ascend-g615

Tive equipamentos da Huawei em casa e no escritório, como os modems das várias operadoras que me serviram. Portanto, este gigante chinês não é de todo um desconhecido para os utilizadores da minha geração.
Sabemos como os fabricantes do império do meio olham para o mercado “global” e, muitas vezes, inundá-lo com produtos copiados até ao mais ínfimo pormenor é apenas um passo lógico na sua particular forma de pensar o negócio. Mas a Huawei já era uma fabricante de equipamentos muito antes de algumas marcas hoje consideradas de topo existirem. Aliás, era (e é) quem fabrica (e depois coloca o autocolante) inúmeros equipamentos assinados por logotipos de outras marcas. Constitui até uma surpresa se se quiserem dar ao trabalho…

Com toda esta envolvência e noção dos vários equipamentos das demais marcas, estava na hora de assumir um papel em nome próprio. E num repente, surgiram no mercado propostas muito válidas quase iguais às demais. Quase? Sim. Os preços são, por vezes, menos de metade dos concorrentes directos.

 

A máquina

 Huwei_Ascend_G_615__4_

O interior deste Ascend G615 não difere muito das propostas base/média de gama das diversas marcas concorrentes. Está equipado com um processador quad-core Hisilicon K3 a 1.4Ghz, tem 1Gb de Ram e 8 de armazenamento interno. As duas câmaras marcam a presença, com a traseira a oferecer 8Mp e a frontal 1,3Mp.
Existe entrada para cartão microSD até 32Gb por baixo da tampa amovível que também permite o acesso ao cartão SIM.
O ecrã IPS tem uma boa qualidade de imagem, com 4,5” e uma resolução anunciada de 960 x 540 pixels.

 

A ligação ao mundo

 

Tem tudo o que um Android 4.0 permite, com Wi-Fi Direct, Bluetooth 3.0 e WLAN com DLNA. Falta-lhe o NFC, mas o target apontado, pelo menos a maior parte, não será um utilizador deste tipo de modernices.

Este Ascend encontra rapidamente as redes disponíveis e conseguimos criar uma ligação que é bem estável, ou não fosse a marca reconhecida pela qualidade e know-how neste campo.

 Quad-Core-Huawei-Ascend-G615-Officially-Launched-in-Germany

 

Utilização

Confesso que, tendo ao lado dois Androids mais evoluídos em ensaio, foi com alguma desilusão que me apercebi que a resposta táctil era algo lenta. Mas não estava a ser justo com um smartphone que, livre de operador, custa menos de 300 euros e resolvi utilizá-lo como unidade principal e pessoal durante uma semana.

A percepção mudou pois também me habituei a não ser tão lesto nas variadas solicitações. É um smartphone bem comportado, com um corpo e design que demonstra ser um telefone mais barato que quase toda a concorrência directa… ou se calhar, até toda. A moldura do ecrã é mais larga e tem uma construção menos sólida que muitos concorrentes. Mas parece que aguenta uma ou duas quedas sem problemas e isso, para uma utilização diária, é muito importante. 

 

As câmaras

Huawei-Ascend-G615-3

Este Huawei não é um smartphone para fotógrafos e os 8MP anunciados para a câmara principal não são equiparáveis a câmaras de outros equipamentos. As fotografias não exibem a qualidade expectável mas cumprem o objectivo de se tirar um retrato à família ou ao gato. Mas façam-no sob luz diária para, em tela grande, poderem apreciar alguns detalhes da foto.

De resto, podemos sempre aplicar os filtros do Instragram ou outras apps dedicadas, pois melhoramos bastante o resultado “artístico” das ditas.

 

Conclusão

A Huawei não modificou em muito a base Android para mudá-lo ao seu jeito e ainda bem, sendo, portanto, muito fácil de operar. É um pouco lento em algumas aplicações e não está preparado para exigências gráficas como alguns jogos mais complexos. A qualidade fotográfica é, talvez, o seu principal defeito e o som, para se utilizar como leitor musical do dia a dia, também poderia ser melhor. Mas, por outro lado, o ecrã é satisfatório, o feeling geral é bom e, para quem é um utilizador que apenas quer fazer e receber chamadas e só raramente utilizará algumas funcionalidades, o G615 não tem concorrente à altura.

O preço é a mais valia e difícil de bater. E esse é um segmento de mercado muito grande e interessante para a  Huawei.

 

huaweiascendg615a.jpg

Características Técnicas

Hisilicon K3 HI3620, ARM Cortex A9 1.4 GHz, Quad Core processor

4,5″ capacitiva IPS LCD / 960 x 540 píxels.

1 GB / 8 GB internos ampliáveis com microSD

Android 4.0.4 ICS

Bateria 2150 mAh.

Dimensões 134×67,5×10,5 mm / Peso: 145 gramas

HSDPA (21,0 Mbps) e HSUPA (5,76 Mbps)

Wifi a/b/g/n, Bluetooth 3.0+EDR, DLNA, receptor A-GPS

MicroUSB 2.0 (HiSpeed) and Micro-SD (up to 32GB)

câmara traseira de 8MP com flash Dual-LED e frontal de 1,3MP

Radio FM

DTS surround sound com dois microfones e duas colunas

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *