Alimentos que aceleram o metabolismo
Decidiu reequilibrar a sua dieta e está absolutamente certo. Para se dar a si próprio a melhor hipótese de perder esses quilos extra, considere incluir certos alimentos conhecidos por acelerarem o metabolismo e a queima de gordura no seu menu.
Um metabolismo rápido queima mais calorias do que um metabolismo lento. Os cientistas utilizam o termo “alta taxa metabólica basal” para descrever pessoas com uma baixa percentagem de gordura corporal.
Os seus corpos têm uma taxa relativamente elevada de absorção de nutrientes, o que significa que são capazes de queimar rapidamente calorias sem armazenar gordura – ou muito pouco.
Um metabolismo rápido é a chave para uma perda de peso eficaz.
Conheça alguns alimentos que são conhecidos por acelerarem a actividade metabólica.
Café
A investigação mostra que a cafeína na sua chávena de café matinal (é melhor limitar a sua ingestão de cafeína à manhã, para não interferir com o seu sono), pode ter propriedades estimulantes metabólicas.
Um estudo descobriu que 100mg de cafeína (cerca de 1 chávena) aumentaram a taxa metabólica de repouso dos voluntários em 3-4% durante 150 minutos.
Dito isto, é importante prestar atenção à forma como se prepara o café.
Para maximizar os benefícios metabólicos da sua chávena, tente manter o teor de açúcar baixo, optando por um toque de doçura com um adoçante de baixo teor de carboidratos, como stevia e algum leite de coco não adoçado, em vez daquele leiteiro e daquele creme de café com açúcar.
Por falar em cafeína, o chá verde é outro alimento (ou melhor, bebida) que impulsiona o metabolismo. Para além da cafeína acima mencionada, o chá verde é rico em catequinas e flavonóides, compostos conhecidos por acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico.
Tal como o café, ficou demonstrado que aumenta o metabolismo nos indivíduos. durante o exercício.
Uma variedade de chá verde que é particularmente benéfica para impulsionar o metabolismo é Matcha.
Match contém o antioxidante EGCG, que demonstrou aumentar significativamente o metabolismo e os efeitos de aumento de gordura no corpo em comparação com o chá verde tradicional.
De facto, a investigação sugere que pode até estimular os genes responsáveis pela quebra de gordura.
Gengibre
Este pequeno mas potente tempero de aquecimento é um dos melhores alimentos a incluir na sua dieta se procura aumentar o seu metabolismo, entre outros benefícios para a saúde!
O gengibre é rico em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, e a investigação sugere que pode ser benéfico para tudo, desde a digestão até à perda de peso.
Grão de bico
O grão-de-bico é carregado com fibras e proteínas saudáveis que o ajudam a sentir-se cheio, tornando-o uma vitória fácil para um plano alimentar saudável.
O aumento da saciedade ajuda a evitar o excesso de comida, o que mantém o seu metabolismo em alta!
Quanto às proteínas, a investigação mostra que os alimentos ricos em proteínas ajudam a aumentar a queima metabólica através do seu efeito térmico.
Como a proteína é mais difícil de digerir, o corpo precisa de mais energia para a decompor. Mais energia significa mais calorias queimadas, e mais calorias queimadas significa um aumento do metabolismo!
Lembre-se, em vez de tentar alterar a velocidade do seu metabolismo, a melhor maneira de manter um peso saudável é procurar um equilíbrio entre as calorias que ingerir e as calorias que queimar.