Ensaio Panasonic Lumix DMC-TZ60

0

 

 

 

 

 

TZ60-511x400

Ofereceram-me uma compacta no ano passado. É de marca conhecida, tem uma qualidade assinalável, uma excelente objectiva fixa acompanhada por um zoom de muitas vezes. Mas chego à rua e, se apanho o típico sol lisboeta, perco metade da noção do enquadramento e do que estou a fazer. Falta uma coisa que é, quanto a mim, imprescindível numa câmara: um “simples” visor electrónico (ou óptico, dependendo do que estamos a adquirir).

Por muito que considere a Sony RX100 como a melhor compacta dos últimos anos, só na terceira versão é que brinda com um visor incorporado os interessados endinheirados. E é neste campo que a Panasonic pode dar cartas.

Os nipónicos apostaram desde cedo numa mudança de paradigma, e conjuntamente com marcas de créditos bem firmados, escolheram apostar no formato micro 4/3. Um formato mirrorless que tem no sistema Nex da Sony o seu maior adversário e que, juntos, modificaram todo o mundo da fotografia. É um sistema que garante resultados excepcionais, tanto em modelos da própria Panasonic (G5, GH3 e GH4, etc), Olympus (OMD) e até as pequenas Nikon 1.

A Panasonic lançou no final do ano passado um primeiro modelo compacto com visor incorporado, a LF1, mas que nunca chegou a ser comercializada por cá. Confesso que fiquei sempre com água na boca e demorou até ter nas mãos esta verdadeira coqueluche denominada TZ60.

 

O que dá “nas vistas”

Um sensor com 18MP, O.I.S híbrido, conectividade sem fios, GPS, anel rotativo, LVF, ecrã de 3” não táctil mas muito luminoso e uma triunfal Leica DC Vario-Elmar 4.3-129mm f/3.5-6.4 com zoom 30x (24-720mm).

 TZ60_top_bottom

O corpo

Pequena e leve, tem incorporado um Zoom x30 (zoom inteligente x60), um anel rotativo e multifuncional e o famoso visor incorporado. O design é típico da marca e quem lhe está habituado começa a usar a TZ60 no próprio minuto.

Uma frente muito limpa, apenas com o anel e uma pequena borracha que tenta um ligeiro apoio para os dedos (uma espécie de punho).

A traseira bem mais preenchida, com um ecrã LCD de 3” com muita qualidade, 900k, e o famoso visor electrónico (200k) que ainda tem roldana para dioptrias e um botão LVF que desliga/liga o ecrã principal. No lado direito, o botão rotativo com os variados menus, botão directo para wifi, display, lixo, visor e Fn.

No topo a roldana de funções, o obturador com zoom, on/off e gravação de vídeo.

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Funções

Como já tem vindo a ser hábito nesta gama TZ, temos funções GPS, Wi-Fi e NFC e apps para Android e iOS (continua a fazer falta a opção Windows Phone). É muito fácil o emparelhamento, assim como controlar a TZ60 através do smartphone ou tablet. Também é directa a passagem das fotos em modo de reprodução para um qualquer televisor equipado com as mesmas funções.

Pelo selector de funções, escolhemos o modo desde o tradicional PASM a que se acrescentam duas memórias de utilizador, em que podemos escolher e guardar parâmetros, e ainda a selecção de cenas de uma forma mais directa, filtros criativos e o modo iA.

A roda selectora permite-nos viajar através do menu, seleccionando todos os parâmetros técnicos que a TZ60 oferece, para além de escolher o tamanho da imagem , a qualidade a ser gravada, etc. De salientar que esta TZ60 guarda imagens em formato RAW.

O botão Fn garante-nos acesso imediato a certo tipo de parâmetros, como a selecção de qualidade, histograma, tipo de focagem por elemento e área dessa mesma focagem, AF/AE lock, etc. O Menu Q acessa aos parâmetros “tradicionais”, como balanço de brancos, ISO, focagem manual, etc.

O anel frontal permite controlar vários parâmetros, inclusive o Zoom, dobrando o botão que circula o obturador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Conclusão

Gosto muito das Lumix, acho-as extremamente equilibradas e comercializadas a preço justo. Se bem que um dos sonhos é conseguir ter uma GH3 ou 4 com todos os acessórios para filmagem, já me contento com a série G para fotos muito realistas e conseguidas. Aliás, podem ler os ensaios por aqui (GH3, G5).

Mas a TZ60 tem outra dinâmica de operação e de utilização. É uma verdadeira compacta, leve e que cabe num qualquer bolso. Contudo, o anel circular, o visor e este fantástico zoom x30 (com um eficaz estabilizador digita de imagem, OIS), colocam-na num campeonato aparte de toda a concorrência, pois é a única com estas características nesta gama de preço.

Tem uma boa dinâmica e dá prioridade aos tons neutros, realistas. Consegue ser vibrante quando fazemos uma macro a um ramo de flores, com cores pujantes e muito vivas.

Preferia, porque a marca até o tem, um ecrã táctil para escolher mais rapidamente o ponto de focagem. Assim sendo, preciso de escolhê-lo previamente e depois, se necessário, dar toques para chegar ao espaço que pretendo focar na perfeição. Falta-lhe esse lado mais prático e rápido para ser a compacta perfeita e que apetece usar a toda a hora. Mas parabéns pelo modo “Focus peaking”, que nos garante visualmente que o que pretendemos focar está mesmo focado.

Não é uma câmara ideal para filmar vídeo, mas podemos fazê-lo em alta definição 1080 a 50i e 50p. Contamos também com a preciosa ajuda do estabilizador OIS e a qualidade é mais que suficiente para a tomada de cenas para rever em família.

É uma câmara adequada para quem gosta de tirar retratos com o máximo de conforto e isso significa estar sempre na posição Automática. O longo zoom garante alguns resultados fantásticos, mas já se sabe que a qualidade de imagem piora quanto maior for o alcance.
É uma todo-o-serviço com resultados divertidos através dos 13 filtros criativos, da possibiliadde de macros a 3cm (e boa luz, senão é difícil conseguir um bom foco nessa condição).

Outro ponto que a Panasonic poderia rever: mudar o AC proprietário para um microUSB.

 

PVP 399,90 euros

 

características

 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Tipo de camera Avançada
Zoom 30 x
Abertura f:3.3-6.4
Tamanho do sensor 1/2,3″
Resolução 17,98 Megapixel
Visor ocular (tipo) Eletrônico
Sensibilidade ISO máxima 3200
Cartão de memória SDHC e SDXC
Flash Fixo integrado
Estabilizador de imagem Sim
Gravação sem compressão (raw) Sim

ECRÃ

Tamanho do ecrã 2,90
Resolução do LCD 922 Kilopixel
Ecrã tátil Não
Ecrã orientável Vertical e horizontal

AJUSTES

Modo prioridade à abertura Sim
Modo de prioridade à velocidade Sim
Focagem manual Sim
Ajuste da exposição -2/ 2 EV
Modo bulb Não

OUTRAS

WiFi (ligação sem fios) Sim
Georeferenciação Sim
Modo panorama Nenhum
Autonomia (nº de disparos) 300
Resolução de vídeo 1080 p
Porta HDMI Sim
Hot shoe Não

DIMENSÕES

Dimensões 11.2 x 6.6 x 3.7 cm
Peso 242 g