dev_dLAN1200plusWiFiac_convite-XL

Antes de replicar o comunicado de imprensa sobre a novidade powerline da devolo – dLAN 1200+ Wi-Fi ac -, tenho de salientar que já tive a oportunidade de experimentar o pack 1200+ (na versão sem Wi-Fi), substituindo o sistema dLan 650 que tão boa conta tem dado aqui na “redacção” do Xá das 5.

Quando alterei os “antigos” 500 para os 650, percebi imediatamente uma maior velocidade na transmissão de dados. A utilização do fio de terra (alternadamente) surtiu o efeito pretendido e, para citar um exemplo, reproduzir na tv do andar de baixo os conteúdos gravados no NAS sito no andar de cima, foi conseguido imediatamente, sem um lag, sem um queixume.

Contudo, nada me preparou para o salto qualitativo dos 650+ para estes dLan 1200+. É apenas extraordinário! Não duplica a velocidade, mas consigo transmitir o sinal a cerca de 1000 Mbps na mesmíssima rede. Há um truque: o fio de terra é agora usado de forma contínua.

Mas leiam o comunicado para perceber como se chegou aqui.

dev_dLAN1200plusWiFiac_imagepicture_DE_LAN_print_01-XL

Powerline Gigabit com tecnologia MIMO junta-se ao Wi-Fi mais rápido

Com uma largura de banda de 1200 Mbps via transmissão de dados pela rede eléctrica e Wi-Fi ac, o dLAN 1200+ Wi-Fi ac combina as tecnologias de transmissão de dados mais rápidas para a rede doméstica. O adaptador transmite dados via Wi-Fi nas frequências 2,4 e 5 GHz simultaneamente para uma taxa de dados de quase 1,2 Gbps. Por este motivo, o novo modelo topo de gama é ideal para todas as ligações de alta velocidade à Internet com tecnologia VDSL ou por cabo: a velocidade total da largura de banda do produto está agora disponível em qualquer divisão da casa. Reproduzir vídeo 4K, a próxima geração do standard HD, pode agora ser feito sem complicações.

O destaque desta rede doméstica rápida e estável vai para a tecnologia range+ da devolo com tecnologia MIMO (Multiple In Multiple Out). Esta tecnologia usa todos os três condutores (fase, neutro e terra) do cabo de alimentação simultaneamente para transmissão de dados na extensão do gigabit. Além disso, um sistema de acoplamento patenteado apenas usado em adaptadores devolo oferece alcance e estabilidade máximos.

 dev_dLAN1200plusWiFiac_scenarios_house_A_EU-XL

Expansão fácil da rede doméstica Wi-Fi ao premir de um botão

O dLAN 1200+ Wi-Fi ac pode criar a sua própria rede doméstica Wi-Fi ou suplementar uma rede existente. Neste momento, são muitos os utilizadores a desejar expandir a sua rede Wi-Fi existente – a devolo tornou esta função mais fácil do que nunca: expandir o Wi-Fi pode ser feito com um simples premir de um botão. Com a função WPS Clone, o dLAN 1200+ Wi-Fi ac obtém os dados da rede doméstica Wi-Fi existente. Isto significa que um hotspot Wi-Fi totalmente funcional pode ser configurado em qualquer tomada na sua casa.

Dispositivos terminais móveis como smartphones, tablets e portáteis ligam-se automaticamente do router Wi-Fi ao adaptador dLAN se o adaptador oferecer um sinal Wi-Fi mais forte. Isto garante a melhor recepção Wi-Fi nas divisões onde a navegação sem fios não era antes possível. Múltiplas ligações dLAN 1200+ Wi-Fi ac podem também ser combinadas – isto permite a melhor receção Wi-Fi da cave ao sótão.

 

Extensas funções de segurança e conveniência Wi-Fi

Os utilizadores avançados podem seleccionar uma série de funções opcionais úteis: com a encriptação WPA2 e filtragem por endereços MAC, que pode restringir o Wi-Fi aos seus terminais móveis, o dLAN 1200+ Wi-Fi ac possui extensas funções de segurança. O Wi-Fi pode ainda ser ligado ou desligado através de um temporizador ou premindo um botão. O acesso Wi-Fi a convidados facilita a configuração do seu próprio Wi-Fi a visitantes. A configuração pode ser efectuada via browser ou através de uma aplicação iOS e Android.

 dev_dLAN1200plusWiFiac_productpicture_classic_sk_de_print_01-XL

Ethernet Gigabit para computadores e equipamento de electrónica de consumo inteligentes

O dLAN 1200+ Wi-Fi ac possui duas portas LAN Gigabit que asseguram ligação rápida a computadores, servidores e equipamento de electrónica de consumo de ponta como smart TV ou consolas de jogos. Isto significa que dois equipamentos com ligação à rede podem ser ligados directamente com o adaptador – incluindo Smart TV e consolas de jogos na sala, ou computadores e servidores NAS no escritório doméstico.

A tomada integrada com funcionalidade de segurança para crianças garante que nenhuma tomada na divisão seja desperdiçada. O dLAN 1200+ Wi-Fi ac também possui um filtro de corrente que optimiza a transmissão de dados.

“Com o dLAN 1200 series, a devolo apresentou a mais poderosa rede doméstica Powerline,” disse a propósito Heiko Harbers, CEO da devolo AG. “O dLAN 1200+ Wi-Fi ac integra agora perfeitamente os mais recentes standards Wi-Fi. Isto permite que todos os dispositivos com ligação à Internet possam tomar partido de uma ligação à Internet plena, independentemente da sua localização em casa. Demos especial atenção à facilidade de instalação: uma ligação Wi-Fi pode agora ser estabelecida com o premir de um botão.”

 

Totalmente compatível com dLAN 200, 500 e 650 – disponibilidade e preço

O devolo dLAN 1200+ Wi-Fi ac é totalmente compatível com os modelos dLAN 200, dLAN 500 e dLAN 600 e com todos os adaptadores Powerline que estejam em conformidade com o standard HomePlug AV(2). O signal Wi-Fi é retrocompatível com Wi-Fi n.

O dLAN 1200+ Wi-Fi ac está disponível a partir de Novembro de 2014. O Starter Kit, que inclui o adaptador e um dLAN 1200+, tem um PVP de 189,90 euros.

O dLAN 1200+ Wi-Fi ac pode também ser adquirido separadamente para expandir uma rede doméstica Powerline existente; individualmente, o adaptador custa 129,90 euros.

Uma unidade dLAN 1200+ adicional (apenas powerline, sem WiFi) custa 74,90 euros.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts