As marcas e os serviços descobriram um novo filão nos vídeos gravados a 360º. Diz-se que é o futuro, todos os emblemas se apressam a mostrar que têm argumentos para a “batalha” dos óculos virtuais (por exemplo), mas quem será o autor dos conteúdos? Nós, pois então! E para nos apresentar este novo mundo (e criar-nos uma necessidade), que tal o YouTube passar a disponibilizar, a partir de hoje, transmissões em directo em 360º com áudio espacial tornando toda a experiência de vídeo ainda mais imersiva?
O áudio espacial permite escutar o som de todas as direcções e ter uma experiência mais autêntica e real.  Como ponto de partida, será retransmitido em 360º o festival Coachella, proporcionando actuações de artistas conhecidos e de alguns dos melhores momentos deste evento de música mundialmente conhecido. O mais interessante da narração de histórias com a tecnologia de 360º é o permitir desfrutar de experiências de qualquer tipo em qualquer parte do mundo. O que eram antes experiências limitadas, agora passam a estar disponíveis a todos os indivíduos em qualquer lugar e em qualquer momento.
Neal Mohan, Chief Product Officer, viu recentemente Dub360: exercícios de aquecimento de Stephen Curry antes do jogo e escreveu um post dedicado ao assunto que podem ler de seguida.
 

Um passo mais próximo da realidade: apresentamos as transmissões em directo em 360º e o áudio espacial no YouTube

Recordo-me que quando era criança desejava estar nas finais da NBA ou ver um concerto em directo. Estes sonhos só se tornaram realidade uns anos mais tarde quando concretizei estes desejos.  Na actualidade, a realidade virtual e o vídeo em 360º podem aproximar-nos mais dos locais e dos momentos especiais. Hoje damos um novo passo para tornar a experiência do vídeo ainda mais imersiva com a apresentação das transmissões em 360º e do áudio espacial no YouTube.
Em Março de 2015 disponibilizámos suporte para o vídeo em 360º. músicos, desportistas,   marcas, onde os criadores de conteúdos fizeram coisas incríveis graças a esta tecnologia e, a partir de agora, poderão ir ainda mais além para levar os internautas a onde desejam estar graças às transmissões em directo em 360º e ao áudio espacial. Como ponto de partida, vamos retransmitir em 360º o festival Coachella, proporcionando actuações de artistas conhecidos e de alguns dos melhores momentos deste evento de música mundialmente conhecido.
Se os seus sentidos já podem desfrutar de um concerto em 360º, imaginem que seria possível escutar também os sons ao redor tal como acontece na vida real onde a profundidade, a distância e a intensidade têm um papel destacado. A partir de hoje, disponibilizamos também o áudio espacial para vídeos on-demand (non live streams). Esta novidade permite escutar o som de todas as direcções e desfrutar de uma experiência mais autêntica e real. Reproduz esta lista num dispositivo Android e comprova-o.

Jazz.gif

Para garantir que todos os criadores têm a possibilidade de contar histórias incríveis com tecnologia de realidade virtual temos colaborado com empresas de diversos sectores. A VideoStitch e a Two Big Ears são empresas de software que estão a desenvolver tecnologias compatíveis com retransmissões de vídeo em 360º e áudio espacial (respectivamente) para o YouTube. Algumas já se encontram disponíveis e muito em breve serão disponibilizadas ainda mais tecnologias deste tipo. Além disso, as retransmissões de vídeo em directo em 360º e áudio espacial estão já à disposição de todos e de forma tangível em todos os YouTube Space espalhados pelo mundo para que possam ser utilizados.

O mais interessante da narração de histórias com a tecnologia de 360º é o permitir desfrutar de experiências de qualquer tipo em qualquer parte do mundo. Um estudante pode assistir a um evento académico que esteja a ter lugar no outro lado do mundo, os amantes de viagens poderão deslocar-se a locais mais distantes que ainda não conhecem ou podemos, por exemplo, mergulhar no mar profundo, e tudo sem as limitações físicas do mundo real. Os jovens que hoje em dia sonham um dia assistir a um jogo ou a um concerto poderão passar a ter acesso a estas experiências em primeira mão, mesmo quando estão longe dos locais onde decorrem estes eventos. O que eram antes experiências limitadas, agora passam a estar disponíveis a todos os indivíduos em qualquer lugar e em qualquer momento.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *