STINGRAY BLACK retoush Vitaly element-X3

Resistência e usabilidade: estes foram os dois conceitos que estiveram sempre presentes durante o desenho e concepção do novo Ocean Stingray, o relógio da Sturmanskie resistente a pressões de até 30 atmosferas, ou seja, 300 metros de profundidade.

A lendária marca russa – a primeira a viajar até ao espaço, no pulso do primeiro cosmonauta, Yuri Gagarine – propôs-se assim criar um relógio capaz de ser usado nas situações mais extremas mas que, ao mesmo tempo, pudesse ser uma peça de utilização no dia-a-dia.

Por esta razão, todas as decisões de engenharia foram coordenadas com os aspectos práticos da utilização do relógio e, claro, desenhadas de forma a criar um modelo esteticamente apelativo.

O resultado foi um relógio único e distintivo, como só um Sturmanskie pode ser. A coroa de rosca protegida, por exemplo, foi colocada na posição das 2H00 para maior comodidade de utilização, de forma a não vincar o topo da palma da mão.

3-X3

O bisel rotativo unidirecional, para controlo do tempo de mergulho foi outro dos aspetos mais cuidados na criação desta peça. Os mestres relojoeiros da Sturmanksie criaram um sistema com dois biséis: um interior, fixo com parafusos, faz pressão sobre o espesso (4mm) vidro do mostrador de alta resistência de forma a assegurar máxima estanquidade; o bisel exterior possui rotação unidirecional para controlo do tempo de mergulho e é ligeiramente sobredimensionado (mais 1,5mm de diâmetro face à caixa) para facilitar o seu manuseamento.

Principais características

Baseado num fiável movimento automático NH35A com data e possibilidade de corda manual e paragem de segundos, o Sturmanskie Ocean Stingray possui uma caixa em aço escovado de 46 mm e um bisel unidirecional em PVD preto lacado com 47,5mm.

Os ponteiros, numerais e índices possuem tratamento com Superluminova para excelente visibilidade no escuro, o mesmo acontecendo com seis pontos (nas posições horárias pares) no bisel rotativo. Estão ainda disponíveis variantes deste modelo nas quais o mostrador possui duas barras de aço verticais de protecção, reminiscente dos relógios usados nos submarinos soviéticos.

Os Sturmanskie Ocean Stingray são vendidos numa caixa exclusiva que inclui duas braceletes (pele genuína e borracha de silicone) bem com uma ferramenta para a sua substituição.

sturmanskie stingray box and packaging-X3

Estes relógios estarão disponíveis em Portugal a partir do final de Fevereiro através da rede de agentes da Sociedade de Relojoaria Independente. O PVP sugerido é de 735 euros.

Referências disponíveis:

NH35/1825893: Mostrador preto com padrão “Stingray” e destaque verdes. Numerais às 12 e 6 horas.

NH35/1825894: Mostrador preto com padrão “Stingray” e destaques laranja. Numerais às 12 e 6 horas

NH35/1825895: Mostrador preto com padrão “Stingray” e destaque verdes. Mostrador protegido com duas barras de aço verticais. Numerais às 12 e 6 horas

NH35/1825897: Mostrador verde com destaques pretos. Numerais às 12 e 6 horas

NH35/1825898: Mostrador verde com destaques pretos. Mostrador protegido com duas barras de aço verticais. Numerais às 12 e 6 horas

NH35/1825899: Mostrador preto com destaques brancos. Índices em todas as posições horárias.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *