Sala de jantar ou de trabalho?
O nosso estilo de vida mudou substancialmente nos últimos dois anos com o advento do teletrabalho no contexto da pandemia de COVID19. Ainda agora, em finais de 2022, uma grande parte de nós continua a trabalhar a partir do conforto de casa.
É neste cenário que a sala de jantar passou a assumir um novo papel. Hoje em dia, a sala de jantar não é somente um local onde a família se junta e convive à mesa para comer em família, mas é também utilizada como local de trabalho. Quantos de nós não tiveram aquela reunião online do departamento da empresa em plena sala de jantar?
Assim, para um espaço que assume uma nova funcionalidade é primordial dedicar-lhe algum tempo no que concerne à decoração, dando primazia aos conceitos de conforto e funcionalidade, com um toque de informalismo, sem descurar o lado estético. Nunca esquecer que os olhos também comem…
Para criarmos um espaço acolhedor e versátil, a decoração da sala de jantar deverá ser alvo do nosso toque pessoal. Para o conseguirmos nada melhor do que assumirmos a nossa secreta veia de decoradora. Independentemente do estilo que escolhermos para o nosso espaço, devemos sobretudo dar primazia à criação de um espaço hospitaleiro e ao mesmo convidativo. Deste modo, a utilização de alguns acessórios como um tapete e almofadas decorativas poderão dar aquele toque definitivamente acolhedor. Se acrescentarmos umas fotografias estrategicamente selecionadas ou mesmo alguns quadros, o ambiente tornar-se-á recetivo e informal.
Outra tendência muito em voga é a colocação de plantas que trazem a frescura da natureza. De preferência, deverá optar-se por plantas viscosas e verdejantes, colocadas estrategicamente na divisão, podendo ser ainda complementadas com jogos de luzes.
No tocante ao mobiliário, a mesa desempenha um papel central. Se optarmos por um estilo moderno, a opção mais evidente é uma mesa retangular ou mesmo quadrada com um tampo em vidro. Caso queiramos seguir a tendência deste ano de 2022, uma mesa redonda será uma escolha perfeita, dando um toque familiar e ao mesmo tempo profissional. Facilmente, passamos de um jantar em família para uma reunião da empresa. Feita de madeira, vidro ou metal, com uma base central ou várias pernas, a mesa redonda da sala de jantar permite facilitar a circulação à sua volta. Ela poderá ser usada quer em salas mais pequenas quer maiores, desde que tenha a possibilidade de ser extensível. Podemos afirmar com toda a certeza que a mesa redonda é uma mesa decididamente social, pois permite que todos os que se sentam à sua volta possam partilhar momentos de intimidade e convivialidade.
Escolhida a mesa, ficam a faltar as cadeiras que devem ter como principal atributo o conforto aliado ao design. Desde o veludo ao tecido, passando por encostos bem estofado, o segredo poderá passar por um lado pela combinação de cadeiras coloridas e por outro pela colocação estratégica de bancos para convívio ou mesmo uma ou duas poltronas vintage para um momento de relaxamento e de fruição introspetiva.
Para culminar com toque de mestre a decoração da nossa sala de jantar, a colocação de uma luminária ou de um candeeiro suspenso sobre a mesa de jantar deverá ser a próxima etapa. Se a mesa for redonda ou quadrada, a iluminação deve estar acima dela, preferencialmente no centro. Por sua vez, as luzes não devem estar demasiado altas, pois isso reduziria a luminosidade, mas também não devem ser demasiado baixas, pois poderiam provocar transtornos, sobretudo em pessoas com estatura mais elevada.
Muitas vezes esquecida nos confins das nossas casas e menosprezada quanto à sua decoração, como acontecia há uns bons anos, as salas de jantar ocupam atualmente na nossa vida um lugar central. Desde um lugar para confraternizar à mesa de um bom jantar a um espaço privilegiado para trabalhar online, a sala de jantar é um espaço definitivamente funcional.
Alexandre Luís