mde

Cheguei a tempo para a primeira revelação sul-coreana nesta IFA 2016 e que teve direito a uma festa própria já no dia 31. O novo Gear S3 mostra a grande evolução a partir do excelente e actual Gear S2 que me tem acompanhado no último ano: está mais adulto, encorpado, com um design que sugere um relógio mecânico mas cheio de novas tecnologias – resistência à água (categoria IP68), pagamentos móveis, conectividade LTE, GPS integrado – são algumas das novidades.

Frontier (esq) e Classic (dir)

O Samsung Gear S3 vai estar disponível em duas versões: frontier e classic. O Gear S3 frontier exibe uma estrutura exterior mais robusta e duradoura que combina na perfeição forma e função e foi especificamente desenhado para se integrar em qualquer cenário ou ambientel. O Gear S3 classic  foi concebido com uma especial atenção aos detalhes – com a sua dimensão e forma a serem trabalhadas para alcançarem a mesma consistência e equilíbrio que existe num relógio de luxo.

All-focus

“Com o Gear S3, continuamos a construir um histórico no domínio dos wearables que se distingue pela oferta de distintas opções de escolha que procuram melhor o estilo de vida único dos consumidores”, disse Younghee Lee, vice-presidente executivo da área de Global Marketing, Mobile Communications Business na Samsung Electronics. “O Samsung Gear S2 conseguiu alcançar um progresso significativo na categoria dos smartwatches, graças ao seu mostrador personalizável e à moldura rotativa do ecrã que garantia uma experiência de utilização extremamente intuitiva. Com o novo Gear S3, aumentámos a nossa colecção de equipamentos Gear, e apresentamos não só um fantástico smartwatch, mas também um grande relógio. Com funcionalidades inteligentes e um design elegante e sofisticado, o Gear S3 surge como um importante reforço do nosso portefólio de smartwatches.”

dav
dav

Foi uma apresentação vistosa, com muita luz e cor, e liderada pelo host Ariel Adams do ‘aBlogtoWatch’ que foi conversando com os vários responsáveis dos diversos sectores que tornaram possível esta sofisticação.

Influenciado pelas técnicas de fabrico dos relógios tradicionais. Cada funcionalidade, desde a moldura circular aos acabamentos e fivelas premium, foi reinventada para se assemelhar à imagem de um relógio clássico. Além disto, o Gear S3 é compatível com as braceletes de 22mm, para que os consumidores possam personalizar mais facilmente os seus relógios, e ajustá-los de forma perfeita a cada estilo ou ocasião especial.

“Com o Gear S3, quisemos integrar a tradição com a tecnologia, colocando no mercado um smartwatch extremamente inteligente. O grande mostrador foi buscar inspiração aos diferentes estilos adoptados pelas principais marcas premium em todo o mundo. Por ser um relógio clássico que integra as mais recentes evoluções tecnológicas, o Gear S3 é intemporal”, disse Yvan Arpa, a designer de relógios de luxo sediada na Suíça, que esteve envolvida em todo o processo de design do Gear S3.

Pela primeira vez na série de equipamentos Gear, o Gear S3 integra Corning Gorilla Glass SR+ especialmente desenhado para equipamentos wearable, que torna o ecrã mais resistente aos riscos e a outras agressões.

Samsung_Gear_S3_frontier_and_classic-large_trans++bGGFpKb0ZSkVWHuPGASy6sxEYf0AdWy1z_zd2TXjHCA

O Always On Display (AOD) a cores de 16 megapíxeis e a tecnologia Super AMOLED diferencia ainda mais o Gear S3 dos restantes smartwatches. O AOD mostra permanentemente as horas, em vez de automaticamente desligar o ecrã após algum tempo, e exibe um sofisticado mostrador que simula a imagem dos relógios de luxo analógicos.

A moldura rotativa que caracteriza o Gear S3 foi melhorada e integra agora novas funcionalidades. Sem tocarem no ecrã, os utilizadores podem aceitar ou rejeitar uma chamada ou desligar um alarme. Além disto, ao escreverem ou desenharem no ecrã as mensagens serão automaticamente convertidas em texto ou emojis. Podem ainda criar pequenas notificações e listas de tarefas para gerirem mais facilmente o dia-a-dia, mesmo aqueles com as agendas mais caóticas. Tudo graças à aplicação Reminders.

A funcionalidade GPS integrada permite a monitorização das actividades diárias de fitness, enquanto o altímetro/barómetro e medidor de velocidade permitem o registo da altitude e da pressão atmosférica, para controlo das alterações repentinas do tempo, da distância percorrida e da velocidade.

Também não existirão mais chamadas telefónicas perdidas, graças à conectividade LTE, que marca a sua estreia no modelo Gear S3 frontier. Através das colunas integradas, os utilizadores podem activar mensagens de voz e ouvir as suas músicas preferidas. Com uma bateria que tem uma autonomia para até 4 dias, com apenas um carregamento, podem também ouvir sua música, fazerem chamadas e exibirem o seu elegante relógio durante muito mais tempo.

O Gear S3 foi desenhado a pensar na segurança dos consumidores. Em caso de emergência, estes podem activar o SOS e as capacidades de monitorização de localização, para alertarem os familiares e amigos, e os profissionais de emergência médica sobre uma situação de crise, sempre que o telefone não estiver por perto.

sdr
sdr

Pela primeira vez num smartwatch, o SDK Samsung Knox Tizen Wearable vai estar disponível a terceiros, permitindo a gestão de capacidades e o desenvolvimento de aplicações personalizadas para o ecossistema de wearables da Samsung. Com a plataforma de segurança Samsung Knox, o Gear S3 vai promover um aumento das oportunidades de negócio empresariais.

Com o lançamento do Gear S3, a Samsung irá disponibilizar actualizações de software e suporte para oferecer aos clientes que têm um Gear S2 algumas funcionalidades do Gear S3.*

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts