DX900 (Medium)

A geração de televisores com tecnologia 4K Pro da Panasonic apresenta avanços consideráveis quer ao nível de software como hardware com o objectivo de oferecer elevada performance num design premium. Avanços na tecnologia HDR (High Dynamic Range), processador Studio Master HCX+ e um novo ecrã LCD que garante imagens mais brilhantes até 1000 nits, garantiram uma surpreendente evolução encimada pelo modelo DX900 que é um dos primeiros televisores do mundo com a certificação “Ultra HD Premium”, concedida pela UHDA (Ultra HD Alliance).

A gama de 2016 inclui uma elevada variedade de modelos de ecrãs planos 4K, liderada pelo DX900 com 3000Hz BMR (Backlight Motion Rate) disponível em 58 e 65 polegadas. Também se destaca a série de gama alta DX800 (2000Hz BMR disponível em 50 e 58 polegadas); a série DX780 (1800Hz BMR, disponível em 50, 58 e 65 polegadas); a série DX700 (1400 Hz BMR, disponível em 40, 50 e 58 polegadas); e a série DX600 (800Hz BMR, disponível em 40, 49 e 55 polegadas).

DX800 (Medium)
DX800

Uma característica fundamental dos televisores 4K de 2016 é o novo processador Studio Master HCX+ (Hollywood Cinema Experience plus) e Studio Master HCX (Hollywood Cinema Experience). O HCX+, permite reproduzir o conteúdo HDR Premium para o DX900. Assim, a nova série DX900 oferece uma optimização substancial na reprodução da cor graças aos seus 8000 pontos de registo, aportando 40 vezes mais precisão do que um televisor convencional. Este modelo reproduz todos os refinamentos e tons naturais no que se refere ao standard de cor Rec.709 a qualquer nível de brilho. O nível de precisão é tão elevado que as imagens reproduzem-se com elevada fidelidade que até ao seu lançamento só era possível de alcançar com ecrãs profissionais de elevado valor.

DX780 (Medium)
DX780

A gama DX800/780, com o procesador HCX, reproduz HDR e permite a reprodução de conteúdo com elevada precisão de cor embora não tenha sido criado originalmente em HDR.

A nova tecnología Local Dimming está estruturada de forma alveolar comprovando que um ecrã LCD também pode oferecer brilhos intensos e pretos profundos que a reprodução HDR requer.

Finalmente, a tecnologia Wide Colour Phosphor permite desfrutar de tons coloridos mais intensos plenos de refinamentos e com um aspecto natural especialmente nas imagens mais escuras. Esta tecnologia combina uma retro-iluminação LED com um novo sistema de filtro de cores que proporciona uma gama de cor mais ampla.

DX700 (Medium)
DX700

A gama 4K de 2016 foi calibrada a um nível de excelência em Hollywood em colaboração com o famoso colorista Mike Sowa (DX900) e os Panasonic Hollywood Labs (DX800/780/750) para assegurar que a reprodução tanto HDR como de conteúdos convencionais (SDR) correspondem na perfeição à visão dos directores de cinema e criadores de conteúdos.

Além de contar com o Certificado Ultra HD Premium concedido pela UHD Alliance, o DX900 já obteve também a Certificação 4K THX um sele de prestígio de um laboratório independente THX que reconhece um elevado nível de qualidade e precisão de imagem que muito poucos televisores conseguem obter.

O reconhecido cineasta Vanja Černjul, director de fotografia da reconhecida série de televisão Marco Polo e Orange is The New Black é um defensor da gama de televisores da Panasonic, reforçou durante a última feira de electrónica de consumo (CES) em Las Vegas 2016 a importância que tem o HDR: “Creio que a partir do momento que os espectadores tenham proximidade com televisores 4K em HDR, vão habituar-se de tal forma à qualidade inerente que daí para a frente vão procurar por essa solução. Pela primeira vez será possível experimentar uma nova forma de visualizar filmes, graças a um elevado nível de detalhe e intensidade de cada cena.” A Panasonic está a trabalhar junto de Černjul para o desenvolvimento de uma curta-metragem que explore a forma como os televisores Ultra HD Premium da Panasonic reproduzem realmente a visão do realizador de um filme.

DX600 (Medium)
DX600

Firefox OS

Uma vez que todos os Smart TV 2016 incluem o sistema operativo Firefox OS, o menu principal é facilmente personalizado e permite aceder rapidamente aos canais favoritos, aplicações, vídeos, páginas web e conteúdos através do ecrã de início.

Os consumidores contam com 3 opções standard para “acesso rápido” a Live TV, ecrã de Apps e ecrã de dispositivos pessoais conectados. Paralelamente, cada utilizador pode personalizar o ecrã principal para fixar aplicações ou conteúdos favoritos.

Uma nova actualização Firefox OS, prevista para finais deste ano, proporcionará novas formas de descobrir as aplicações web e armazena-las no televisor. A nova versão conta com Aplicações Web optimizadas para Web TV (jogos, notícias, VOD, entre outras) e irá permitir aos utilizadores, num único clique, obter uma experiência simples de navegação pelos conteúdos sem instalações necessárias.

Esta actualização também permitirá equipar a série DX com Firefox OS e a experiência que oferece através de múltiplas plataformas, incluindo a função “enviar à TV” para partilhar facilmente o conteúdo web a partir do Firefox para Android a um televisor com Firefox OS.

Serviços VOD

Com a intenção de satisfazer a grande exigência de conteúdo em streaming, os televisores das gamas DX700 até DX900 oferecerão títulos em HDR da Amazon e Netflix, incluindo a galardoada Amazon Original Series (se se verificar disponibilidade em Portugal), entre outros.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts