A Canon anuncia o desenvolvimento da EOS R5, que lhe vem dar um novo fôlego com a capacidade de vídeo 8K e sistema de estabilização de última geração

Há sensivelmente um ano, a Canon lançou aquela que foi a sua primeira FF sem espelho, o modelo EOS R, que mostrou que a marca nipónica ainda está viva e desejosa por ser um concorrente à altura das marcas que apostaram, a tempo certo, no desenvolvimento desse sistema.

A EOS R apresentou muitos argumentos, grandes qualidades, um corpo mais prático e compacto que as tradicionais EOS DSLR, mas suscitou muitos comentários negativos devido à qualidade vídeo que, em 4K, obrigava a um crop.

Ora se é precisamente o vídeo que tem levado profissionais para outras latitudes, algo tinha de ser feito. E esse algo foi o desenvolvimento da EOS R5, a nova câmara mirrorless full frame que tem por base o revolucionário Sistema EOS R.

Canon_EOS R5
Canon_EOS R5

Canon aposta no 8K para a sua nova R5

A Canon EOS R5 apresenta alta velocidade, elevada resolução e vídeo 8K, bem verdade, 8K, para além do que afirmam como uma estabilização de imagem sem precedentes.

Responder ao mercado

A EOS R5 proporciona um salto qualitativo em termos de desempenho, com uns incríveis 12fps utilizando o obturador mecânico, e 20fps com o obturador electrónico.

Mas é a anunciada tecnologia de estabilização de imagem óptica da Canon, e a comunicação electrónica superior entre a objectiva e a câmara, que é um dos grandes trunfos da nova câmara e que vai, com certeza, entusiasmar os muitos fãs da marca.

Este sistema de estabilização de imagem incorporado na câmara, e desenvolvido pela Canon, funciona em combinação com o sistema de estabilização da objectiva, garantindo que o conteúdo de imagem e vídeo captado não fica tremido, independentemente da situação em que é captado.

Canon_EOS R5
Canon_EOS R5

E finalmente… o vídeo

A EOS R5 aposta na captação de vídeo 8K com qualidade cinematográfica numa maior variedade de cenários, dando resposta à crescente procura por imagens em movimento de alta resolução e elevada qualidade, em todos os géneros.

Oferecendo uma resolução quatro vezes superior ao actual padrão 4K da indústria, a câmara permite aos criativos filmar em 8K em ângulos amplos e, quando necessário, reenquadrar e cortar a imagem para saída 4K.

Richard Shepherd, Pro Product Marketing Senior Manager, afirmou: “Acreditamos que a EOS R5 vai agitar o mercado global de câmaras mirrorless e estamos entusiasmados por ver o conteúdo que os fotógrafos e videógrafos vão ser capazes de captar tendo este novo e incrível dispositivo nas suas mãos.

Esta câmara destaca o nosso compromisso para com as mirrorless e a necessidade de garantir o futuro da fotografia e do vídeo. Lançámos o inovador Sistema EOS R em setembro de 2018, com uma variedade de objetivas RF e a EOS R, logo seguido por ainda mais objetivas RF, a EOS RP e a EOS Ra.

A EOS R5 vai tornar-se na principal câmara mirrorless da Canon, proporcionando qualidade de imagem e captação de vídeo excecionais.”

Canon_EOS R5
Canon_EOS R5

Capacidade de comunicação rápida e em movimento

Sendo a entrega dos conteúdos tão importante quanto a captação de imagem e vídeo, a EOS R5 vai suportar a transferência automática dos ficheiros de imagem, do dispositivo para a plataforma cloud image.canon.

Esta transferência automática das imagens fará com que seja fácil para os utilizadores verem o seu conteúdo em outros dispositivos de forma instantânea, quando estiverem em movimento.

Para além disso, a EOS R5 também incorpora dois slots para cartões, para uma maior conveniência.

Principais características:
• Sensor Dual Pixel CMOS APS-C de 24.1 megapixels
• Disparo contínuo de 7fps
• 4K (contraste AF) 24p/25p
• Full HD com Dual Pixel CMOS AF de até 60p
• Sistema AF de 45 pontos
• Sensor de medição RGB+IR de 220.000 pixels com deteção de intermitência (igual à 90D)
• Focagem automática de seguimento e reconhecimento inteligente (iTR)
• Focagem automática com Deteção de Olhos (com seguimento e reconhecimento)
• Processador de imagem DIGIC 8

E há também uma nova objectiva!

Hoje, a Canon anuncia também o lançamento da RF 24-105mm F4-7.1 IS STM – a mais recente objectiva a juntar-se à gama RF da Canon para o Sistema EOS R.

A Canon está a desenvolver um total de nove objectivas RF com lançamento previsto em 2020, incluindo a RF 100-500mm F4.5-7.1 L IS USM, o Extensor RF 1.4x e o Extensor RF 2x, ambos compatíveis com o sistema.

Com a sua ampla gama focal, a RF 24-105mm F4-7.1 IS STM oferece uma combinação de flexibilidade e tamanho única na sua categoria, tornando-a na objectiva ideal para todos os fins e para acompanhar todas as viagens.

Uma excelente parceira de viagens

Pesando apenas 395g e com dimensões de 88.8mm x 76.6 mm, a RF 24-105mm F4-7.1 IS STM e a EOS RP pesam, juntas, apenas 880g – oferecendo um bom equilíbrio objectiva/câmara

Somando estas qualidades à sua, já versátil, amplitude focal, a RF 24-105mm F4-7.1 IS STM apresenta ampliação em tamanho real de 0.4x, e também um novo modo Center Focus Macro de 0.5x, desenvolvido pela Canon.

Elevado desempenho em imagens e vídeos

O motor STM de Focagem Automática da RF 24-105mm F4-7.1 IS STM permite um rápido desempenho AF para fotografias e um desempenho silencioso e suave durante a captação de vídeo.

Com os melhoramentos proporcionadas pela Estabilização de Imagem (IS) de 5 passos, os fotógrafos podem estar certos de que obter imagens e vídeos estáveis, enquanto se movem, estará bem ao alcance das suas capacidades.

Com a introdução da RF 24-105mm F4-7.1 IS STM, o anúncio do desenvolvimento da RF 100-500mm F4.5-7.1 L IS USM, do Extensor RF 1.4x e do Extensor RF 2x, bem como o anúncio do lançamento de cinco outras objetivas RF em 2020, o forte compromisso da Canon para com a baioneta RF é aparente.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *