Brother Paul Talbot 31-RT cropped

CASE STUDY

A série de impressoras térmicas portáteis com tecnologia da Brother revelou-se um sucesso, num novo e inesperado mercado vertical – a indústria das tatuagens.

Tradicionalmente utilizada por trabalhadores no terreno e pessoal dos serviços de emergência, que precisam de imprimir em movimento e em alta qualidade, documentos de página inteira – a série PJ-600 foi trazida para o mercado europeu em 2011.

Mas os tatuadores adoptaram os modelos da gama PJ da Brother – usando-os para imprimir os desenhos das suas tatuagens em papel stencil. As saídas de impressão precisas são então transferidas para a pele, deixando tudo preparado para a obra de arte começar.

A indústria das tatuagens, nos EUA foi a primeira a adoptar a tecnologia da gama PJ-600 da Brother. A alta resolução de impressão térmica fornece o detalhe necessário para que os tatuadores criem os seus projectos complexos, coloridos e elaborados, com impressões de 300ppp transferidos para a pele, como o ponto de partida para o seu trabalho de tinta.

O design portátil e compacto da série PJ, torna estas máquinas perfeitas para os tatuadores levarem os seus trabalhos para a estrada e convenções de tatuagens.

A série de impressoras térmicas alcançou o seu sucesso e saiu dos EUA – com mais de 1.000 PJ, a fazerem parte do kit dos estúdios de tatuagem na Europa.

 

O tatuador Paul Talbot fala directamente sobre a PJ623

Paul elogia a impressora térmica portátil, PJ623 como o equipamento que transformou a sua arte.

O tatuador, e antigo designer gráfico e músico, que teve uma breve passagem pela faculdade de belas artes, trabalha no estúdio Modern Electric Tattoo, em Birmingham, no Reino Unido, e tatuou os seus desenhos de tinta em convenções por toda a Europa e Estados Unidos da América.

“A PJ623 transformou a minha forma de tatuar e é tão importante para o meu trabalho como a tinta preta,” afirma Paul Talbot, de 42 anos, que descreve o seu estilo como design gráfico “grunge”, na pele.

Paul descobriu a impressora térmica portátil da Brother enquanto pesquisava por uma boa solução, para preparar as suas tatuagens em stencil – costumava transferir os seus desenhos do seu computador para o corpo do cliente.

Estava frustrado com o equipamento de impressão térmica tradicional usado na indústria das tatuagens. Equipamentos que considerava sensíveis ao transporte e demasiado grandes para levar para convenções. Em vez dos tatuadores fazerem fila nos stands das convenções para terem os seus projectos feitos, passavam a levar os seus próprios equipamentos de impressão térmica para o local.

Paul procurava por um equipamento de impressão térmica que desse uma melhor definição aos seus desenhos e que acabasse com as falhas existentes no processo de stencil. Queria uma máquina que fosse robusta, de confiança e portátil, e que lhe permitisse levar o seu próprio kit, sempre que tivesse que trabalhar fora do estúdio.

Comprou algumas impressoras térmicas antigas no eBay e testou as suas capacidades de tatuagem em stencil, mas sem sucesso.

“A solução perfeita teria que apresentar resoluções de 300DPI, para que fosse possível replicar os meus desenhos na pele, com detalhes precisos e preferencialmente que fosse pequena e portátil, por uma questão de conveniência. Quando descobri a PJ623 da Brother, correu lindamente, e respondeu a todas as minhas necessidades enquanto tatuador, num único equipamento.”

Paul adotou a impressora como parte integrante do seu kit de tatuador, e usa a diariamente. Quando levou a PJ623 em viagem, os seus colegas ficaram intrigados com a tecnologia que ele estava a usar no seu stand, para criar as suas próprias tatuagens em stencil, em vez de estar na fila do equipamento de impressão da convenção.

Depois de conquistar a atenção dos seus tatuadores com o equipamento da Brother, Paul criou um YouTube tutorial para partilhar com os seus colegas artistas, sobre como usar a PJ623 para fazerem os seus próprios stencils.

“Esta impressora aumentou os objectivos da minha arte e do meu trabalho”, acrescentou Paul, que abriu o seu estúdio há seis anos. “O detalhe patente na tecnologia de impressão térmica da Brother é impressionante, com uma complexidade de pontilhismo e precisão, que conquistou tanto os meus clientes como os meus colegas da indústria.”

“Não tenho que me preocupar ou alterar qualquer parte do meu projecto no computador, pensando que não vai ser fácil a tarefa do processo de stencil. Posso marcar mais tatuagens no estúdio, porque a impressão térmica é fácil, fiável, e posso começar a trabalhar mal o stencil esteja impresso.”

“Este produto faz parte do futuro da indústria e pode transformar a forma como as tatuagens são feitas. É um marco na história desta indústria, tão importante como a da introdução das agulhas descartáveis. Deve estar presente em cada kit de qualquer estúdio de tatuagens moderno, é um produto pioneiro para a indústria, de baixo custo e muito melhor que qualquer kit existente”

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *