gx80c

A Panasonic amplia a sua gama de câmaras mirrorless e de objectivas intercambiáveis com a nova Lumix GX80 uma compacta que alia ergonomia às mais valias técnicas, como a função 4K Photo e o estabilizador de imagem de 5 eixos (5-Axis Dual IS).

A Lumix GX80 conta com um sensor Digital Live MOS de 16.0 MP integrado com o novo processador Venus Engine para ajuste separado do tom, saturação e luminosidade e que também possibilitou a eliminação do filtro de baixa frequência pela primeira vez numa câmara Lumix G.

A capacidade de leitura do sinal de alta velocidade e o rápido processamento do sinal do sensor permitem que a câmara possa gravar impressionantes vídeos em 4K – podem capturar-se as imagens e sons de um acontecimento urbano até quatro vezes a resolução de Full HD. A câmara regista assombrosas sequências de vídeo em alta qualidade 4K (3840×2160 a 25p ou 24p), tal como em alta resolução Full-HD (1,920×1,080 a 50p).

A GX80 permite capturar o momento perfeito graças à função 4K Photo da Panasonic, que inclui três modos diferentes para adaptar-se a qualquer situação: 4K Burst, 4K Burst Start/Stop e 4K Pre-Burst. Cada ajuste permite extrair uma ou várias imagens da sequência registada em vídeo 4K (30fps) com uma resolução de 8 megapíxeis (qualidade suficiente para imprimir, por exemplo, em tamanho A3).

gx80d

A câmara também conta com a inovadora função Post Focus da Panasonic, que permite seleccionar as áreas focadas da imagem depois de serem capturadas. Basta usar o ecrã e tocar no ponto da imagem que se pretende focar e guardar a fotografia daí resultante. Partindo de uma imagem, pode-se mudar o foco as vezes que for necessário, para obter e guardar diversas fotos diferentes de apenas uma cena. O sistema permite ter até 49 diferentes áreas de focagem.

Adicionalmente, a câmara incorpora a nova função Light Composition, dentro do modo 4K Photo, quer permite combinar várias frames numa imagem final, seleccionando pixéis específicos em função do brilho para criar imagens impactantes em ambientes escuros ou com grandes contrastes de luz, como fogos artificiais ou fotografias do céu durante a noite.

A GX80 foi desenhada para evitar o efeito da trepidação das imagens tiradas em movimento e sem tripé. Para este fim, incorpora o novo estabilizador de imagem dual de 5 eixos (5-Axis Dual IS), que combina o Estabilizador Óptico de Imagem (OIS) de dois eixos da sua ampla gama de objectivas, com um Estabilizador de Corpo (BIS) de cinco eixos, localizado no sensor da câmara, para anular o efeito de tremor produzido pela mão. Compatível com fotografia e vídeo, o estabilizador de imagem dual de 5 eixos é particularmente indispensável quando se utilizam teleobjectivas como a nova LEICA DG VARIO-ELMAR, 100-400mm, f4.0-6.3. Actualmente, a estabilização dual é o sistema mais eficaz que existe para conseguir captar uma imagem estável e sem vibração, perfeita para velocidades de disparo baixas em situações de baixa luminosidade.

gx80a

Por outro lado, o obturador mecânico foi redesenhado para reduzir ao mínimo as vibrações e o som que este produz quando se efectua o disparo. Isto permite ao fotógrafo utilizar o obturador mecânico inclusivamente em situações em que, até agora, não teria alternativa senão utilizar o electrónico.

A gama Lumix GX caracteriza-se por um desenho compacto que se adapta perfeitamente à mão. Este novo modelo de estilo retro, disponível em preto, tem um surpreendente acabamento em pele sintética e acabamentos em alumínio.

Dispõe de um visor LVF (Live View Finder) de formato panorâmico 16:9 com uma resolução de 2.764.000 pontos – equivalente à alta definição e muito próximo de uma reprodução de cor de 100%. Este presume uma ampliação de 1.39x / 0.7x (equivalente a uma câmara de 35mm), um campo de visão de 100% e um Sensor Ocular AF, que começa a focar automaticamente quando detecta que se está a tirar uma foto.

Conta ainda com um ecrã tátil de 3.0 polegadas com uma resolução de 1.040.000 pontos que conta também com um campo de visão de 100%. Trata-se de um painel dobrável, ideal para disparar em situações incómodas. Por exemplo, permite fotografar desde o nível do solo graças à sua inclinação ascendente de 80 graus ou tirar fotos com a câmara por cima da cabeça com uma inclinação descendente de até 45 graus, para ocasiões com muita gente, como um concerto, por exemplo.

O sistema AF de contraste da GX80 conta com tecnologia de DFD (Profundidade de desfocagem) que se destaca pela sua velocidade e precisão. Os sinais digitais são enviados entre a câmara e a objectiva a uma velocidade máxima de 240fps, o que permite um autofoco ultra-rápido de aproximadamente 0,07 segundos, ideal para capturar inclusivamente os momentos mais rápidos com uma claridade impressionante.

gx80b

A Lumix GX80 contempla os mais recentes filtros e efeitos artísticos para acrescentar um toque criativo a fotos e vídeos directamente na máquina. O modo de controlo criativo conta com um total de 22 opções de filtro, enquanto a câmara integra também o novo modo L.Monochrome, que proporciona imagens monocromáticas com uma rica gradação para lhe dar o aspecto de uma autêntica foto a preto e branco.

Para além destes filtros, a GX80 incorpora a função 4K Live Cropping, para edição de vídeo. Para o efeito arrastado ou Panning, é só necessário o ângulo de visão para obter um disparo de deslocamento suave, sem a necessidade de utilizar qualquer outro equipamento especial, como um slide. Para utilizar o zoom, pode definir-se o enquadramento com o qual se desejar terminar e a câmara faz o zoom automaticamente, desde a grande angular à teleobjectiva. Graças à operação digital e à falta de movimento da lente física, o processo é perfeitamente suave, obtendo-se resultados muito profissionais.

A GX80 integra conectividade Wi-Fi para que a experiência de disparar e partilhar imagens seja mais flexível e rápida. Ligar a câmara a um smartphone ou tablet é muito fácil e dá a oportunidade de partilhar imagens e clips de vídeo nas redes sociais ou enviá-las por correio electrónico a amigos ou familiares, quase ao mesmo tempo em que forem tiradas. É ainda possível utilizar um dispositivo móvel como comando à distância da GX80 antes de activar o disparador, para realizar alterações de configuração como a focagem, abertura, velocidade de obturação ou ISO.

Paralelamente a este lançamento, a Panasonic apresenta o novo flash de alto rendimento DMW-FL200L GN20. Num corpo compacto tudo em um, este flash produz uma iluminação de ricochete de até 90º verticalmente. Assim, suaviza as sombras que se geram pelo flash e produz uma iluminação natural que melhora as expressões faciais e o ambiente da divisão onde foi tirada a foto. Está ainda equipado com luz LED, o que é particularmente vantajoso em condições de pouca luz ou para neutralizar as contraluzes na gravação de vídeo.

Conta também com um disparo sem fios, permitindo a possibilidade de conseguir uma iluminação mais potente, com a possibilidade de acrescentar até três outros grupos de flash.

 

A câmara DMC-GX80KEC-K estará disponível a partir de Junho de 2016 por um PVPR de 799€.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *