panasonicfocus-2

Uma das escolhas que quem fotografa tem de decidir na hora (a não ser que use uma Illyum) é o ponto de focagem da fotografia. Será este ou aquele? Desfocamos isto ou aquilo? Definimos o objecto ou o sujeito? Na verdade, quando tenho este tipo de dúvida, opto por tirar duas chapas: uma focada num elemento, a outra focada no outro elemento. Assim fico com alguma, pouca, possibilidade de escolha.

Mas e se, num repente, surgisse uma ferramenta que permitisse tirar o boneco e poder escolher o ponto de focagem mais tarde, apenas com um toque no ecrã táctil? Será magia negra? Laboratório de pós produção móvel? Não, apenas uma nova função denominada por “Post Focus” que está presente em algumas das novas câmaras Panasonic Lumix, mais concretamente, nos modelos 4K GX8, G7 e FZ300 mediante uma actualização gratuita de firmware.

unnamed-2Este novo sistema permite selecionar o ponto de focagem da fotografia a partir de onde o utilizador quiser depois de tirar a imagem, já que o fotógrafo pode selecionar uma série de imagens 4K que tenham sido tiradas automaticamente com diferentes planos de focagem.

 

O desenvolvimento do firmware Post Focus foi possível graças a uma combinação da alta velocidade e grande precisão da tecnologia de Auto Foco da Panasonic DFD (Profundidade de Desfocagem) e a tecnologia 4K da Panasonic por parte do processador Venus Engine. Desta forma, são disparadas imagens em sequência com resolução 4K (3840 x 2160 píxeis) a 30 fps, enquanto são detetadas até 49 áreas de foco e diferentes profundidades de campo.

unnamedO funcionamento do Post Focus é muito fácil e intuitivo: o fotógrafo revê as imagens que tirou e toca simplesmente na zona que quer definir como focada sendo gerada uma fotografia que tem como ponto focal a zona selecionada.

Esta função pode ser realizada com fins criativos em diferentes tipos de fotografia, seja em retrato, paisagem, ou especialmente em macro, onde se requer um controlo optimizado.

Para um maior controlo do foco, podem-se utilizar o focus peaking e zoom ampliado de 5x assim como outras opções de ajuste. Desta forma, é possível dispor de diferentes aspetos da mesma imagem, alterando apenas a sua focagem, o que permite destacar um ou outro plano da fotografia. O fotógrafo pode selecionar o melhor enquadramento sem ter que se preocupar com a focagem da fotografia.

 

A actualização do firmware Post Focus para a LUMIX GX8, G7 e FZ300 estará disponível a partir de 25 de novembro em http://panasonic.net/avc/lumix/.

 

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts