O gimbal MOZA AirCross apresenta funcionalidades bastante úteis para quem utiliza uma câmara mirrorless, como a original “mimic motion” e o avançado “thumbcontroller”


Mais conhecidos por Gimbal, os estabilizadores vieram tomar um lugar importante na vida de quem filma, pois colocam na nossa mão uma espécie de steadycam portátil e ultra leve que garante resultados visuais mais profissionais. Existem várias marcas que apostam neste segmento e estamos a assistir a uma evolução extraordinária na qualidade mecânica das opções, assim como em Apps melhor trabalhadas e funcionalidade optimizada.

Uma das marcas é a Gudsen que apresenta o seu novo modelo MOZA AirCross, especialmente concebido para as câmaras mirrorless mais leves de até 1,8 kg de peso.

O MOZA “thumb controller” é um dispositivo que funciona como controlo remoto até uma distância de 50 metros. É totalmente compatível com o MOZA AirCross e controla tanto a câmara como o estabilizador. Podemos iniciar e parar a gravação através do botão start/stop, ajustar a focagem, controlar a direcção do “gimbal” e modificar diferentes parâmetros.

Adicionalmente, graças à função “mimic motion”, o MOZA AirCross actua por imitação. Podemos girar, rodar ou descentrar o “thumbcontroller” e o “gimbal” seguirá todos esses movimentos.

Dentro do guidão do Moza AirCross foram instaladas três baterias que permitem sessões de gravação de até 12 horas. Através de uma ligação pela porta DC, as baterias podem administrar energia a todas as câmaras Sony e Panasonic mirrorless e através da porta V (instalada no guidão) é possível engatar uma bateria externa. As baterias e a fonte externa fornecem energia tanto ao “gimbal” como à câmara e permitem recarregá-los enquanto grava.

O MOZA AirCross inclui um sistema de desencaixe rápido para a câmara. A placa base é compatível com qualquer sistema de desencaixe rápido de 50,5 mm a 55 mm. Graças a ele, é o primeiro estabilizador compatível tanto com Manfrotto 501PL como com o sistema Arca Swiss. É assim possível substituir rapidamente a câmara de um tripé para o MOZA AirCross e vice-versa.

Com o sistema “Move-Shot-Move”, um exclusivo MOZA, o MOZA AirCross trabalha juntamente com a aplicação MOZA Assistant para controlar os intervalos e a duração do obturador. Também é possível realizar capturas de câmara lenta noturnas.

Disponibilidade e preço

O MOZA AirCross está disponível em Março com um preço recomendado de 419 €.

A versão com “thumb controller” tem um PVP recomendado de 539 €.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata