Esperava-se uma evolução para a quinta geração do modelo mais expressivo do construtor espanhol. Um mini-Leon deve servir as maiores expectativas.


E eis a bela surpresa que é a quinta geração do incontornável Seat Ibiza. Mais compacto mas com mais espaço interior, está recheado de tecnologia, um processo que já vinha do modelo anterior e que está actualmente à venda e que fui descobrir a Barcelona no ano passado.

O estilo não engana ninguém: uma frente baseada no Leon, uma traseira desportiva e as linhas agressivas, mostram que a marca continua a apostar num espírito marcadamente jovem.

A quinta geração do SEAT Ibiza fará a sua estreia pública no próximo Salão Automóvel de Genebra e ficará à venda em Junho de 2017, sendo o primeiro automóvel do Grupo Volkswagen a usar a plataforma MQB A0, o que evidencia a importância da SEAT no seio do Grupo, proporcionando-lhe enormes vantagens.

 

O novo SEAT Ibiza é mais robusto e seguro. Sendo mais compacto, é muito mais largo e confortável, com mais espaço para os ocupantes e uma mala com 355 litros, o melhor valor da classe. O patamar de carga também foi rebaixado, provando que a SEAT sabe como combinar design com funcionalidade.

Todos os motores disponíveis no Novo SEAT Ibiza cumprem com a norma de emissões Euro 6 e também estão na linha da frente na performance, com características impressionantes, baixos consumos e emissões reduzidas. Há três blocos em alumínio, de três e quatro cilindros, disponíveis. A primeira opção recai no 3 cilindros 1.0 TSI com 95 ou 115 CV, assegurados por turbocompressor, intercooler e injecção directa.

Deixei-me encantar pelo Ibiza versão 4 em Barcelona

Um novo 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 CV ficará disponível mais à frente ainda em 2017. O eficiente Diesel 1.6 TDI chegará nas variantes de 80, 95 e 115 CV. Por último, a nova plataforma MQB A0 permite ao Novo Ibiza oferecer um 1.0 TSI de 90 CV alimentado por gás natural comprimido (GNC).

A SEAT é o primeiro construtor a oferecer um motor deste tipo no segmento do Ibiza. As caixas de velocidades disponíveis são a de 5 velocidades para os motores com 95 cavalos ou menos e a de seis velocidades para os motores mais potentes. A caixa de 7 velocidades DSG é outra das opções disponível para o Novo SEAT Ibiza.

O novo SEAT Ibiza ficará disponível apenas na variante de 5 portas, que é agora mais funcional, enquanto o novo design garante a imagem desportiva de um modelo de três portas. Houve também passos significativos no controlo do ruído, das vibrações e da firmeza de rolamento.

O Novo SEAT Ibiza oferece a qualidade de um automóvel mais luxuoso, mas é também ágil na cidade, eficiente nas estradas contorcidas e oferece um excelente conforto nas viagens longas.

Quatro níveis de equipamento e a tecnologia mais avançada

O Novo SEAT Ibiza terá quatro definições de equipamento, começando com o Reference, seguido do nível Style. No topo da gama estarão os níveis FR e XCellence.

O FR engloba um equipamento mais dinâmico e tecnológico que permite desfrutar ao máximo da performance. Foram criados elementos de design dinâmicos e exclusivos para este nível, como o difusor traseiro, o para-choques dianteiro específico, a suspensão desportiva e o pack exclusivo exterior Preto.

O nível de acabamentos XCellence aponta a novos clientes que procurem um design mais sofisticado e distinto, combinado com um tipo de equipamento mais conveniente, inteligente e funcional.

Os preços são semelhantes para os dois níveis, de forma a permitir a melhor opção para cada tipo de condutor: o FR para os que procuram um automóvel mais desportivo, enquanto o XCellence se foca no conforto, na elegância e na tecnologia.

A iluminação ambiente com LED para as versões FR e XCellence pode assumir duas cores, vermelho e branco. O uso de tecnologia LED para a iluminação interior e exterior não é um capricho estético. Os LED garantem uma luz de muito melhor qualidade e consomem menos energia, ajudando também na redução de consumos.

As luzes full-LED no Ibiza (faróis, tablier, indicadores de mudança de direcção e luz traseira de nevoeiro) são uma novidade nesta classe.

O nível FR recebe uma suspensão mais firme e oferece dois modos, Normal e Sport, para melhor se adaptar às preferências do condutor ou às condições da estrada. O nível XCellence também receberá esta possibilidade mais tarde, com acertos mais suaves.

Ajudas à condução

Os sistemas de ajuda à condução previstos para o Novo Ibiza incluem soluções que, embora já presentes no Leon e no Ateca, são muito pouco comuns neste segmento.

O Novo SEAT Ibiza inclui sistema anti colisão Front Assist, de Assistência em Trânsito, Cruise Control Adaptativo, modo de acesso Keyless com botão de arranque do motor de iluminação pulsante, uma nova geração de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmara de visão traseira com maior definição e precisão projectada num ecrã táctil premium de 8 polegadas com painel em vidro.

É a primeira vez que o SEAT Ibiza recebe um enorme ecrã táctil de 8”, com painel em vidro e incluindo a melhor tecnologia, sem compromisso com a harmonia interior.

E o teste em Lisboa

No interior, um dos mais surpreendentes elementos do novo modelo é o carregador sem fios com amplificador de sinal GSM. Em termos de conectividade, o Novo SEAT Ibiza é o único carro 100% ligado, graças a três opções: Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link.

A SEAT está empenhada em tornar-se uma referência em automóveis conectados, desenvolvendo novas soluções de mobilidade que integram os veículos e melhoram a experiência do utilizador, tornando-a mais acessível e flexível.

Num ambiente de alterações disruptivas, a SEAT está ansiosa por poder ajustar-se às mudanças trazidas pelas infraestruturas urbanas, pelos sistemas de tráfego e a gestão dos veículos nas cidades, oferecendo essas tecnologias na maior parte dos seus veículos.

O Novo SEAT Ibiza estreia a parceria com a Beatsaudio soundsystem, uma marca que traz energia, emoção e inovação à forma como as pessoas ouvem música. Utiliza um processador digital (DSP) com 7 colunas premium e um amplificador de 8 canais com 300W.

 

 

Todos os comandos e instrumentos estão situados à volta do posto de condução em posição tão elevada quanto possível para que o condutor não precise de desviar o olhar da estrada. Tal como no novo Leon e Ateca, o botão “start” está no mesmo lugar, à esquerda do comando da caixa de velocidades.

Também ele está na posição mais elevada possível para facilitar o seu uso. Depois de analisada ao detalhe a qualidade de topo os materiais, facilmente qualquer um julga estar na presença de um automóvel da categoria acima, mais ainda com as inúmeras possibilidades de personalização, leque de escolha na tonalidade da iluminação interior por LED, ou ainda a tecnologia a presente a bordo, como o ecrã táctil de 8 polegadas e o sistema de conectividade Full Link.

O habitáculo é protegido por um filtro Air Care que isola os ocupantes de qualquer tipo de alergénico, assegurando um habitáculo livre de contaminantes.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts