O Kia Stonic será disponibilizado em até 20 combinações de duas cores e com cinco opções de cor específicas para o tejadilho.


A Kia está mesmo com a força toda e os mais recentes lançamentos servem para confirmar o que já se esperava: é uma marca dinâmica, forte e que aposta na ousadia de linhas sem descurar a qualidade final, muito pelo contrário.

Fiz recentemente o ensaio ao novo Kia Rio e fiquei muito convencido e agradavelmente surpreendido por todo o pacote que também caiu no goto dos analistas mais duros: a família.

Chega agora o Kia Stonic, um crossover compacto com linhas de arrasar e que estará à venda em Portugal já a partir de Setembro próximo.

Michael Cole, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, refere: “Em termos de volume de vendas, espera-se que o mercado dos B-SUV ultrapasse o dos C-SUV até 2020, altura em que mais de 1 em cada 10 viaturas novas vendidas na Europa serão do segmento do Stonic. O segmento B-SUV atrai compradores de todos os tipos, com 21% do total a corresponderem a uma subida de escala a partir dos supermini e outros 15% a uma descida a partir dos hatchbacks familiares.

Os modelos como o Stonic também são apelativos para quem procura substitutos para os MPV clássicos.

O Kia Stonic irá afirmar-se como um dos novos modelos mais arrebatadores deste segmento em rápida expansão, apoiado pela garantia única da Kia e pela reputação da nossa marca em matéria de fiabilidade, qualidade e design contemporâneo. Tendo em conta a expansão deste segmento, o Stonic parece destinado a tornar-se um dos nossos modelos mais vendidos”.

Concebido na Europa, em colaboração com o estúdio de design da marca na Coreia, a carroçaria do Stonic combina linhas horizontais bem definidas com superfícies suavemente esculpidas.

A personalização é importante para muitos clientes deste segmento, razão pela qual o tejadilho estilo “Targa” do Stonic permite escolher um acabamento exterior em dois tons de pintura, inspirado no design do concept de 2013 Kia Provo.

Quanto a motores a gasolina, o cliente tem à sua disposição o T-GDI (turbo com injecção directa de gasolina) de 1,0 litros e 120 cv, e o MPI (injecção multiponto) atmosférico, que se apresenta nas opções 1,25 ou 1,4 litros, enquanto um eficiente motor diesel de 1,6 litros completa a oferta e proporciona o mais baixo índice de emissões da gama.

Vem equipado de série com Controlo Electrónico da Estabilidade (ESC) e Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM). Entre as funções específicas do VSM contam-se a Vectorização do Binário por Travagem, a Estabilidade em Linha Recta e o Controlo de Travagem em Curva.

O habitáculo do Stonic, concebido na Europa, coloca a tecnologia e a ergonomia no centro das suas preocupações, proporcionando o mesmo potencial de personalização que o exterior graças a uma gama de pacotes de cores vivas, à escolha dos clientes. Tratando-se de um dos automóveis mais inteligentes da sua classe, disponibiliza ao proprietário um conjunto de novas tecnologias de chassis e de infotainment concebidas para melhorar a segurança, o conforto e a comodidade.

Este modelo está equipado de série com Apple CarPlay e Android Auto, assegurando assim uma utilização fluida das funções do smartphone através do sistema de infotainment com ecrã táctil.

À semelhança de outros modelos Kia, encontra-se disponível com um amplo leque de tecnologias, que melhoram o conforto e a comodidade e entre as quais se incluem os bancos dianteiros aquecidos, o cruise control automático e o sistema de entrada sem chave.

Em termos de segurança, o condutor pode contar assim com uma selecção de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor DRiVE WISE da Kia, que aumentam ainda mais a segurança activa. Estes sistemas incluem a Travagem Autónoma de Emergência (AEB) com reconhecimento de peões e Alerta de Colisão Dianteira (FCA), a Detecção do Ângulo Morto (BSD) com Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) e o Sistema de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDWS). Apoiado por um novo sistema de câmara, o Stonic pode ainda contar com Assistente de Máximos (HBA) e Aviso de Atenção do Condutor (DAW), indo assim mais além na satisfação das necessidades de segurança dos seus clientes.

Naturalmente abrangido pelo compromisso de qualidade da Kia, este modelo será fornecido de série com a garantia de 7 anos ou 150 000 km exclusiva da marca..

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *