzi-las e finaliza-las. Isso dá um trabalho danado, certo?

Pois que a Samsung pensou numa solução que nos alivia esse stress e nos oferece, de mão beijada, todo um “filme” com os melhores momentos da nossa última viagem ou do jantar de turma com os ainda resistentes.

 Isto implica usar as quatro câmaras principais para captar tudo de forma diferente, com enquadramentos e qualidade que estão no sumário das características, para criar toda uma animação de forma automática e ajudada, mais uma vez, pela inteligência artificial.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 Ultra com 6,9″

5G

2020 é o ano desta grande modificação e os três modelos Galaxy S20 contam com os mais recentes processadores para poderem ser úteis nos anos vindouros.

E numa parceria exclusiva com o Google, os S20 têm características únicas no mercado com o Google Duo, o que evita abrir, utilizar e fechar aplicações distintas para poder comunicar com ou trocar conteúdos com os nossos contactos.

E, por exemplo, com o Google Duo e o 5G, a qualidade das chamadas vídeo passam a ser Full HD.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – Munique hands on

Gaming

O ecrã do S20 tem agora 240mhz, perfeito para os jogadores mais activos e para os jogos mais puxados.

E para melhor tudo, há uma Game Boost App, e pela primeira vez, podemos ter aplicações abertas em segundo plano enquanto jogamos o jogo, para não perdermos o que se passa nas redes sociais, emails ou demais interesses.

Music Share

Esta aplicação convida os nossos amigos a servirem-se do S20 como hub musical, ou seja, como central para receber as músicas dos seus próprios equipamentos para depois serem reproduzidas numa coluna inteligente, no automóvel, etc. Assim, só com uma ligação à fonte, poupa-se nos dados e em confusão de emparelhamento.

Logicamente que a Bixby não está esquecida e vem agora enriquecida com, neste caso, integração com o Spotify. Finalmente, dizemos nós.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy Buds Plus

Ecossistema

Os Galaxy Buds Plus são os novos auriculares sem fio que se apresentam melhorados a vários níveis.

Interacção facilitada (também com comandos Bixby), maior bateria e mais qualidade de som é a proposta da Samsung que oferecerá os novos Buds Plus a quem comprar o S20 Plus e Ultra.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – ficha técnica

Quando estão disponíveis?

13 de Março é a data do início da venda do novo e poderoso Galaxy S20 com a pré-venda a iniciar-se imediatamente após o evento unpack que acontece hoje, dia 11, em São Francisco.

Os Galaxy S20 e S20Plus contam também com uma versão LTE, o que é uma boa notícia para os bolsos portugueses.

Xadas5 - Samsung Galaxy S20 - Munique hands on
Xadas5 – Samsung Galaxy S20 – as três cores

Cores e capacidade

Dependendo dos mercados, podemos ter duas a três opções, como podem ver nas fotografias.

Mas o que mais interessa a um utilizador premium são as características técnicas e as capacidades de armazenamento e RAM do seu equipamento.

Neste campo, o armazenamento começa nos 128GB e vai até 512MB no modelo mais oneroso, sem contar com expansão de memória através de cartão que pode fazer chegar ao terabite de armazenamento. O modelo Ultra de topo tem também 16GB de RAM o que, por exemplo, duplica a que tenho no meu próprio computador de trabalho.

Preços

  • Galaxy S20 (8/128) 929,90€ (grey/blue/rosa)
  • Galaxy S20+ (8/128) 1029,90€ (grey/blue/black)
  • Galaxy S20+ 5G (12/128) 1129,90€ (grey/blue/black com oferta Buds+)
  • Galaxy S20 U 5G 1379,90€ (12/128 em PT) (grey/black com oferta Buds+)
  • O PVP dos Buds é 169,9€

Q&A

Passada a apresentação geral, houve tempo para aprofundar o conhecimento com a nova máquina e foi aí que coloquei algumas questões.

Uma delas é a qualidade real do Zoom. E este zoom híbrido do S20 “normal” vai até 10x, ou seja, até 10 vezes. Mas o óptico conta com meros 4x (no Ultra é 10x), o que não deixa de garantir um aproximar qualitativo mais que suficiente e com toda a quantidade de informação que desejamos.

Pitch to zoom, single take, presets, tudo nos foi explicado, como mostrados filtros bem catitas através do próprio telefone, o que elimina o trabalho de pós-edição nas redes sociais.

O vídeo a 8K/24fps é, concretamente, um factor plus neste novo Samsung que se coloca à frente do tempo e até das características de 99% dos televisores que estão nas nossas salas.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *