shrimpshellsprayfoamHR-590x330

O que fazemos, porque nos ensinaram, quando nos cortamos e estamos a “esvair-mo-nos em sangue”? Ou chupamos até estancar ou aplicamos pressão até travar. Mas quando o golpe é mais profundo, esse passo pode ser difícil e até contraproducente. Portanto, o melhor é gritar pela mãe ou seguir até às urgências de um hospital, curiosamente, o que a mãe nos obrigaria a fazer.

Contudo, essa viagem aterrorizante vai deixar de ser necessária. Uns quantos cientistas da Universidade de Maryland desenvolveram um spray inovador que trava a hemorragia quando aplicado directamente na ferida, fechando-a quase de imediato ao criar uma barreira que trava o fluxo sanguíneo.

A espuma mágica, e esta é que é a parte interessante da notícia, é feita de cascas de camarões e outros crustáceos e, pelos testes já realizados, consegue uma eficácia quase total, ali nos 90%.

Mais info aqui.

 

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts