huawei-p6_b

Sim, é chinês, mas pensem nos anteriores modems que nos permitiam a navegação e descoberta deste fantástco e global mundo pela internet. Muitos eram (e são) assinados pela Huawei, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo que começa agora a lançar outro grande ataque às suas adversárias nipónicas, americanas, coreanas e europeias (ainda as há).E se até agora os modelos da Huawei não sobressaíam dos demais, nem tecno nem visualmente, num repente quedamo-nos a olhar o Ascend P6 (P6). Dizem que é o terminal mais fino da actualidade e as medidas comprovam-no com apenas 6.18mm. Mas o que salta à vista é o seu design, muito baseado nos modelos iPhone, mas que nos surpreende ao conseguir um aspecto fabuloso, com uma imagem muito elegante e topo de gama, a que não é alheia a capa traseira em alumínio escovado de belo efeito.

O P6 pode até ser o smartphone mais bonito da actualidade, para além do mais fino, e consegue a proeza de ser unisexo. São enormes vantagens num segmento complicado e muito aguerrido. E toda a gente que pousou os olhos e tocou no P6 que tive para ensaio, deu-lhe nota muito positiva e poderiam pensar nele como escolha futura. Mas uma coisa é a capa, outra o que está lá dentro.

Antes de mais, uma nota que pode até resumir todo o P6. Colocada lateralmente e junto à base, encontramos uma tampa que imita um botão redondo que, puxando, descobre a entrada para auscultadores. Esse mesmo botão tem uma ponta fina que serve para abrir as tampas para inserirmos o SIM e o SD, tarefas que, confesso, não são fáceis de conseguir. Mas desviamo-nos muito rapidamente do factor ‘wow’ quando percebemos que temos de retirar o pin e guardá-lo cada vez que quisermos ouvir música e sabemos, temos a certeza, que o vamos perder. É mesmo muito afiado e pode magoar-nos no bolso de um qualquer casaco. Mas ainda existe outro problema… quem é que disse à Huawei que a lateral de um telefone, por mais fino que seja, é o lugar indicado para se conectar qualquer ficha? Nem em baixo, quanto mais de lado… e aqui o P6 falha estrondosamente, pois ou ouvimos música com ele na mão, ou pura e simplesmente não o fazemos com ele no bolso. Algo a modificar no P6.1.

huawei-ascend-p6-root

O coração e a arrumação

Ao olhar para o P6 e a sentir-lhe o peso, percebemos que o milagre da miniaturização não poderia ser extensível ao hardware e algumas escolhas foram sacrificadas e são menos topo de gama. O ecrã de 4,7″ tem uma resolução 1280×720, mais que suficiente para uma utilização agradável e com bastante qualidade mas não é full HD como muitos pretendem para o seu novo terminal. O processador 1,5GHz Quad-Core é da casa que, aliado a 2 GB de Ram, é mais que suficiente para realizar as tarefas que um smartphone possibilita. É suave, rápido e até tem vivacidade aquando a ‘jogatina’. Contudo, está longe das referências actuais de telefones de topo, onde, naturalmente, pretende chegar.

Quanto às câmaras, cada vez mais importantes e utilizadas nos smartphones, o P6 está equipado com duas, 8MP atrás e 5MP frontal, o que está de acordo com o mercado e os resultados são aceitáveis. Seria melhor uma câmara traseira mais potente, mas algo me diz que a espessura mínima também não abre muitas hipóteses neste campo.

Coisa boa, a entrada para cartões MicroSD vem ampliar os 8GB de armazenamento e está colocada ao lado da entrada para o SIM. Nesse mesmo lado, encontramos os três únicos botões (on/off e volume +/-). Em cima só mesmo a entrada destapada para microUSB e, fora a já menciona entrada 3,5mm na outra lateral, tudo o resto está limpo. Confere, realmente, um toque de grande classe ao terminal.

Mas um dos problemas, curiosamente, tem a ver com a espessura do P6. É que não há milagres e a bateria tem apenas uns 2,000 mAh o que limita a utilização se o quisermos ter ligado todo o dia. Outro problema, a parte traseira, mesmo em alumínio, aquece bastante e torna-se desconfortável.

hua1

Software

Vem com Android Jelly Bean 2.2, mas o UI 1.6 da Huawei deixa muito a desejar, tornando os ambientes folclóricos e coloridos, muito juvenis. Para nos poupar o esforço de andar a viajar por páginas de menus (não sei porquê), vem com pastas pré-criadas e cheias de aplicações. Não gosto da solução. Ainda procurei pela possibilidade da instalação pura que existe noutros modelos da marca, mas infelizmente não é opção neste P6. Li algures que a marca prepara o upgrade para Android 4.4 KitKat já em Janeiro e, a acontecer, pode mudar radicamente a experiência de utilização que, confesso, me desagradou.

huawei-ascend-p6-theme-examples

Conclusão

É francamente bonito e um tratado de design, sendo muito leve e fino e bem apetrechado para uma utilização normal. Não é um smartphone para quem depende dele ou para quem é heavy-user, estando mais apontado para quem faz e recebe chamadas e, de vez em quando, vai à net procurar qualquer coisa. Poderia ser um leitor de música, mas a colocação da ficha para auscultadores estraga tudo. A qualidade fotográfica é boa e serve perfeitamente para o Instagram e redes sociais. As suas 120 g e acabamento em alumínio escovado dão nas vistas e tornam-no sofisticado. Mas cuidado nas chamadas mais longas, pois aquece depressa e em demasia.

 

PVP: Aproximadamente 370 euros

huwawei-ascend-p6-190613

 

Ficha detalhada : Huawei Ascend P6 (Black)

3G | 1,5GHz QuadC | 4,7” | 8MP | 8GB

Tipo TelemóvelSmartphone Android
OperadorLivre
Comunicações2G GSM 850, 900, 1800, 1900
3G HSDPA 14.4Mbps 850, 900, 1700, 1900, 2100
GPRS/EDGE Classe 10
Wi-Fi 802.11b/g/n com DLNA, Wi-Fi direct e Wi-Fi hot-spot
Bluetooth 3.0
Dimensão do Ecrã4,7 ‘
Resolução do Ecrã1280 x 720 px
Tipo EcrãTátil capacitivo com multitouch
Memória Interna8 GB
Memória RAM2 GB
ExpansibilidademicroSD
ProcessadorHuawei Hi-Silicon K3V2 quad-core a 1,5 GHz
GráficosVivante GC4000 16-core GPU
Funcionalidades Câmara8.0 MP 3264×2448 pixels
HDR
Autofocus
Flash LED
Geo-tagging
Deteção de rosto e sorrisos
Gravação vídeo Full HD 1080p@30fps
Câmara frontal 5.0 MP e vídeo HD 720p@30fps
Sistema OperativoAndroid OS 4.2 Jelly Bean
Emotion UI v1.6
NFCSim
GPSGPS com suporte A-GPS e GLONASS
RádioFM Stereo
BrowserHTML5
Redes SociaisSim
SomDolby Digital Plus
Cancelamento RuídoAtivo com microfone dedicado
Leitor MultimédiaMP3, eAAC+, WMA, WAV, DivX, XviD, MP4, H.263, H.264, WMV
MensagensSMS, MMS, Email, Push Mail, IM
InterfacesmicroUSB
Jack 3,5mm
AcelerómetroSim
SensoresBússola Digital, Giroscópio, Sensor de proximidade, Termómetro
BateriaLi-Po 2000 mAh
Dimensões132,7 x 65,5 x 6,2 mm
Peso120 g
Tipo de CartãoMicro SIM
AcessóriosCarregador CA

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *