Sleep-Solutions-Feature

Os tempos modernos são demasiado stressantes e a nossa exposição a fontes de luz artificial é uma constante ao longo do dia e noite. O mundo está virado ao contrário, temos demasiados problemas, pensamos a toda a hora e, quando chegamos à cama, pensamos que vamos adormecer num minuto. Nada é tão errado! A maior parte das pessoas só adormece com ajudas, sejam químicas, físicas ou, quando não surtem efeito, por pura exaustão. Claro que há aqueles que conseguem adormecer num minuto, mas para todos os outros, a grande maioria, tem havido mezinhas e soluções sazonais que poucas vezes resolvem o drama. Muitas são banha da cobra, mas outras ajudam realmente algumas pessoas. Recentemente descobri esta e vou experimentar. Quem está comigo?

Chama-se método 4-7-8 e só precisamos de seguir estes três passos:

1. Respire calmamente pelo nariz durante 4 segundos

2. Sustenha a respiração por 7 segundos

3. Expire lentamente através da boca durante 8 segundos

Como e Porquê?

Ao que parece, quando estamos stressados ou ansiosos, a adrenalina no sangue aumenta e a nossa respiração torna-se mais leve e rápida. Este exercício de respiração actua como se fosse um sedativo, baixando o ritmo cardíaco e acalmando-nos rapidamente. Este mesmo exercício pode acalmar-nos numa situação de trabalho, prestes a entrar numa reunião ou a defender um qualquer projecto, pois concentra-mo-nos na respiração e não no “problema”.

E agora, vamos experimentar?

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts