A Brother MFC-J4510DW é uma impressora tudo em um maior e mais pesada que o habitual. E antes de continuarem a ler o ensaio, convém desde já esclarecer que o grupo alvo são PMEs e profissionais liberais, que necessitem de ter em casa ou na empresa uma solução que lhes garanta resposta a todo o tipo de solução. E neste campo ela tem um grande ponto a favor, pois imprime em formato A3.

Num repente, e a atentar pelo preço proposto, a J4510 passa a ser uma opção e uma solução para todos os que necessitam de diversas soluções qualitativas.

Tem como pontos a desfavor o ser pesada, algo lenta e até barulhenta. A qualidade fotográfica também não é comparável com as propostas mais específicas para esse trabalho, mas depois permite-nos ter num só pack todas as respostas para o mais diverso tipo de trabalho.

Esta jacto de tinta é até algo confusa a início, pois tem diferentes possibilidades de alimentação. Mas depois tudo faz sentido, como, por exemplo, a colocação de folhas de grande formato como o A3 que, obrigatoriamente nesta Brother e devido às características físicas, têm de ser colocadas manualmente. Não se trata de uma incapacidade técnica, mas sim de uma opção da Brother pois consegue esta situação mantendo toda a caixa, embora pesada e grande, muito mais pequena que uma tradicional A3. E garanto-vos que isso marca a diferença em termos de espaço.

363308-brother-mfc-j4510dw

Ligações

Está lá tudo, desde a Ethernet ao Wi-Fi, cartões e USB. A solução mais em voga será a ligação sem fios, pois também no Xá das 5 é logo a primeira a ser tentada. Algumas impressoras conhecem dificuldades neste tipo de ligação (a minha própria ainda só recentemente passou a servir mais do que um computador e, atenção, não lhe fiz nada de nada, apenas acordou e achou que era o dia).

Neste caso, a Brother passou com distinção e com desenvoltura prática este grande exame, percebendo imediatamente tudo o que se encontrava nas proximidades e ligando todos os equipamentos. Foi até fácil mandar imprimir através do smartphone, o famoso mobile printing, que toda a gente procura quando compra uma nova máquina e depois pouco ou nada utiliza. E falo por mim. Só quando ensaio impressoras é que costumo testar esta capacidade.

Existem também as já comuns entradas para cartões, desde SD a pens USB. Podemos inclusive enviar e receber faxes através da J4510, outro dos pontos a favor, o que aliado ao facto de ser muito fácil imprimir, fotocopiar e guardar os documentos dos cartões, tornam esta impressora numa solução muito prática.

A Brother equipou a J4510 com acesso a serviços online e baseados na internet, como o Google Docs e a Dropbox, para citar os exemplos mais conhecidos.

Para editar todas estas possibilidades, o ecrã LCD com 3,7” é todo o coração táctil que permite um imenso potencial de trabalho sem necessidade de se utilizar o computador.

Possibilita a ligação directa e rápida por Wi-Fi Direct ao smartphone ou a um tablet, o que poupa algum trabalho e tempo. E depois ainda nos oferece a possibilidade de alguma edição através do próprio painel.

.

94_000025919_705b_Brother-MFC-J4510DW-tray-and-card-slots-600-

 

Alimentação e formato

Já mencionei a grande vantagem desta J4510 que é ser A3. Em tudo o resto é semelhante a muitas base/média gama que se encontram no mercado. Permite fazer scanners de várias folhas, tendo uma gaveta para isso. A mais normalmente utilizada e que serve como alimentador A4, leva apenas 150 folhas o que pode parecer muito para um utilizador mas é pouco se é o centro de operações de uma pequena empresa com vários colaboradores. Mas permite e convida à impressão nos dois lados e ainda tem um alimentador manual na parte traseira. Como mencionei no início, são muitas as “prateleiras” que podem confundir no início, mas que com a utilização demonstram a sua particular mais valia.

.

Brother-MFC-J4510DW-cartridges-H600-

 

Rapidez

Pelos dados da marca, pois este é daquele tipo de coisas que não costumo cronometrar, a J4510 possibilita 3.3 páginas por minuto e demora 67 segundos para cada fotografia em formato 4×6.

 

15871

.

Conclusão

A Brother J4510 é uma tudo-em-um dedicada e específica para quem tem necessidades que vão dos mais pequenos formatos ao enorme A3. Neste campo e pelo preço proposto, é talvez a melhor opção do mercado. Está muito bem servida de ligações, tanto físicas como por streaming, tem um ecrã generoso táctil multifuncional que permite muitas operações e a ligação por Wi-Fi é muito simples e rápida.

Não se pode exigir extrema qualidade fotográfica a uma solução que não tem esse objectivo. Para isso existem opções dentro da marca, mas consegue sem qualquer problema responder às necessidades de uma empresa desde que não estejamos a falar de projectos gráficos híper realistas.

Se procuram uma tudo em um com a vantagem do formato A3 e que não seja um mastodonte, podem muito bem ir já à loja.

.

.

PVP APROXIMADO: 180 euros + IVA

Características técnicas aqui

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *