A revelação da linha de QLED TV aconteceu antes do lançamento comercial dos novos produtos no retalho a ter lugar já em Março

Fui até ao Porto na véspera do dia dos namorados, para me deixar seduzir por outros brilhos, cores, feitios e tamanhos.

Na Alfândega da invicta, um monumental edifício quen não tem fim à vista, atendi à apresentação de toda a nova gama de televisores da marca, assim como muitas das novas tecnologias que estão já incluidas nos novos modelos, como outras que só veremos num futuro próximo.

Depois da apresentação formal, lugar para o salão gigantesco onde a Samsung montou toda a sua gama e nos presenteou com uma tour bem explicativa das melhorias, dos processos e das dinâmicas.

Uma coisa é certa, o evento enche o olho. É difícil não ficar admirado ao perceber a qualidade de imagem da imensa The Wall, ou desejar ter um 65″ Qled 8K lá em casa.

Samsung Forum 2019
Samsung Forum 2019

A Samsung escolheu a cidade do Porto (Mónaco saiu derrotado) para receber cerca de 2000 convidados durante três dias, entre jornalistas a clientes, para mostrar todo o lineup 2019.

O difícil, por entre tanta proposta, é conseguir começar com um das muitas propostas, mas o destaque terá de ir para os modelos com tecnologia QLED 8K e 4K, incluindo a TV Samsung Q900R 8K, devido às dimensões adequadas às nossas casas (enfim, de alguns) com destaque para as versões 65 e 98 polegadas.

Mas existem propostas para todos os bolsos e paredes, como os modelos 4K Q90R, Q80R, Q70R e Q60R, com ofertas entre as 43 e as 82 polegadas.

No total, a linha Samsung QLED de 2019 apresenta-se com mais de 20 modelos.

A inclusão de mais televisões de grande dimensão neste lineup faz parte de uma estratégia mais abrangente da Samsung, que tem origem na mudança verificada na procura dos consumidores. De acordo com a empresa IHS Markit, o mercado de TVs de 75”, ou superiores, registou 2,1 milhões de unidades em 2018 e espera-se que cresça 43% para 3 milhões este ano e para 5,8 milhões de unidades até 2022.

“Verificámos, com agrado, a total confiança que os nossos clientes depositaram nas Samsung QLED TV no último ano”, refere Jongsuk Chu, Vice-presidente Executivo de Visual Display Business na Samsung Electronics. “Este ano, os nossos lineups de Samsung QLED 8K e 4K vão responder à crescente procura no mercado de TVs de grande dimensão e orgulhamo-nos de apresentar o nosso lineup mais inovador e envolvente até à data”.

‘Pretos soberbos e um maior ângulo de visualização’ são argumentos de venda

Como parte do compromisso da Samsung em potenciar a sua tecnologia QLED, as televisões QLED de 2019 contam com tecnologia ‘Ultra Viewing Angle’, que reestrutura os painéis da TV para que a retroiluminação passe através do painel, distribuindo a luz de forma equilibrada no ecrã.

Com esta tecnologia, as televisões Samsung QLED de 2019 conseguem facultar imagens mais detalhadas com pretos mais profundos e um ângulo de visualização mais alargado.

Além desta amplitude, as TVs Samsung QLED de 2019 são modelos com iluminação direta (‘Direct-Full-Array’) que possuem um apurado controlo de contraste, permitindo assim pretos mais profundos sem que as cores fiquem prejudicadas.

O The Wall é tão majestoso que nos obriga a sonhar com uma mansão que tenha uma parede que consiga aceitar tão grandioso painel de “luz animada”.

Usando a tecnologia MicroLed, a The Wall é totalmente modular, o que nos permite construir um painel com elementos de vários tamanhos e formatos.

Testes feitos com Modo Ambiente ligado três horas por dia, provam que o gasto energético tem pouco impacto: apenas 67 cêntimos de euro.

Quantum processor
Quantum processor

Depois da sua inclusão nos modelos 8K, o Quantum Processor será agora aplicado nos modelos 4K, para permitir qualquer tipo de conteúdo em diferentes resoluções com luminosidade superior, melhor qualidade de imagem e som otimizado em cada cena, com Upscaling através de Inteligência Artificial.

Outra novidade, e esta que “enche o olho”, também vai estar presente em todos os modelos Samsung QLED TV de 2019: a inclusão da norma HDR10+, um formato premium de processamento de imagem que, de forma simplificada, torna as cenas com mais luz ainda mais claras e as pretas ainda mais escuras.

As novas TVs também suportam transmissão HDMI 2.1 (8K 60P) para além de serviços de streaming recorrendo à inovação Upscaling 8K baseado em Inteligência Artificial.

TV com o assistente de Inteligência Artificial ‘New Bixby’ e uma plataforma aberta

Se bem que está prevista a ligação com os assistentes pessoais Amazon Alexa e com Google Assistant, a marca aposta na funcionalidade New Bixby para que se aceda facilmente aos conteúdos através de comandos de voz no Universal Guide‘ da Samsung, que infelizmente, não pode ser usado em Portugal devido à utilização forçada das Boxes por todos os operadores.

As Smart TVs da Samsung dispõem agora de uma nova aplicação iTunes Movies and TV Shows e suporte para Apple AirPlay 2.

Com a nova aplicação iTunes Movies and TV Shows, os utilizadores podem aceder à biblioteca iTunes e navegar na loja iTunes para comprar ou alugar conteúdo.

Com o suporte para Apple AirPlay 2, os clientes Samsung poderão reproduzir conteúdo sem esforço a partir de dispositivos Apple diretamente nos ecrãs das Smart TVs da Samsung.

Modo Ambiente é um trunfo

O Modo Ambiente disponibiliza informação diária útil, como as horas, as condições meteorológicas e as principais notícias, ou mostrar conteúdo como fotos ou imagens de obras de arte.

Além disso, está disponível uma grande variedade de temas que permitem decorar o ambiente de interior e atmosfera da divisão de acordo com as preferências de cada um.

Os utilizadores podem ainda sincronizar as imagens no ecrã com música quando ninguém estiver a ver televisão.

Um sensor de luz automático colocado na televisão irá permitir a adaptação da luminosidade de acordo com o ambiente, minimizando o consumo energético.

Samsung the frame
Samsung the frame

‘The Frame’ e ‘The Serif’ disponíveis com tecnologia QLED

Com o ‘Art Mode, uma funcionalidade que mostra quadros, imagens e peças de arte digitais no ecrã, o Samsung ‘The Frame‘ transforma o espaço do utilizador numa galeria de arte.

O acesso ao acervo de alguns museus, permite-nos ter na sala milhares de pinturas intemporais e com uma definição espantosa. Este serviço tem um custo mensal aproximado de cinco euros.

A versão de 2019 do Samsung ‘The Frame’ está equipada com ecrãs QLED e disponibiliza uma incrível qualidade de imagem quando em utilização, conferindo ao mesmo tempo uma grande variedade de imagens, uma vez que apresenta cerca de 1.000 peças de arte, que apenas podem ser visualizadas quando a TV estiver desligada.

Samsung Serif
Samsung Serif

A versão de 2019 do Samsung ‘The Serif foi desenhada por Ronan e Erwan Bouroullec com especial ênfase na estética e está disponível através dos modelos de 43, 49 e 55 polegadas, substituindo assim os modelos existentes de 24 a 40 polegadas.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *