55132_HR_V_Sketch_Design

Masaki Kobayashi, Líder de Projecto de design do HR-V é um apaixonado pelo novo modelo. Como , ele conhece todas as linhas e curvas, a sensação de cada material no habitáculo de alta qualidade e tem orgulho na forma como o pragmatismo, a precisão e o design emocional se fundem para criar algo de único. Aqui, ele dá-nos uma panorâmica de como o HR-V foi concebido e realizado.

“A intenção não era apenas criar um SUV mais pequeno”, explicou, “A Honda já tem o CR-V, um modelo que combina as virtudes de um SUV e de um automóvel convencional e de menor peso, pelo que o HR-V teria de ser algo de diferente. A equipa de desenvolvimento definiu o objectivo de criar um novo valor ou um novo tema desde o início do projecto.”

55131_HR_V_Sketch_Design

Esse novo tema foi combinar a elegância e a fluidez de um Coupé com a funcionalidade e a robustez de um SUV. Nas palavras de Kobayashi, “O ponto principal foi combinar a robustez e a posição de condução elevada – os valores-chave de um SUV – com um novo nível de emoção. Assim, criámos um conceito exterior à volta do tema emoção e robustez e um conceito interior a que chamámos habitáculo amplo e personalizado. A ideia era fundir valores aparentemente opostos e conflituosos e criar algo de completamente novo.”

Masaki_Kobayashi
Masaki_Kobayashi

O novo Honda HR-V é um produto nascido da determinação e do desejo de oferecer algo de inovador e refrescante, mas centrado na realidade da vida das pessoas e das famílias. A Honda oferece um ambiente único para a criação de novos produtos. “A Honda é uma empresa onde podemos usar a nossa vontade de criar novos valores sem estarmos agarrados ao passado”, explicou Kobayashi. „É isso que nos motiva. Para quem cria, é um ambiente interessante e estimulante. A sensação de avançar e de ouvir os utilizadores que convivem com os nossos produtos em todo o mundo é muito entusiasmante.”

55129_HR_V_Sketch_Design

Em Portugal, a chegada do HR-V está prevista para o final do Verão. Roger Solergibert, Director da Divisão Automóvel da Honda Motor Europe, para Espanha e Portugal, comentou: “Depois de termos sido pioneiros no segmento SUV, em 1999, com o lançamento do HR-V original, já não falta muito até que o novo HR-V fique disponível nos concessionários portugueses. Temos grandes expectativas para este modelo, que irá competir num segmento muito importante, com concorrentes muito interessantes e liderado nos últimos anos pelo Qashqai. Desde a sua apresentação, realizada no salão de Genebra, que temos recebido diversos contactos e manifestações de grande interesse pela parte dos nossos clientes.”

55130_HR_V_Sketch_Design

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts