Visiokids @ Lab

A Insizium é a produtora de uma série de animação sobre ciência imaginada pelo Visionarium. Este trabalho conta com 65 episódios e é já um sucesso no programa ZigZag da RTP2.

comunicado de imprensa:

Chama-se Visiokids a primeira produção da Insizium no segmento de série televisiva, a qual já está no ar, na RTP 2, no programa “Zig Zag”. Destinada ao público infantil dos seis aos dez anos, a série é composta por 65 episódios de cerca de dois minutos cada um, transmitidos de segunda a sexta-feira. A série, que também está a cativar o público adulto, destina-se a divulgar a ciência de modo informal e divertido, nas mais diversas abordagens, pelo que cada uma das personagens é especialista em áreas do conhecimento: Atómico (odisseia da matéria (energia, luz, química e novos materiais)), Bit (informática e robótica), Cassiopeia (geografia, animais, plantas e ambiente), Cósmico (astronomia e astrofísica) e Vita (corpo humano, ADN e vida). Os ambientes em que as acções decorrem são tanto o de laboratório como o de jardim, ou ainda um sótão, conforme o desenrolar da aventura em que os cinco amigos participam. O motor a jacto, o veículo lunar, a vida no espaço, a oxidação, os sismos e os vulcões, são algumas das aventuras e experiências, recheadas de humor e espontaneidade. Cada episódio aborda um tema e, à sexta-feira, é sugerido às crianças a realização de uma experiência científica, que pode ser reproduzida em casa. O trailer e demais episódios podem ser vistos nos links indicados.

Personagens em 3D stereo complementam a série

João Vieira, chairman da Insizium, disse que esta série «resulta do facto de a Insizium ser uma empresa cada vez mais preocupada em divulgar o conhecimento de forma mais apelativa. Por isso, em paralelo com a série televisiva, também haverá no Visionarium aplicações com as personagens dos Visiokids em 3D stereo, nos equipamentos Realidade Virtual da Insizium ali instalados. Desde que começou a ser desenvolvida, em 2012, esta produção envolveu cerca de uma dezena de colaboradores em contínuo, sendo que a equipa sénior tem mais de 15 anos de experiência nas diferentes áreas de competência da empresa. Importa referir que a produção de episódios de cerca de dois minutos pode parecer pouca coisa, mas se multiplicarmos por 65 temos 130 minutos de animação 3D. Isto equivale a tanto tempo de animação como um filme de longa metragem, com a “agravante” de, neste caso, haver 65 argumentos diferentes».

O Visiokids é um conceito do Visionarium, encomendado à Insizium, sendo os conteúdos científicos da responsabilidade do Visionarium, com a consultoria científica da Universidade do Porto. A série tem o apoio do COMPETE-Programa Operacional Factores de Competitividade.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata