1

A Cozinha Árabe é sem dúvida cheia de histórias que nos são contadas através de um mundo de sabores, aromas e cores que se misturam para construir receitas simples e no entanto profundamente entusiasmantes…

O Babaganoush é um desses pratos que nos despertam a curiosidade e nos avivam a vontade de descobrir o que está para lá do óbvio. Esta receita na sua versão original apenas requer 3 ingredientes: beringelas, tahine e sumo de limão. Pode no entanto ser temperado com diferentes condimentos ou misturado com cebola, tomate ou outros vegetais finamente cortados. É normalmente comido com pão pita.

 

Muito popular no Líbano, Síria, Jordânia, Egipto, Turquia e Israel, o Babaganoush é consumido de diferentes maneiras dependendo dos países. No Líbano é servido como entrada ou aperitivo, mas no Egipto, é servido principalmente como um acompanhamento de outros pratos, como se fosse uma salada.

Qualquer que seja a forma de degustar este prato, ele será sempre uma surpresa. Nós, cá em casa, gostamos de o servir como entrada ou para petiscar à tarde com uma taça de vinho ou uma cerveja bem gelada.

 

RECEITA

2

Ingredientes:

  • 2 beringelas grandes
  • 3 c. (sopa) de azeite
  • 240ml de iogurte grego
  • 100ml de tahine
  • 3 dentes de alho pisados
  • 1 c. (chá) de cominhos em pó
  • 1/2 limão raspa e sumo
  • sal q.b.
  • pimenta preta q.b.

 

nota: o tahine é uma pasta de sésamo que se encontra à venda nos supermercados e também em lojas de produtos naturais.
3

Modo de Preparação:

Corte as beringelas ao meio e coloque-as num tabuleiro para levar ao forno. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta e coloque no forno, pré aquecido a 200ºC, durante 45 minutos.

No final do tempo retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer durante mais ou menos 10 minutos. Nessa altura pegue nas beringelas e com a ajuda de uma colher retire a polpa para cima de uma tábua e pique tudo muito bem com uma faca (como picar folhas de espinafres para fazer esparregado) e depois coloque numa tigela.

4

Junte à beringela picada o azeite, o iogurte, o tahine, os alhos, os cominhos, a raspa e o sumo do limão, o sal e a pimenta e envolva tudo muito bem, prove e rectifique o tempero.

Para servir coloque num prato e com as costas de uma colher espalhe o preparado em círculos para que fique com um desenho circular no prato. Deite por cima um fio de azeite, polvilhe com pimentão-doce. Termine colocando coentros frescos picados.

Sirva acompanhado com pão ou tostas.

5

Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata