nissan-e-power-range-extender-drivetrain-7

A Nissan revelou a primeira aplicação num veículo de série de uma nova motorização intitulada e-POWER. Trata-se da primeira vez que a tecnologia Nissan e-POWER está disponível para os consumidores, assinalando um marco significativo na estratégia de Mobilidade Inteligente da Nissan.

O sistema Nissan e-POWER baseia-se na tecnologia de veículos eléctricos aperfeiçoada no Nissan LEAF, o veículo eléctrico puro mais vendido da história, com mais de 250.000 unidades vendidas. No entanto, o sistema Nissan e-POWER acrescenta um pequeno motor a gasolina para carregar, quando necessário, a bateria de elevado desempenho, eliminando a necessidade de um carregador externo e oferecendo simultaneamente um elevado desempenho.

A tecnologia Nissan e-POWER

O sistema e-POWER junta ao motor eléctrico um motor a gasolina, mas as rodas do veículo são sempre e unicamente accionadas pelo motor eléctrico. A alimentação deste motor provém de uma bateria de elevado desempenho, que por sua vez é carregada por um compacto grupo motopropulsor constituído por um gerador eléctrico, inversor e um motor a gasolina.

Nos sistemas convencionais híbridos um motor eléctrico de baixa potência é associado a um motor a gasolina para accionar as rodas quando a bateria está fraca (ou no caso de deslocações a velocidades elevadas). No entanto, no sistema e-POWER da Nissan o motor a gasolina não está ligado às rodas; simplesmente carrega a bateria. E, ao contrário de um veículo totalmente eléctrico, a fonte de alimentação tem origem no motor e não apenas na energia externa que carrega a bateria.

Este tipo de sistema requer geralmente um motor e baterias maiores, uma vez que a fonte directa para accionar as rodas é apenas o motor, o que dificultou até agora à indústria automóvel a montagem deste tipo de sistema em automóveis compactos. A Nissan desenvolveu uma solução pioneira para minimizar e reduzir o peso e concebeu métodos de controlo do motor mais ágeis, para optimizar a gestão da energia. Como resultado, a Nissan criou um sistema que utiliza uma bateria mais pequena do que a do LEAF, mas oferece a mesma experiência de condução agradável de um veículo totalmente eléctrico.

Nissan-e-POWER-4

Os benefícios do sistema Nissan e-POWER

Uma vez que o sistema Nissan e-POWER corresponde essencialmente a um veículo eléctrico cujo motor acciona directamente as rodas, todas as virtudes que tornam os veículos eléctricos tão populares no mercado são mantidas. O e-POWER fornece um fantástico binário quase instantaneamente, o que melhora a resposta da transmissão e resulta numa aceleração forte mas suave. O sistema opera também de uma forma muito silenciosa, tal como um veículo totalmente eléctrico.

Já que o sistema Nissan e-POWER depende do motor de combustão com uma frequência muito baixa, e este motor não tem que accionar as rodas directamente, a sua eficiência em termos de combustível é bastante superior à dos híbridos convencionais, especialmente nos trajectos suburbanos e em cidade. O sistema e-POWER permite assim desfrutar de todos os benefícios de um veículo eléctrico sem a preocupação com o carregamento da bateria.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts