Quechua-Phone-5

É uma jogada de mestre! A Quechua investe no lançamento de um smartphone, o primeiro de marca, e o resultado foi o sucesso imediato. O Quechua Phone 5 esgotou nos primeiros dias em que esteve à venda! E vamos ver porquê.

A diferença

O Quechua Phone 5 é enorme e pesado! Tem um invólucro exterior que não esconde para quem foi pensado e para que terrenos foi moldado. Toda a carapaça, à excepção do ecrã, é feita de um revestimento contra choques, ventos, lamas, chuva, raios e coriscos. Resiste a tudo e todos, mesmo a quedas com mais de 1 metro, aguenta-se à neve e à água (norma IP54). Com o logotipo em metal e parafusos por todo o lado, percebemos que podemos confiar que estas promessas são para cumprir. Infelizmente, não tive grande oportunidade em levá-lo até ao limite, mas aquando a chuvada da véspera de Natal, tirei-o do bolso e mostrei-o à intempérie. Foi, até, um teste bem real ultrapassado com distinção.

Tudo está pensado nesta parceria entre o fabricante francês Archos e a marca desportiva Decathlon. O vidro é mais espesso e duro que o normal, os botões são metálicos e bem salientes (utilização em condições extremas geralmente obriga à utilização de luvas) e todas as ligações estão protegidas por tampas de borracha.

A autonomia e as medidas

É um smartphone pensado para aventuras. E, algumas, podem sofrer imprevistos, como atrasos, desvios, confusões. Então, nada melhor que uma super bateria de 3500 mAh de longa duração e que permite, pelos dados oficiais, 22 horas de conversação. Deve chegar para encontrar o caminho de volta…

Com 151 x 82 x 12mm, o Quechua é ENORME! Mesmo maior que um Note 3 que tem um ecrã de seis polegadas. Aliás, comparando-o com os três terminais que me estão a servir no momento, um Xperia Z1 (5″), o Huawei P6 e o iPhone 4S, o Quechua é mais parecido fisicamente com o GPS TomTom Go 500 que também ando a experimentar, do que qualquer outro dos mencionados. Mas atenção, são 250 g de terminal que temos de transportar. E nem todos os bolsos aguentam. Já as mochilas, até bolsas específicas têm para resguardar este tipo de equipamento.

O coração

Não é uma máquina topo de gama, mas uma que está preparada para gastar pouca energia e responder às necessidades. O processador Qualcomm 8225Q de 1,2Ghz é alimentado por 1 GB de Ram e a memória interna de apenas 4GB pode ser aumentada através de cartão MicroSD (com até 32GB).

O ecrã está mais preparado para durar que brilhar, mas mesmo assim demonstra qualidade em todas as circunstâncias. Tem 5″ com 840×480 pixels, mas com ângulo de visão com 83º e retroiluminação optimizada (350 Cd/m2), ou seja e trocando por miúdos, aguenta-se bem sob a luz do sol.

smartphone-quechua-phone-5quote

O equipamento

Este Quechua é um pouco diferente dos demais. Para além da loja GooglePlay, tem cerca de 30 aplicações instaladas ou pré-instaladas, todas dedicadas à natureza, desde geo-referência à flora e fauna. Fiquei a saber quais são as árvores típicas do meu país, assim como os pássaros, por exemplo.

Podemos ainda contar com Altímetro barométrico, Bússola electrónica e Acelerómetro.

A versão Android fica-se pela 4.1 Jellybean, a câmara é suficiente para tirar retratos medianos (os seus 5MP são melhores do que se pensa, embora com um auto focus por vezes lento o que dificulta certo tipo de fotografias em natureza, como animais em movimento) e podemos controlar manualmente todos os parâmetros, o que é um excelente toque. Grava também vídeo a 720p/30fps e tem um útil modo panorâmico para guardar aquela vista impressionante e que nos obrigou a 5 horas de escalada.

De resto, encontramos as funções melhoradas de um smartphone com conectividade 3G, Wifi-3G DAS, Bluetooth GPS com GPS assistido.

Conclusão

A Decathon afirma que este Quechua é o primeiro smartphone “mountainproof” do mundo e quem sou eu para desdizê-la!

Não é um equipamento para o meu tipo de utilização, exclusivamente urbana, mas percebo-lhe as vantagens outdoor e a conjugação das apps de origem com todas as outras que a mega loja online possibilita, o que lhe permite passar a ser uma ferramenta tipo canivete suiço para qualquer pessoa aventureira ou amante da natureza.

A câmara poderia ser mais avançada, visto que há inúmeras soluções no mercado e cada vez mais baratas, mas não desilude. O peso é o seu calcanhar de Aquiles, pois em viagem, todas as gramas contam para o desgaste de quem as transporta.

Mas é o preço que também ajuda ao seu sucesso imediato! E isso é inquestionável!

 

PVP: 229 euros 

 

E todo um manual de utilização online aqui:

 

 

 

Características técnicas:

Resistência aos impactos : Resiste a quedas de uma altura de 1m em qualquer face material exterior absorvente de impactos, construção interna rígida, vidro do ecrã táctil endurecido e espesso
Resistência à água e à humidade : Resistente à chuva, à poeira, à lama e à neve: respeita a norma IP54. (este produto não foi concebido para utilizar dentro de água)
Autonomia : Bateria Lítio-polímero 3500mAh, 3,7V de longa duração ultra. Autonomia em conversação: 22h
Ecrã : Ecrã táctil de 5 polegadas, resolução 840×480, ângulo de visão 83°, retroiluminação otimizada (350 Cd/m2 min.) para excelente legibilidade ao sol
Sensores de Montanha : Altímetro barométrico para uma precisão acrescida nas aplicações relacionadas com a prática de atividades de montanha (altitude, curva de desnível, acumulado de desnível, velocidade de subida) Bússola Eletrónica Acelerómetro Sensor de luminosidade e proximidade para uma gestão otimizada da luz do ecrã
Conetividade / GPS : Conetividade 3G, Wifi (2,4 GHz b/g/n), Bluetooth GPS com GPS Assistido: obtenção de sinal mais rápida por assistência Wifi-3G DAS: 0,39 W/kg
Processador/memória : Processador Qualcomm 8225Q, quadcore 1,2GHz Memória RAM: 1GO Memória Flash: 4GO interna + extensão de memória opcional por cartão micro SD até 32 GO suplementares.
Compatibilidade operador : Funciona com cartão Micro-SIM, utilização livre, compatível com qualquer operador.
Fotografia / Vídeo : Máquina fotográfica traseira 5 MPix, autofocus, luz LED, modo panorâmico Máquina fotográfica frontal 2 Mpix. Gravação vídeo 720p/30fps
Acessórios incluídos : Kit mãos-livres, com função ligar(atender)/desligar Carregador tomada internacional (Europa e UK) (carga completa em aproximadamente 5h ), cabo micro-USB
Sistema de exploração : Sistema de exploração Android 4.1 Jellybean certificação Google: acesso a músicas, filmes, livros e a 975000 aplicações através do Google play TM
Aplicações : Aplicações instaladas previamente: Pack Google: gmail, googleMaps, Google Skyview, Youtube, hangouts etc Pack outdoors: meteorologia, turismo, botânica Pack sport: My geonaute, Quechua guides Premium, Decat rando

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *