277+278-L

Mesmo a tempo do Verão, a Vostok Europe acaba de apresentar dois novos modelos que conjugam um acabamento invulgar com movimentos cronógrafos com data numa caixa de aço estanque até 300 metros e válvula de hélio, ideal para quem procura um relógio capaz de chegar aos extremos.

Os dois novos modelos pertencem à gama Lunokhod da marca e têm a referência 6S21-620E277 (caixa em preto) e 6S21-620E277 (caixa em azul). Em ambos os casos os relógios são comercializados numa “dry box” igualmente resistente à água e que inclui duas braceletes (pele e borracha de silicone) e ferramenta para a sua substituição.

Estes cronógrafos são os primeiros Lunokhod a optar pelo calibre Citizen/Miyota 6S21 que a marca já usava noutras gamas e cujo ponteiro dos segundos do cronógrafo possui um deslocamento suave, de 4 “beats” por segundo, como num relógio mecânico.

Além disso, é também a primeira vez que a marca utiliza um acabamento em PVD azul, o qual dá ao modelo com a referência 6S21-620E277 o seu carácter único.

Todos os Lunokhod são acompanhados de um relatório de testes que certifica a sua estanquidade até 300 metros de profundidade. A sua construção e acabamento de alta qualidade inclui válvula de hélio, bisel rotativo unidireccional, iluminação de ponteiros e índices através de tubos de trítio (que brilham permanentemente sem necessidade de serem antecipadamente iluminados) e mostrador protegido com vidro mineral K1 com 3,5mm de espessura.

O PVP sugerido é de 679€ para a variante 277 e de 769€ para a referência 278. Veja aqui os preços completos da gama.

Valvula de hélio-L

A válvula de hélio
Num relógio para utilização em grandes profundidades, a válvula de hélio tem um papel extremamente importante, nomeadamente para profissionais que trabalhem com sinos de mergulho. Apesar de o relógio ser totalmente resistente à água, existe a possibilidade de que os átomos de hélio (muito mais pequenos do que as moléculas de água) usados na mistura do gás de respiração, penetrem na caixa – hélio esse que irá ter a mesma pressão da água à profundidade a que o relógio está a ser usado. Caso o processo de descompressão do mergulhador termine sem que o hélio tenha tido tempo de evaporar do relógio, a diferença de pressão entre o interior e o exterior do relógio pode danificá-lo. A válvula mecânica unidirecional que equipa todos os Lunokhod destina-se a evitar este fenómeno, libertando automaticamente o hélio e equalizando a pressão interna do relógio com a pressão atmosférica à superfície, protegendo assim o seu movimento.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts