Lembro-me que o meu vizinho Carlos tinha uma Chopper vermelha, linda, e eu andava com uma Villar dobrável verde musgo, horrível.

Não sei se foi por inveja ou apenas atracção que depois me tornei fã de tudo o que era de cor vermelha (Ferrari, Ducati e, sim, Benfica) e passei por cima de tudo o que era verde (sim, Sporting).

Esta mítica bicla foi desenhada por Alan Oakley (falecido aos 85 por causa de um cancro durante este ano)  que quis fazer uma homenagem ao filme Easy Rider e conseguiu-o em toda a forma, mesmo se nas costas de um envelope.

Ora na verdade é que a Chopper sempre foi uma espécie de desejo por realizar e não terá sido alheio a esse facto a minha recente escolha por uma Raleigh, ou seja, a marca britânica que fabricou a melhor bicla para miúdos de sempre.

E agora a novidade: sabiam que a Chopper ainda é um modelo e que até foi relançada na sua versão 2013?

chopper-bikes

Infelizmente mexeu-se no que estava bom e parece uma algazarra de cores e más ideias (mas deverá existir sempre na cor original que está aqui em cima e cujo design é extremamente similar ao da colorida, para não dizer o mesmo…), até o fantástico assento em L está agora dividido, mas tem corpo em alumínio, três mudanças com sistema interno, roda 20 atrás e roda 16 à frente, travões a sério e apontada para jovens a partir dos oito anos.

Mas é inevitável uma comparação com o modelo original da década de 70… talvez das únicas coisas que se safam, em termos de design e imagem, dessa época.

screen-shot-2012-05-22-at-13-40-57

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *