Criada para mudar o presente e o futuro da mobilidade, a inovadora e sustentável Vespa Elettrica já se vende em Portugal. Será um neo-classicismo?

Num mundo cada vez mais eléctrico, com as trotinetes a mudarem a configuração da via pública e muitas bicicletas para alugar, esperava-se que as marcas de scooters percebesem o filão e atacassem sem dó nem piedade todo um mercado aberto a novas soluções.

Mas o que se passa é o oposto. São raras as scooters eléctricas para venda de marcas com notoriedade e de elevado apreço por parte do consumidor. Surgem umas chnesas aqui e ali, mas falta o empurrão de um veradeiro ícone.

Vespa Elettrica - Xá das 5

A Vespa para futuro

A versão eléctrica da mais clássica scooter chega finalmente a Portugal. Antecipo uma carreira de sucesso, mesmo que o preço seja alto, mas há que contar com os millennials endinheirados com as start-up, os quarentões e cinquentões que já amealharam algum para estes extras, ou e porque não, uma política renovadora de frotas de muitas empresas.

A versão “verde” da icónica scooter do Grupo Piaggio é sinónimo de conectividade, acessibilidade e silêncio.

Promete uma condução fácil, ágil e agradável (mesmo em velocidades mais baixas e em tráfego urbano congestionado), em silêncio absoluto e com total ausência de vibrações.

Mas a maior vantagem está no minimizar da poluição atmosférica e acústica, tornando as cidades menos caóticas e mais habitáveis.

E anda bem?

Com uma potência máxima de 4 kW e um desempenho dinâmico típico de motores eléctricos, a performance da Vespa Elettrica supera a das tradicionais scooters de 50 cc, particularmente no que diz respeito à aceleração e ao início de subidas.

Quem já experimentou um veículo eléctrico sabe bem que o arranque bate tudo e todos e será uma mais valia nos semáforos urbanos

A moderna bateria de lítio com sistema de recuperação de energia (que recarrega durante a desaceleração) garante uma autonomia de até 100 km (quer em estrada como em ambiente urbano). 

Vespa Elettrica - Xá das 5

Recarregar “em casa” ou na rua

A recarga do veículo, completa em 4 horas, é feita através do cabo (localizado no compartimento por baixo do selim), numa tomada eléctrica tradicional ou num posto de recarga público.

Esta bateria garante uma eficiência de excelência de até 1.000 ciclos de carga completos, ou seja, entre 50.000 a 70.000 km (equivalente a, aproximadamente, 10 anos de utilização do veículo em ambiente urbano).

Mesmo após os 1.000 ciclos de carregamento, a bateria mantém 80% da sua capacidade, continuando a ser perfeitamente utilizável.

Localizada sob o assento, a bateria compacta não compromete a funcionalidade do compartimento por baixo do assento, que mantem a sua capacidade para um capacete Jet.

Eco, power e macha-atrás

O sistema Ride by Wire permite o controlo da potência do motor. Ao pressionar o botão RIDING MODE, no lado direito do guiador, o piloto escolhe o modo ECO (com velocidade limitada a 30 km/h e aceleração mais gradual, este modo permite economizar energia e prolongar a vida útil da bateria) ou POWER (modo de condução que explora completamente a potência do motor). Para facilitar mobilização da Vespa Elettrica durante manobras, o condutor pode ainda utilizar o modo REVERSE.

Vespa Elettrica - Xá das 5

Conectividade total

A nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa (que liga o smartphone ao veículo) permite a gestão de recursos na interface incorporada no painel de instrumentos digital, com ecrã TFT a cores de 4,3 polegadas.

Velocidade, modo de condução, alcance residual em km, nível de carga da bateria (%), qualidade de condução ecológica e nível de energia (utilizado ou recuperado durante a viagem) são algumas das informações exibidas no visor TFT que, aquando da conexão do smartphone via Bluetooth, permite também a visualização de notificações de chamadas recebidas e mensagens.

O sistema permite ainda, através dos botões do guiador, atender chamadas ou reproduzir músicas da sua própria lista de preferências.

A Vespa Elettrica tem um preço de venda ao público recomendado de € 6.790

Em Abril, a versão equivalente a um motociclo de 125 cc vai estar também disponível na rede de concessionários Vespa Elettrica, por um preço de venda ao público recomendado de €6.990

Aos valores mencionados acresce despesas de documentação devidas ao Estado.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *