Como era esperado, a Sony foi de armas e bagagens para a CES 2015 e apresenta-se com a filosofia “inspirar e satisfazer a curiosidade das pessoas de todo o mundo, emocionando-as”. Há várias novidades e protótipos, dos quais se destacam a tecnologia 4K de Definição Ultra Elevada, o Áudio de Alta Resolução (“Hi-Res”) e o SmartWear.

Imagem

A aposta no 4K é evidente com 12 novos televisores LCD BRAVIA 4K Ultra HD, distribuídos por quatro séries, para uma qualidade de imagem mais deslumbrante que nunca graças ao inovador e exclusivo Processador X1 4K da marca.Outro factor a ter em conta é a espessura de alguns destes modelos: apenas 4,9mm na parte mais fina, faz com que sejam os mais finos do mundo. São também compatíveis com colunas Hi-Res próprias.

A Sony revela a série X9000C que inclui um novo conceito de design “Floating Style“. Outra das novidades é a apresentação da série X9300C com os primeiros televisores do mundo a suportar áudio de alta resolução, equipados com colunas compatíveis com áudio de alta resolução e a tecnologia DSEE HX patenteada pela marca, que optimiza o áudio comprimido das transmissões televisivas e outras fontes para níveis próximos do áudio de alta resolução.

Os novos produtos da Sony suportam o codec de vídeo H.265/HEVC (High Efficiency Video Coding) compatível com 4K, bem como os padrões de compressão de vídeo WebM VP9, permitindo, assim, aos utilizadores desfrutar de uma variedade de plataformas 4K. E, uma vez que o YouTube utiliza o formato VP9 em todo o mundo, os utilizadores poderão visualizar os seus próprios conteúdos 4K, tais como vídeos gravados com uma Action Cam 4K e carregados no YouTube, nos seus novos televisores BRAVIA.

A Sony está também a equipar muitos modelos 4K e Full HD com o mais recente sistema operativo Android TV da Google, tornando a comunicação entre televisores e dispositivos móveis mais rica que nunca. Por outro lado, a interface One-Flick Entertainment proporciona uma experiência de utilização alargada, com um funcionamento intuitivo através do touchpad do telecomando que permite aceder a uma biblioteca de conteúdos com apenas um movimento.

A nova Action Cam surge também com capacidade de gravação 4K, assim como uma nova câmara de vídeo Handycam FDR-AX33 4K que é cerca de 30% mais pequena e 20% mais leve que o modelo actual estando equipada com a tecnologia Balanced Optical SteadyShot patenteada pela Sony.

Áudio

A Sony apresenta um total de dez novos dispositivos Hi-Res, incluindo o Walkman NW-ZX2 topo de gama. Este novo modelo oferece até 33 horas de reprodução de áudio de alta resolução (a 192 kHz/24 bits) e uma qualidade de reprodução ultraelevada através da ligação Bluetooth, quando o dispositivo é emparelhado com os novos auscultadores MDR-1ABT.

Encontramos também auscultadores, colunas sem fios, sistemas de cinema em casa e amplificadores multicanal integrados. Com a tecnologia de codec LDAC recentemente desenvolvida pela Sony, que permite a transmissão de uma quantidade de dados de áudio aproximadamente três vezes superior à actualmente possível com as tecnologias existentes, os utilizadores podem agora ouvir música, sem fios, através de Bluetooth com uma qualidade nunca antes vista. A exposição da Sony inclui também o poder da SongPal Link, uma nova funcionalidade disponível nos novos produtos da Sony e que permite a reprodução de áudio simultânea através de múltiplos dispositivos ligados.

SmartWear

Entre os seus protótipos SmartWear, a Sony revela o Smart B-Trainer, um dispositivo estilo auscultadores leve e tudo em um, concebido para os atletas, que inclui sensores de corrida essenciais e capacidade de reprodução de música. Este dispositivo incentiva o utilizador a adotar uma rotina de corrida sustentável, favorecendo o progresso através da seleção automática de músicas com ritmos que correspondam ao ritmo cardíaco do utilizador e oferecendo orientação áudio para uma grande variedade de programas de treino.

A exposição da Sony inclui também a primeira aparição pública do modelo conceptual SmartEyeglass Attach! para uma utilização desportiva. Um módulo de lente única para adaptar a óculos convencionais, anunciado em dezembro de 2014. Este módulo de lente única de alta resolução, optimiza a tecnologia OLED exclusiva da Sony e pode ser integrado em óculos de marcas parceiras da Sony, melhorando as experiências dos utilizadores através do fornecimento de informações essenciais apresentadas num visor a cores de alta resolução. O módulo é ideal para a utilização interior ou exterior, juntando-se aos óculos de lente transparente SmartEyeglass – concebidos para criativos e com lançamento previsto para o final do presente ano fiscal – para a estreia da Sony no mundo de dispositivos wearable inteligentes. A Sony irá continuar a expandir a sua linha SmartWear com novos conceitos e formas inovadoras em linha com as suas funcionalidades.

Life Space UX

Na CES International de 2014, a Sony apresentou o seu novo conceito de projeção Life Space UX, que reconfigura a forma de viver e tirar o máximo partido dos espaços. A Sony vai avançar com a comercialização de alguns protótipos do Life Space UX, no seguimento do produto inaugural da linha – o projector 4K Ultra Short Throw. Quando colocado a menos de um metro de uma parede, este projector transforma-a numa janela de tamanho real para outro mundo, com uma imagem expansiva de 147 polegadas que oferece uma nitidez quatro vezes maior que a do Full HD. Foi lançado nos Estados Unidos em setembro do ano passado.

Este ano, serão lançados no mercado alguns produtos Life Space UX inovadores, incluindo a coluna LED Bulb – uma coluna em forma de lâmpada com função de lâmpada de luz funcional. Adapta-se a qualquer divisão da casa e permite reproduzir música através da ligação sem fios. Também com lançamento previsto está o projector portátil Ultra Short Throw, um modelo compacto em forma de cubo de aproximadamente 10 cm. Este projector tem capacidade para projectar imagens até 50 polegadas, permitindo a visualização de filmes no local onde a unidade está posicionada, quer seja na mesa da cozinha ou perto da banheira. Por fim, a Sony apresenta, pela primeira vez, três modelos de colunas Symphonic Light, mais um tipo de dispositivo de iluminação emissor de áudio, capaz de encher qualquer espaço com um som cristalino.

 

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts