Notícias

Informações sobre pagamentos contactless que todos os comerciantes deviam saber

Se ainda não sabe, o REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da REDUNIQ, faz questão de o informar ou relembrar que os pagamentos contactless já representam 81% do total das transações em loja física e têm um peso de 63% na faturação dos negócios portugueses.

Os números são avassaladores e indicam uma clara preferência dos consumidores por este simples, rápido e prático meio de pagamento, mas há muito mais que o retalhista deve saber sobre o contactless.

 

O que são pagamentos contactless e qual o seu impacto nos negócios?

Na prática, os pagamentos contactless são transações onde o dinheiro físico não entra, isto é, através de um cartão de débito/crédito ou numa carteira digital instalada no smartphone, tablet ou smartwatch, o cliente pode concluir um pagamento mediante a aproximação ao terminal de pagamentos automático (TPA) do retalhista.

Ao contrário de pagamentos em numerário, as transações são extremamente rápidas, higiénicas (cartão e TPA não se tocam), seguras e garantem, quer ao cliente, como ao retalhista, uma grande comodidade e uma gestão financeira digitalizada de fácil consulta e monitorização.

No caso específico do retalhista, como sublinhamos anteriormente, a oferta da possibilidade de os seus clientes realizarem pagamentos contactless irá contribuir não só para o aumento da sua faturação, mas também para que a jornada de compra esteja em linha com as expetativas e hábitos de consumo atuais.

Estas são, contudo, apenas a ponta do icebergue no que às vantagens dos pagamentos contactless para o negócio dizem respeito. Vamos conhecer os restantes.

Vantagens dos pagamentos contactless para retalhistas e clientes

O aumento da faturação e a comodidade dos consumidores durante a sua jornada de compra, são dois excelentes cartões-de-visita para os pagamentos contactless, mas se o negócio decidir elevar a aposta e instalar TPA contactless de última geração, como são o caso dos REDUNIQ Smart, REDUNIQ Easy e REDUNIQ Soft, as vantagens podem ser muito maiores, senão vejamos:

  • Maior mobilidade, uma vez que o negócio vai poder passar a aceitar pagamentos contactless a qualquer hora e em qualquer lugar (REDUNIQ Soft);
  • Possibilidade de instalação de aplicações móveis no terminal que facilitam a gestão e proporcionam uma experiência de compra diferenciada ao cliente, como é o caso da App Parcela Já que lhes permitirá o pagamento parcelado de compras (REDUNIQ Smart);
  • Menos custos e maior segurança, já que existirá menos dinheiro em caixa;
  • Maior rapidez nas transações (3 segundos em média por transação) que evita a formação de filas;
  • Dado que a informação de fecho do terminal pode ser enviada para o email ou impressão, a gestão das transações sai facilitada;
  • Aceitação de cartões nacionais, internacionais, Contactless, Google Pay, Apple Pay e MB WAY;
  • Acompanhamento em tempo real das vendas.

Informações que todos os retalhistas devem saber sobre os pagamentos contactless

Como prometido, terminamos este artigo com informações que deve saber se pretende começar a aceitar pagamentos contactless na sua loja ou empresa:

Os pagamentos contactless são seguros

Os terminais de pagamento automático REDUNIQ estão cobertos pelo PCI-DSS, um certificado internacional que corresponde a um conjunto de padrões de segurança que protegem as transações com cartões de crédito e débito contra o roubo de dados e fraudes.

Além disso, nunca terá acesso aos dados do cliente em nenhuma altura da transação e o terminal não efetua um novo pagamento até que o anterior esteja concluído ou seja anulado.

Os pagamentos contactless têm um limite de pagamentos sem PIN

Apesar de facilitarem as transações e a gestão, os pagamentos contactless sem PIN têm um montante máximo por transação que, por norma, ronda os 50 euros.

Existe, igualmente, um limite ao montante de pagamentos consecutivos sem PIN que varia em função de cada entidade emissora do cartão, mas que, regra geral, é de 150 euros.

Caso o seu cliente atinja o limite de pagamentos contactless consecutivos sem PIN, terá de efetuar uma transação com PIN para poder voltar a usufruir dos primeiros.

O cliente poderá ter de inserir o PIN, mesmo que ainda não tenha ultrapassado o limite de transações contactless consecutivas

Numa ou numa outra ocasião, como medida de segurança, poderá ser necessário pedir ao seu cliente que insira o PIN numa transação realizada num TPA Contactless, mesmo que este ainda não tenha atingido os limites máximos definidos.

Um cartão de débito/crédito sem contactless pode ser utilizado num TPA contactless?

A resposta é sim. Apesar de já existirem poucos cartões sem contactless, é útil saber que estes podem ser utilizados num TPA Contactless sem qualquer problema. Para o efeito, o cliente só terá de introduzir o cartão no terminal e, de seguida, inserir o PIN.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *