Potente, dinâmica e que ecrã!!!!!

Começo por responder, desde já, a algumas dúvidas levantadas pelos Xázados.

A primeira é se vale a pena gastar cerca de 1000€ comparando-a com a concorrência directa (Nikon D5100 e D3200, Sony a57)? Vale porque tem algumas soluções diferentes, mas é também uma questão de opção entre marcas. A segunda é se vale a pena fazer um upgrade da 600D, visto serem muito semelhantes? Neste caso tenho algumas dúvidas, só se procuramos os últimos  melhoramentos e a novidade de um ecrã táctil, pois de resto não é nenhuma revolução em relação à irmã mais nova.

Então em que ficamos?

Para já sabemos que não vem substituir ou concorrer com a 600D, que se manterá à venda e por um preço mais apelativo, mas sim tomar o lugar da já antiga 550D que deverá deixar de ser fabricada muito brevemente.

Vamos lá começar

Comparativamente em relação à 600D, é uma evolução em todos os campos. Tudo foi melhorado, modificado, kitado. E depois, bom, depois existe o complemento perfeito que é o primeiro ecrã táctil da Canon na sua gama DSRL, o que abre novas possibilidades e uma interacção mais facilitada e rápida com as muitas funções da máquina, mas que está dependente de uma curva de aprendizagem. Confesso aqui que com os dias que a tive para ensaio, ainda me esquecia dessa potencialidade e nova forma de conjugação e muitas vezes me esquecia que o ecrã era um aliado perfeito para algumas situações (os pontos de focagem são uma “delícia” pela facilidade e rapidez).

Da Rebel T3i passamos para a Rebel T4i, a outra designação Canon muito apreciada pelos mais entusiastas da marca. Equivalentes são o sensor CMOS de 18 megapixels, sensor AF com 9 pontos e o ecrã rotativo e destacável 3:2 com uma impressionante qualidade. Mas a partir daqui tudo é diferente para melhor. Repare-se que é a primeira Canon DSLR que oferece AF tracking contínuo em gravação vídeo e começa a perceber-se qual o target pensado pela marca.

Mas é o ecrã táctil capacitivo que vai ser a grande estrela. Primeiro porque é a primeira vez que é colocado numa câmara semi-profissional e da gama DSRL de qualquer marca. Segundo porque funciona e… muito bem. Por exemplo, nos modos Movie e Live View, podemos escolher o ponto de focagem tocando no ponto exacto do ecrã. E se tocarmos duplamente, iniciamos a gravação ou tiramos uma foto. É rapidíssimo na escolha de diferentes pontos de focagem e conseguimos resultados imediatos. Estou em crer que, um dia, todas as câmaras serão assim. Este ecrã serve para múltiplas operações e gestos, como o mais simples de passar foto a foto com o já tradicional movimento à lá smartphone.

Esta EOS 650D faz uso do processador DIGIC 5 que aumenta a sensibilidade ISO até aos 12,800 (extensíveis a 25,600) e, pelo que confirmei com fotógrafos que estão habituados a estas andanças, permite algumas correcções cromáticas, reduzindo as aberrações ao mínimo.

Para reforçar o campo da gravação vídeo, a 650D tem microfone estéreo e uma entrada para um outro externo, o melhor dos dois mundos.

Para comemorar esta novel “arma”, a Canon aplicou-se e lançou duas novas objectivas para a acompanharem. Se bem que a câmara que experimentei tivesse montada uma básica EF-S 18-55mm (f/3.5-5.6 IS II), quando estiverem na fila para comprá-la olhem bem para as novas zoom 18-135mm (f/3.5-5.6 IS STM) e pancakeEF 40mm (f/2.8 STM), mais rápidas, com maior contraste e, acima de tudo, bem mais silenciosas para serem utilizáveis nas gravações de vídeo. Na verdade, este é um ponto deveras importante e a 18-55 que me calhou não conseguiu evitar que o ruido do motor do auto-focus fosse captado e ficasse registado.

Design

Se estão habituados à 600D, é-lhe quase idêntica com um punho ligeiramente maior. De resto, lá estão todos os botões e controlos manuais que se desejam e adoram, bem distribuídos pelo corpo de plástico de extrema qualidade de construção e solidez. Vou evitar descrever aqui o seu posicionamento, pois podem estudá-lo através das imagens.

O equilibro, com a 18-55mm, é notável e garante alguma comodidade durante mais tempo que alguns outros modelos no mercado.

Ver imagens aqui

Ecrã táctil

Esta sim, a grande novidade da 650D e um factor de venda imediato quando comparada à concorrência.  Em termos de dimensão e maneabilidade, é idêntico aos da 6D e 600D e a melhor solução do mercado. Permite tomadas de vista de qualquer ângulo, auto-retrato (sem ser tapado pelo tripé, como acontece na Sony SLT-a57) e, como vai ser pressionado, todos os menus e ícones são ligeiramente maiores que o habitual para um dedo não falhar o propósito.

Toda a navegação sobre todas as funções pode ser feita através deste método, embora conjugá-lo com os botões físicos, quanto a mim, torna ainda mais rápida a operação. Contudo, e como já referi, é necessária uma linha de aprendizagem, principalmente para fotógrafos com larga experiência em câmaras do tipo.

Quem não gostar, pode rapidamente desligar essa função “digital”, mas vai sentir a falta do “Quick Control Mode” que é tudo o que a designação indica.

Viewfinder

De grande qualidade, ou não fosse Canon, assegura a visualização de 95% do objecto (pode ser um factor menos para alguns profissionais) e garante toda a informação que se possa desejar, exposição, ISOs, estado do AF, flash, pontos de focagem,  tracking, zonas, etc.

LiveView, já presente na 600D, está melhorado e em perfeita sintonia com o ecrã táctil, o que é uma das mais valias desta 650D. As funções podem ser escolhidas pelo menu Quick Control, mesmo que não disponibilizem, por exemplo, a selecção independente do método de auto-focus ou grelha.

Operação

A 650D é muito rápida, demorando menos de meio segundo de desligada a apta para tirar uma fotografia, estando em modo manual.

12 fotos por segundo em Jpeg, seis em Raw, com um framerate de 5fps é rápido, muito rápido. Dependendo da velocidade/qualidade do cartão de memória, é até possível ir tirando mais umas chapas enquanto as anteriores acabam de ser gravadas, o que demonstra a capacidade técnica desta muito interessante 650D.

A bateria anda à volta de 450 fotografias por carga ou 1h40 de vídeo. Não é extraordinário, mas deve servir a maior parte das utilizações.

A focagem automática tem sido uma mais valia das Canon. Esta tem 9 pontos, mas aqui confesso que, por falta de mestria própria, conheci um problemazito que, em certas condições, fez com que fosse mais lenta a focar uma determinada cena, principalmente com pouca luz. Mas os técnicos da casa perceberam que tinha sido um conjunto de programações mal feitas (mea culpa) que ocasionaram o problema.

O sistema híbrido combina a detecção de contraste AF com a phase detection que melhora todo o processo, principalmente, e aqui baseando-me novamente na opinião dos craques, se utilizadas as novas e mais rápidas objectivas, o que faz todo o sentido.

Uma das funções que me atraiu, pois gosto de fotografar em ambientes de média luz ou mesmo à noite, é a Handheld Night Scene, que assegura uma melhor estabilidade mesmo sem o uso de tripé, tão necessário em certas situações. Aumenta a velocidade de captura e tira quatro fotogramas sucessivos, misturando o melhor de cada um para obter um resultado muito eficaz, isto com uma linguagem que todos entendam e fugindo do jargão técnico.

Outra melhoria oferecida pela câmara, é a HDR Backlight Control, ou seja, o programa retira mais informação das zonas com maior ou menor densidade de luz, capta três bonecos consecutivos, cada um com uma diferente exposição, para juntar, novamente, tudo num único fotograma cheio de estilo e com a máxima qualidade disponível.

Tudo isto e as restantes ( imensas funções, automáticas e manuais), conferem à 650D um posicionamento muito próprio. Sendo mais cara que a 600D, as Nikon e as Sony do mesmo segmento, precisava de ter qualquer coisa que provocasse o factor surpresa e, logicamente, obrigar à preferência.

Sem dúvida que, aparte a qualidade de construção, corpo bem desenhado, botões bem distribuídos e as melhoradas características vídeo, é o ecrã táctil que a faz diferente, melhor e mais sofisticada. Pode não ser o factor para os fotógrafos profissionais, mas a 650D está posicionada para os semi-profissionais que gostam deste tipo de coisas.

A qualidade de imagem é fantástica, com as cores quentes já esperadas da Canon e a correcção fantástica dos motivos fotografados. Mesmo com uma luz “marota” e um Terreiro do Paço cheio de calor, consegui dois ou três bonecos com alguma alma e valor (para mim).

O vídeo e a simplicidade de processo é espectacular, só conhecendo paralelo na nova a57 da Sony, essa sim, um adversário a ter em conta mesmo sabendo nós que os puristas ainda desconsideram as SLT em relação às DSRL. Mas nesse campo, esse modelo vai ser difícil de bater por qualquer outro gigante.

Conclusão

A 650D é uma câmara fantástica para pessoas que queiram seguir fotografia mais a sério e que procurem uma DSLR de entrada de gama com funções até há pouco tempo só disponíveis em câmaras com o dobro ou triplo do preço. O touchscreen é fabuloso e gostava muito de ter experimentado as duas novas lentes zoom e pancake, principalmente em vídeo.

São pouco menos de 1000€ enquanto as concorrentes custam menos 200 ou 250€, o que hoje é dinheiro. Mas Canon é Canon, os acessórios, lentes e tudo o mais que envolve a marca são sempre uma enorme mais valia e uma das razões de sucesso.

De resto já se sabe, a qualidade de imagem é o que se espera de um modelo deste calibre, as funções manuais coadjuvadas pelo novo ecrã são toda uma nova experiência e existe a tal curva de aprendizagem… ou não, caso se desligue a função táctil do ecrã. Os filtros artísticos estão disponíveis para quem gostar de utilizá-los e a tecnologia híbrida mostra bons resultados.

Gostei francamente da 650D. Mas se tivesse uma 600D pensaria duas ou mais vezes em fazer o upgrade.

Se procuram uma câmara para fazer vídeo, esta é uma das novas e melhores opções nesta gama de preços.

 

Características principais

  • CMOS de 18 MegapixelsCMOS de 18 Megapixels
  • Grandes capturas em condições de baixa luminosidadeGrandes capturas em condições de baixa luminosidade
  • Disparos a alta velocidadeDisparos a alta velocidade
  • AF contínuo em filmesAF contínuo em filmes
  • Ecrã táctil brilhante de grandes dimensões para uma visualização com maior nitidezEcrã táctil brilhante de grandes dimensões para uma visualização com maior nitidez
  • Poderoso processamento DIGICPoderoso processamento DIGIC
  • Ecrã móvel para um enquadramento mais criativoEcrã móvel para um enquadramento mais criativo
  • filmes impressionantes em 1080pfilmes impressionantes em 1080p
  • Analise a sua cena automaticamente e seleccione as melhores definiçõesAnalise a sua cena automaticamente e seleccione as melhores definições
  • Guia na câmara para o ajudar a aprenderGuia na câmara para o ajudar a aprender
  • Aplique efeitos criativos às suas imagensAplique efeitos criativos às suas imagens
  • Assegura imagens com a exposição correcta em todas as condições de iluminaçãoAssegura imagens com a exposição correcta em todas as condições de iluminação
  • Aplique facilmente um aspecto diferente às suas fotografias na Zona BásicaAplique facilmente um aspecto diferente às suas fotografias na Zona Básica
  • Escolha de pontos AF para um enquadramento criativoEscolha de pontos AF para um enquadramento criativo
  • Controle remotamente Speedlites a partir da sua câmaraControle remotamente Speedlites a partir da sua câmara
  • Crie facilmente filmes cativantesCrie facilmente filmes cativantes

Especificações do Produto

SENSOR DE IMAGEM

TipoCMOS de 22,3 x 14,9 mm
Pixels EfectivosAprox. 18 megapixels
Pixels TotaisAprox. 18,5 megapixels
Aspecto3:2
Filtro “Low-Pass”Incorporado/Fixo
Limpeza do SensorSistema de limpeza integrado EOS
Tipo do Filtro de CorCor Primária

PROCESSADOR DE IMAGEM

TipoDIGIC 5
Encaixe da ObjectivaEF/EF-S
Distância FocalEquivalente a 1,6x a distância focal da objectiva
TipoFormação de imagem secundária TTL, detecção de diferença de fase com sensor CMOS AF dedicado
Sistema AF/Pontos9 pontos AF tipo cruzado (f/2,8 no centro)
Intervalo de funcionamento AFEV -0,5 -18 (a 23 °C e ISO100)
Modos AFAI Focus
One Shot
AI Servo
Selecção de Ponto AFSelecção automática, Selecção manual
Visualização do ponto AF seleccionadoSobreposto no visor e indicado no LCD
AF PrevisívelSim, até 10 m¹
Bloqueio AFBloqueado quando se carrega no botão do obturador até meio
Luz auxiliar AFDisparo intermitente do flash incorporado ou luz emitida por um Speedlite opcional dedicado
Focagem ManualSeleccionada na objectiva

CONTROLO DA EXPOSIÇÃO

Modos de mediçãoMedição TTL de abertura total com SPC de 63 zonas
(1) Medição matricial (ligada a todos os pontos AF)
(2) Medição parcial no centro (aprox. 9% do visor)
(3) Medição pontual (aprox. 4% do visor no centro)
(4) Medição ponderada com predominância ao centro
Intervalo de MediçãoEV 1-20 (a 23 °C com objectiva de 50 mm f/1.4 e ISO100)
Bloqueio AEAutomático: No modo One-shot AF (Disparo único AF) com medição matricial, a exposição é bloqueada quando o motivo é focado.
Manual: utilizando o botão de bloqueio AE nos modos da zona criativa.
Compensação de Exposição‘+/-5 EV em incrementos de 1/3 ou 1/2 pontos (pode ser combinado com AEB).
AEB“3 disparos +/- 2 EV, em incrementos de 1/2 ou 1/3 pontos
Sensibilidade ISO*AUTO (100-6400), 100-12 800 em incrementos de 1 ponto
O ISO pode ser expandido para H: 25 600)
TipoObturador de plano focal, controlado electronicamente
Velocidade30-1/4000 seg. (incrementos de 1/2 ou 1/3 pontos), Bulb (Intervalo total de velocidade do obturador. O intervalo disponível varia conforme o modo de disparo)

BALANÇO DE BRANCOS

TipoEquilíbrio de brancos automático com o sensor de imagem
DefiniçõesAWB, Luz do dia, Sombra, Nublado, Tungsténio, Luz
Fluorescente branca, Flash, Personalizado.
Compensação de equilíbrio de brancos:
1. Azul/Âmbar +/-9
2. Magenta/Verde +/-9.
Balanço de Brancos PersonalizadoSim, pode ser gravada 1 definição
Variação WB‘+/-3 níveis em incrementos de um nível
3 imagens enquadradas por libertação do obturador
Desvio seleccionável Azul/Âmbar ou Magenta/Verde.
TipoPenta-espelho
Cobertura (Vertical/Horizontal)Aprox. 95%
AmpliaçãoAprox. 0,85x ¹
Ponto de visãoAprox. 19 mm (a partir do centro da ocular da objectiva)
Correcção de Dioptrias‘-3 a +1 m-1 (dioptria)
Ecrã de FocagemFixo
EspelhoMeio espelho de retorno rápido (transmissão: rácio de reflexo de 40:60, sem obstrução do espelho com EF600 mm f/4 ou inferior)
Informação no VisorInformações AF: pontos AF, luz de confirmação de focagem
Informações de exposição: Velocidade do obturador, valor da abertura, sensibilidade ISO (sempre visível), bloqueio AE, nível de exposição/compensação, círculo de medição pontual, aviso de exposição, AEB
Informações de flash: Flash pronto, sincronização a alta velocidade, bloqueio FE, compensação da exposição do flash, luz de correcção do efeito de olhos vermelhos
Informações da imagem: prioridade do tom de destaque (D+), fotografia monocromática, sequência máxima de disparos (visor com 1 dígito), correcção de equilíbrio de brancos, informações do cartão SD
Pré-visualização de profundidade de campoSim, através do botão de pré-visualização de Profundidade de Campo.
Obturador da ocularNa correia
TipoEcrã táctil Clear View II TTF de ângulo variável com 7,7 cm (3,0”), relação de 3:2, aprox. 1040 mil pontos
CoberturaAprox. 100%
Ângulo de Visão (horizontal/vertical)Aprox 170°
RevestimentoAnti-manchas
Ajuste do BrilhoAjustável a um de sete níveis
Opções de Visualização(1) Ecrã de controlo rápido
(2) Definições da câmara
Número de Guia do Flash Incorporado (ISO 100, em metros)13
Cobertura do Flash Incorporadoaté uma distância focal de 17 mm (equivalente a 35 mm: 28 mm)
Tempo de reciclagem do Flash IncorporadoAprox. 3 segundos
ModosAutomático, Flash Manual, Transmissor Speedlite integrado
Redução do Efeito de Olhos VermelhosSim – com lâmpada de remoção do efeito de olhos vermelhos
Sinc. X1/200 seg.
Compensação da Exposição do Flash“+/- 2 EV em incrementos de 1/2 ou 1/3
Variação da Exposição do FlashSim, com Flash Externo compatível
Bloqueio da Exposição do FlashSim
Sincronização da Segunda CortinaSim
Base/Terminal para PCSim/ Não
Compatibilidade do Flash ExternoE-TTL II com Speedlites da série EX, suporte de multi-flash sem fios
Controlo do Flash Externoatravés do ecrã de menu da câmara
ModosCena automática inteligente, Sem flash, Automático criativo, Retrato, Paisagem, Grande plano, Desporto, Retrato nocturno, Cenário nocturno sem tripé, Controlo de contraluz HDR, Programa AE, Prioridade de obturador AE, Prioridade de abertura AE, Manual
Picture StylesAutomático, Standard, Retrato, Paisagem, Neutro, Fiel, Monocromático, Definido pelo Utilizador (x3)
Espaço de CoressRGB e Adobe RGB
Processamento de ImagemPrioridade Tom de Destaque
Optimizador de iluminação automático (4 definições)
Redução de ruído de longa exposição
Redução de ruído em sensibilidades ISO elevadas (4 definições)
Redução de ruído em disparos múltiplos
Correcção automática da iluminação periférica da objectiva
Basic+ (fotografar por selecção de ambiente, fotografar por iluminação ou cenários)
Filtros criativos (Arte nítida, Aguarela, P/B granulado, Focagem suave, Toy Camera, Efeito miniatura e Olho de peixe) – apenas durante a reprodução de imagens
Modos de avançoÚnico, Contínuo, Temporizador (2 seg, 10 seg+telecomando, 10 seg + 2-10 disparos contínuos)
Disparos ContínuosMáx. Aprox. 5 fps para aprox. 22 imagens JPEG¹, 6 imagens RAW² ³

MODO LIVE VIEW

TipoVisor electrónico com sensor de imagem
CoberturaAprox. 99% (na horizontal e na vertical)
Taxa de Fotogramas30 fps
FocagemFocagem Manual (Ampliar a imagem 5x ou 10x em qualquer ponto do ecrã)
Focagem automática: AF CMOS híbrido (detecção de rostos e acompanhamento AF, FlexiZone-Múltipla, FlexiZone-Única), AF de detecção de fase (modo rápido)
MediçãoMedição matricial em tempo real com sensor de imagem.
Medição matricial, medição parcial, medição pontual, Medição ponderada com predominância ao centro.
Opções de VisualizaçãoVisor de grelha, Histograma

TIPO DE FICHEIRO

Tipo de Imagem FixaJPEG: Fina, Normal (compatível com Exif 2.30) / Design rule for Camera File system (2.0),
RAW: RAW (14 bits, RAW original da Canon 2.º edição),
compatível com Formato de Ordem de Impressão Digital [DPOF] Versão 1.1
Gravação simultânea de RAW+JPEGSim, RAW + JPEG Grande
Formato da ImagemJPEG 3:2: (L) 5184×3456, (M) 3456×2304, (S1) 2592×1728, (S2) 1920×1280, (S3) 720×480
JPEG 4:3: (L) 4608×3456, (M) 3072×2304, (S1) 2304×1728, (S2) 1696×1280, (S3) 640×480
JPEG 16:9: (L) 5184×2912, (M) 3456×1944, (S1) 2592×1456 (S2) 1920×1080, (S3) 720×400
JPEG 1:1: (L) 3456×3456, (M) 2304×2304, (S1) 1728×1728, (S2) 1280×1280, (S3) 480×480
RAW: (RAW) 5184×3456, (M-RAW) 3888×2592, (S-RAW) 2592×1728
Tipo do FilmeMOV (Vídeo: H.264, Som: PCM Linear , o nível de gravação pode ser ajustado manualmente pelo utilizador)
Formato do Filme1920 x 1080 (29,97; 25; 23,976 fps)
1280 x 720 (59,94; 50 fps)
640 x 480 (30; 25 fps)
Duração do FilmeDuração máxima 29 min. 59 seg., tamanho máximo do ficheiro 4 GB
PastasPodem ser seleccionadas e criadas manualmente novas pastas
Número de Ficheiro(1) Numeração consecutiva
(2) Reinício automático
(3) Reinício manual

OUTRAS CARACTERÍSTICAS

Funções Personalizadas8 funções personalizadas com 34 programações
Etiqueta de MetadadosInformação sobre direitos de autor do utilizador (pode ser definida na câmara)
Classificação de imagens (0-5 estrelas)
Sensor de Orientação InteligenteNão
Zoom de reprodução1,5x – 10x em 15 passos
Formatos de Visualização(1) Imagem única com informação (2 níveis)
(2) Imagem única
(3) Índice de 4 imagens
(4) Índice de 9 imagens
(5) Visor de Salto
Visualização ContínuaSelecção de imagens: Todas as imagens, por Data, por Pasta, Filmes, Fotografias
Tempo de reprodução: 1/2/3/5 segundos
Repetir: Ligado/Desligado
HistogramaBrilho: Sim
RGB: Sim
Alerta DestaqueSim
Eliminação de Imagens/ProtecçãoApagar: Imagem única, Todas as imagens na pasta, Imagens marcadas, imagens não protegidas
Protecção: Protecção contra eliminação imagem a imagem
Categorias de Menu(1) Menu de disparo (x5)
(2) Menu de reprodução (x2)
(3) Menu de configuração (x3)
(4) Menu Funções Personalizadas
(5) Meu Menu
Idiomas de Menu25 idiomas
Inglês, alemão, francês, neerlandês, dinamarquês, português, finlandês, italiano, norueguês, sueco, espanhol, grego, russo, polaco, checo, húngaro, romeno, ucraniano, turco, árabe, tailandês, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano e japonês
Actualização de FirmwareActualização possível pelo utilizador.
ComputadorHi-Speed USB
OutrosSaída de vídeo (PAL/ NTSC) (integrada com terminal USB), mini-saída HDMI (compatível com HDMI-CEC), microfone externo (mini-tomada estéreo de 3,5 mm)

DIRECT PRINT

Impressoras CanonImpressoras fotográficas compactas e impressoras PIXMA que suportem PictBridge da Canon
PictBridgeSim

ARMAZENAMENTO

TipoUHS-I, SD, SDHC ou cartão SDXC

SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS

PC e MacintoshWindows XP, incluindo SP3/Vista, incluindo SP1 e SP2 (excluindo a Starter Edition)/7 (excluindo a Starter Edition)
OS X v10.6-10.7 (requer um processador Intel)
Procurar e ImprimirImageBrowser EX
Processamento de ImagemDigital Photo Professional
OutrosPhotoStitch, EOS Utility (inc. Remote Capture), Picture Style Editor

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Bateria1 bateria de iões de lítio recarregável LP-E8
Duração da BateriaAprox. 440 (a 23 °C, AE 50%, FE 50%)¹
Aprox. 400 (a 0 °C, AE 50%, FE 50%)
Indicador de Carga da Bateria4 níveis
Poupança de energiaDesliga-se ao fim de 30 seg. ou 1, 2, 4, 8, ou 15 minutos
Fonte de Alimentação e Carregadores de BateriaKit de Transformador CA ACK-E8, Carregador de Bateria LC-E8, LC-E8E

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Materiais do CorpoAço inoxidável e resina de policarbonato com fibra de vidro
Ambiente de Funcionamento0 – 40 °C, 85% de humidade ou menos
Dimensões (L x A x P)133,1 x 99,8 x 78,8 mm
Peso (só o corpo)Aprox. 575 g (padrão de teste CIPA, incluindo bateria e cartão de memória)

ACESSÓRIOS

VisorOcular Ef, Objectiva de Ajuste de Dioptrias série E com Encaixe de Borracha Ef, Extensor de Ocular EP-EX15II, Visor Angular C
EstojoEstojo semi-rígido EH22-L
Transmissor de Ficheiros Sem FiosCompatível com cartões Eye-Fi
ObjectivasTodas as objectivas EF e EF-S
FlashCanon Speedlites (220EX, 270EX, 270EX II, 320EX, 420EX, 430EX, 430EX II, 550EX, 580EX, 580EX II, 600EX, 600EX-RT, Macro-Ring-Lite, MR-14EX, Macro Twin Lite MT-24EX, Transmissor Speedlite ST-E2, Transmissor Speedlite ST-E3-RT)
Punho de BateriaBG-E8
TelecomandoInterruptor remoto RS-60E3, Telecomando RC-6
OutrosCorreia de pulso E2
AF Previsível¹ com EF300 mm f/2,8L IS USM a 50 km/h
Ampliação¹ Com objectiva de 50 mm ao infinito, -1m-1 dpt
Disparos Contínuos¹ Resolução Grande/Fina (Qualidade 8)² Com base em condições de teste da Canon, JPEG, ISO 100, Picture Style Standard. Varia em função do motivo, da marca e da capacidade do cartão de memória, da qualidade de gravação da imagem, da sensibilidade ISO, do modo de avanço, do Picture Style, das Funções personalizadas, etc.³ As capacidades máximas de fps e memória intermediária podem ser inferiores dependendo das definições da câmara e do nível de luz
Duração da Bateria¹ Com base na Norma CIPA e utilizando as baterias e o formato de cartão de memória fornecidos com a câmara, salvo indicação em contrário
  • *Índice de Exposição Recomendado
  • Todos os dados têm por base os métodos de teste standard da Canon, salvo indicação em contrário.
  • Sujeito a alterações sem aviso prévio.

Camila Hoffman

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *