unnamed2

Vamos a contas?

Quantos comandos têm em casa?

Tv 1 e Tv2, Dvd, amplificador, Hifi, Box 1 e talvez box 2, consolas de jogos, ar condicionado 1 e quiçá 2, aquecimento, já para não contar com os mais raros aspirador robótico e outros ítems. Na verdade, até o meu portátil tem um comando…

É complicado gerir tudo isto e memorizar subtis diferenças para conseguirmos alguma rapidez de processos na escolha da função certa. E, tenho a certeza, as pessoas que usam o comando Iris da ex Zon são as menos bafejadas pela lógica e buscam uma solução que substitua a inversão dos botões. Quem tem uma sabe do que falo.

Sempre existiram comandos universais. Tenho até um da Logitech guardado numa gaveta, pois o anormal consumo de pilhas e a confusão das dezenas de botões mais o sistema de menus cujo pequeno lcd sub-divide, até a mim tirou a paciência. E custou-me uma pequena fortuna.

Hoje em dia já encontramos soluções menos onerosas, até apps para smartphone (atenção ao LG G2 que tem um fantástico “comando universal” incorporado). Mas faltava uma super alternativa que pode muto bem ser o novo URC 8800 da One For All.

Designado Tablet Remote e já disponível em Portugal através da Esotérico, é um sistema que consiste numa “app” gratuita (para iOS e Android) e num pequeno módulo (“bridge”) que transforma os sinais Wi-Fi do dispositivo móvel nos comandos de infravermelhos necessários para controlar os equipamentos.

unnamed

É possível exibir graficamente no tablet apenas os controlos virtuais relevantes para o equipamento e as funções que estamos a usar no momento, o que torna a sua utilização mais fácil e intuitiva.

O sistema possui a capacidade de controlar mais de 6.000 marcas de equipamentos e 300.000 produtos e pode ser programado muito facilmente para comandar à distância todas as funções de até 80 dispositivos. Além das funcionalidades habituais (ligar/desligar, controlo de volume, seleção de canais, etc.), pode também ser configurado para executar conjuntos de funções de uma só vez, através da programação de “macros” ou “actividades”.

Uma vez que é possível colocar o sensor de infravermelhos em qualquer posição, o Tablet Remote pode até comandar equipamentos que estejam dentro de móveis e que dessa forma nunca poderiam ser controlados remotamente, mesmo com o seu comando original.

Entre os milhares de equipamentos passíveis de controlo encontram-se todas as “set-top boxes” dos operadores portugueses bem como consolas de jogos da Microsoft, Sony e Nintendo

O Tablet Remote está optimizado para tablets Apple (com iOS 5.1 e superior) e Android (4.0 Honeycomb e superior) com uma resolução mínima de 1280×800. A app suporta a utilização dos dispositivos na horizontal ou na vertical, reajustando os gráficos de acordo com a posição do tablet.

PVP:  €79,99

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *