A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de reconhecimento biométrico que identifica indivíduos através da medição das diferenças na forma das cavidades auriculares, com recurso a som que é inaudível para o ouvido humano.

Este desenvolvimento da tecnologia de autenticação acústica, que deverá estar disponível até ao final de 2018, foi desenvolvido em cooperação com o Nagaoka National College of Technology.

A tecnologia identifica com precisão indivíduos, medindo as características acústicas que representam a forma do canal auditivo do utilizador.

Auscultadores inteligentes, equipados também com microfones, emitem som inaudível de alta frequência (18 a 48 kHz), que é então reflectido pelo canal auditivo e capturado pelos microfones.

A análise dos sons reflectidos permite determinar as características do canal auditivo de um indivíduo.

“A NEC desenvolveu esta tecnologia com o objectivo de evitar fraudes de identidade e garantir a segurança e a confiança na manutenção, gestão e segurança de importantes infra-estruturas sociais”, afirmou Akio Yamada, director geral dos Data Science Laboratories, da NEC Corporation. “Esta tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência das operações em instalações médicas e centros de atendimento, por exemplo, através do reconhecimento em mãos livres que é assegurado graças ao recurso a auscultadores inteligentes, algo que os utilizadores já estão habituados a utilizar no dia-a-dia.”

NEC desenvolve tecnologia biométrica para identificação de pessoas através do som
https://pt.nec.com/pt_PT/press/201603/20160321_01.html

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *