ENG.

c.i.:

A LG Portugal vai apoiar a edição de 2016 do evento artístico VERA World Fine Art Festival que reúne obras de 100 artistas de 25 países e conta já com sete edições realizadas em Moscovo. A cidade de Lisboa recebe este encontro pelo terceiro ano consecutivo na Cordoaria Nacional de 8 a 16 de Outubro.

A Fundação World Without Borders (WWB) e a Fundação Pública de Apoio à Cultura e Desenvolvimento da Arte Contemporânea de Moscovo são as responsáveis pela criação deste complexo evento artístico internacional. O VERA World Fine Art Festival associa oito disciplinas artísticas – pintura, escultura, artes aplicadas, instalação e desenho, fotografia, museologia e arquitectura – fomentando a criação, a diversidade e a liberdade – e destina-se a artistas, galeristas, marchands, coleccionadores, entusiastas das artes, estudantes de arte e público em geral. Conta com um júri internacional presidido por Tahir Salahov, prestigiado artista do Azerbaijão, académico, laureado com o Prémio de Estado da Federação Russa.

ART TALKS

No espaço Art Talks da Cordoaria Nacional o VERA World Fine Art Festival apresenta um alargado programa de palestras e mesas redondas sobre movimentos e tendências da arte contemporânea, presididos por reconhecidos artistas, curadores e críticos. Estas actividades são abertas a todos os convidados.

VERA GO

O Vera Go 2016 é um peddy paper que tem como objectivo principal dar a conhecer pontos culturais de interesse específicos na zona da Baixa-Chiado e dar a conhecer o VERA World Fine Art Festival através de uma galeria de arte ao ar livre a decorrer de 3 a 9 de outubro das 19:00 às 24:00. A iniciativa começa no Largo Camões e passa por mais 10 outros locais assinalados num mapa disponibilizado aos participantes. Em cada ponto, um membro da organização lança uma questão ao participante e se este responder correctamente recebe um carimbo no seu flyer de participação e o acesso ao ponto seguinte. O grande desafio é colecionar todos os carimbos. O flyer pode ser trocado por uma entrada dupla na exposição – num dia à escolha – e habilita os participantes ao sorteio do prémio final – um smartphone LG. Os flyers deverão ser entregues entre os dias 8 e 9 de Outubro na Cordoaria Nacional. O vencedor é anunciado no dia 10 de Outubro de 2016 às 18:00.

MINI VERA – PRÉMIO LG NEW ARTIST AWARD

No âmbito dos VERA Awards, haverá ainda os Mini VERA – Prémio LG New Artist Award que é uma iniciativa da Fundação WWB em parceria com a LG Portugal que visa divulgar os valores da arte contemporânea e estimular a produção artística entre um público em idade escolar.

As 10 Instituições de ensino convidadas a participar seleccionaram trabalhos de estudantes de duas categorias: 8 aos 15 anos e 15 aos 18 anos. Os trabalhos serão expostos na Cordoaria Nacional durante o Vera Fine Art Festival.

Um primeiro e um segundo lugar serão seleccionados de cada categoria. As votações são abertas a todos e terão início no dia 8 de outubro. Os votos são feitos através dos sites e redes sociais do Vera Fine Art Festival.

O período de votações termina no dia 13 de Outubro às 24H00 e os estudantes mais votados serão divulgados e premiados na gala Vera Awards, dia 14 de outubro de 2016.

Os prémios:

1.º Lugar: Projetor LED LG

2.º Lugar: Smartphone LG

 

Ao longo das várias edições este evento já atraiu mais de 4500 galerias e artistas de mais de 40 países, recebeu 2.000.000 de visitantes e premiou mais de 200 artistas, captando a atenção de diversos meios de comunicação.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts