BDX5400KE_right

Desde que me separei da minha PS3 (há que saber vender os equipamentos na altura certa para não perder muito do investimento inicial) que deixei de ter leitor Blu-Ray (BR). A PS4 ainda não está nas lojas e esta espera está a ser complicada, principalmente porque de vez em quando chegam televisores topo de gama para ensaio e há que ter as melhores fontes para apreciar qualitativamente os equipamentos.

A solução passa por pedir, também para ensaio, o que é necessário. Por exemplo, quando esteve montada a Sony W9 pedi um BR Panasonic com upscalling 4K, uma união mais que perfeita.
Mas e então para a minha própria utilização com o meu lcd? Havia que encontrar o match ideal e, ao procurar um novo leitor que também possuísse as especificações de uma Smart Tv (a minha não o é), encontrei no mercado muito mais propostas do que estava à espera e com preços muito atractivos para aquilo que pretendo, ou seja, ali no limiar dos 100 euros. E porquê? Porque eu quero a nova PS4, portanto não vale a pena estar a gastar uma fortuna num leitor que depois poderá ficar encostado, visto que no quarto só se vê filmes e séries através de streaming.

Na última apresentação à imprensa levada a cabo pela Toshiba, ao lado dos famosos computadores e tablets, estavam televisores e leitores BR. O que captou a atenção, imediatamente, foi a leveza e as dimensões super compactas das propostas e pedi, quando estivesse disponível, o modelo a meio da gama para ensaio. E cá está ele, o BDX5400.

A máquina

Não sei muito bem como apresentar estes novos leitores BR pois são muito mais que isso. Este 5400 não foge à regra do mercado e das principais marcas que têm pergaminhos neste sector, e é um equipamento de média gama que oferece imensas soluções para uma utilização mais lacta que apenas a leitura de discos.

Resumidamente, posso designar o 5400 por “caixinha multimedia que liga à net e, por acaso, também lê BRs, DVDs e CDs”. Sim, acho que isto define bem o equipamento.

Sendo assim, é perfeito para servir a sala e o televisor como central multimedia. Ora vejamos: é Smart TV, liga-se à net por wireless ou ethernet, oferece muitos serviços, também reproduz conteúdos por streaming e tem uma entrada USB que permite a leitura da maior parte dos ficheiros de imagem e som.

BDX5400KE-toshiba-cloud-tv-cabecera

Ligação ao mundo

Esta nova gama Toshiba (à excepção neste caso do base de gama 3200) está equipada com Miracast, ou seja, permite o envio de música, vídeo ou fotos através dos nossos Android directamente para a TV sem a necessidade de qualquer cabo.

O menu principal abre a janela para o mundo e, mesmo não sendo tão completo com o de algumas marcas (neste caso a Samsung destaca-se), faculta-nos as apps directas para os serviços Youtube, Netflix, Vudu, CinemaNow, Hulu Plus, Pandora e etc. O problema? Nem todos estão disponíveis na Europa. Podemos também visitar a net e as nossas várias contas sociais.

Hub e Ligações

Gostei particularmente da ligação USB e o 5400 resolve particularmente bem este tipo de fonte. Foi uma agradável supresa perceber que podia ligar as legendas em formato SRT aquando a visualização de um filmes em formato AVI ou MKV. É das tais coisas que me fazem ficar com um sorriso alargado e entram imediatamente na lista de equipamentos desejáveis. Aliás, a lista é muito completa: para além de 3D, reproduz qualquer fonte de vídeo a 1080p/24p, 1080i e 720p e quase todo o tipo de ficheiros vídeo, áudio e imagem (DivX normal e em HD, MKV HD e AVCHD, HD JPEG, Kodak, MP3 e WMA), incluindo tecnologias para melhoria do áudio, como Dollby Digital, DTS HD Master e Audio Essential.

l_21473077

O 5400 é muito simples. No painel traseiro apenas as tomadas HDMI, saída coaxial e Ethernet. Na lateral a entrada USB 2.0 Multicodec e na frente apenas a gaveta para o disco. Só um botão físico redondo está visível, os outros três (play, stop e eject) são tácteis. O Toshiba é assim perfeito para ficar arrumado sem dar nas vistas.

Menu

É competente embora com um layout simples e um tanto ou quanto old fashioned. Mas é fácil de gerir o que é também uma mais valia para utilizadores que não estejam familiarizados com este tipo de novos serviços que um “simples” leitor oferece.

Qualidade

A Toshiba não tem a tradição de outras marcas nipónicas nesta gama de produtos e tenta, com uma embalagem muito simples e a preço baixo, conseguir imiscuir-se num mercado completo e competente. Mas mesmo soluções do mesmo preço de algumas marcas concorrentes conseguem aquele toque mais profissional no que respeita à qualidade de imagem.

Fazendo o teste com os dois discos do costume, notei que no Blade Runner havia um ligeiríssimo arrasto em alguns movimentos. Nada de especial, a não ser para olhos que estejam mesmo à procura do mais ínfimo pormenor. Mas de resto, um comportamento eficaz e neutro, com as cores sólidas e mais naturais, como prefiro.

A ligação à net é rápida e muito estável e o streaming funciona perfeitamente, o que faz desta unidade um exemplo perfeito de miniaturização competente.

bdx5400ke

Conclusão

O que dizer sobre um leitor Blu-Ray que também é uma Smart TV, nos liga à net, aposta no streaming, e faz tudo com competência e sem dar nas vistas? O que mais me agradou, para além de todas as opções citadas, é realmente o peso pluma (860g) e as dimensões (290 x 180 x 36) deste 5400. É perfeito para levar connosco como se fosse um disco rígido externo e torna-se assim um companheiro de viagem para aquele fim de semana alargado de férias em que possamos ver os filmes que estão na lista de espera. Ah, reproduz também discos BR 3D mas já sabem o que sinto pelo 3D. Existem outras soluções à venda num mercado competitivo nesta faixa de preço e, dependendo dos gostos, podemos optar por marcas mais conhecidas. Mas este Toshiba é honesto e cumpridor no que faz. E para muitos de nós, isso basta.

 

Toshiba BDX5400KE – 139,00€

 

Características Técnicas

TipoLeitor de Blu-Ray
Leitor de Blu-Ray 3D
CompatibilidadeCD-Audio
Video CD
SVCD
DivX®
Xvid
DivX-HD® Playback
MKV
AVCHD (H.264 Profile)
WMV 7/8/9
CD-R
CD-RW
DVD-R
DVD-RW
DVD+R
DVD+RW
DVD Video
DVD VR (-R/-RW, +R/+RW)
BD-ROM Ver 2.0 (Profile 2.0)
BD-R Ver. 2.0
BD-RE Ver 3.0
BD Live 2.0
MP3
JPEG
HD JPEG
NTSC (DVD)
Reprodução NTSC (DVD) : JPEG/MP3/DivX HD/MPEG4
ÁudioSom surround 3D virtual : NÃO
Compatível com Dolby® Digital
Compatível com DTS®
Dolby® Digital Plus
Dolby® TrueHD
DTS® – HD (core)
FuncionalidadesToshiba Cloud Portal
DLNA
WPA / WPA2 (Wi-Fi® Protected Access)
WPS (Wi-Fi® Protected Setup)
Picasa (Pictures)
YouTube Leanback (Video)
Toshiba AppsConnect
1080p/24 Output
480p – 576p – 720p – 1080p Upscaling
Redução digital do ruído (DNR) : NÃO
EPG – Guia Eletrónico de Programação (DVB-T) : NÃO
Deep Colour
xv Colour
Câmara lenta
Múltiplos zoom
Dimensão do ecrã (cm) : NÃO
Resolução (Pixel) : NÃO
VPS/PDC : NÃO
Sintonizador DVB-T : NÃO
Sintonizador de cabo analógico : NÃO
Ligações2 canais de áudio (analógico) : NÃO
Saída Digital – Coaxial
Saída de Vídeo por componente (YUV) : NÃO
Vídeo composto : NÃO
SCART (Entrada/Saída) : NÃO
HDMI® Out 1080i | 1080p
HDMI-CEC®
Entrada para auriculares : NÃO
Entrada DV : NÃO
Ethernet RJ45
USB 2.0
Wireless Display / Miracast™
Wi-Fi® Integrated
AlimentaçãoTensão : 220-240V (50/60 Hz)
Consumo de energia – Standby (W) : <0,3-0,4 W
Energy Consumption (Typical) : 15 W
CaixaDimensions: Width/ Depth/ Height (mm) : 290 x 180 x 36
Dimensions with Packaging: Width/ Depth/ Height (mm) : 340 x 257 x 80
Weight in kg (without/ with packaging) : 0.86 / 1,39
Main Colour : Black front cover and aluminium silver top
EAN : 5900496527591

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *