Nokia está na MWC 2019 com quatro novos smartphones Android, incluindo o primeiro smartphone do mundo com cinco câmaras exclusivas, o Nokia 9 PureView

A HMD Global está no MWC 2019 para tentar repetir o furor de anos anteriores, em que conseguiu uma notoriedade extraordinária.

Mas esse tempo da reinvenção de antigos clássicos já lá vai. Este dia é marcante para a Nokia devido à apresentação de quatro novos smartphones Android, incluindo o primeiro smartphone do mundo com cinco câmaras exclusivas, o Nokia 9 PureView.

Do Nokia 9 PureView ao Nokia 210 – o telefone com acesso à internet mais acessível da marca – cada consumidor terá seguramente um telefone Nokia que responde às suas necessidades específicas.

Nokia MWC 2019

Inovação em tecnologia de imagem

O Nokia 9 PureView é o primeiro equipamento do mundo com um conjunto de cinco câmaras, com óptica ZEISS e tecnologia de imagens computacionais de próxima geração.

Todas as fotografias tiradas com o Nokia 9 PureView são em HDR: as cinco câmaras captam simultaneamente as imagens e fundem-nas numa foto de 12MP com alcance dinâmico e profundidade de campo impressionantes.

Concebido a pensar nas necessidades dos entusiastas da fotografia, o Nokia 9 PureView também possui a capacidade de captar imagens em formato “DNG” RAW não comprimido, e de editá-las diretamente no telefone, graças à nossa parceria com o Adobe Lightroom.

Botão especial para aceder ao Google Assistant

O botão específico Google Assistant está disponível nos novos Nokia 4.2 e Nokia 3.2.

Vamos passar a falar para o smartphone em vez de conversar através dele. Para isso, basta pressionar este botão uma vez para obter indicações, fazer chamadas, ouvir música e conseguir respostas rápidas. Ao pressionar duas vezes o botão, o Google Assistant apresenta uma visão geral do planeamento do seu dia, com recomendações inteligentes e informação personalizada, incluindo informação sobre transportes, ou compromissos no calendário. Ao pressionar o botão durante dois segundos activara-se o modo walkie-talkie que permite ao Google Assistant ouvi-lo enquanto tiver o botão pressionado para colocar questões ou dúvidas mais longas.

As novidades uma a uma:

hmdglobal nokia9pureview

Nokia 9 PureView

O Nokia 9 PureView é o primeiro smartphone do mundo que inclui um conjunto de cinco câmaras com óptica ZEISS.

Os dois sensores de cor e três sensores monocromáticos conferem nitidez e detalhe. Os cinco sensores funcionam em conjunto para obter até 10 vezes mais a quantidade de luz, em comparação com um único sensor de cor do mesmo tipo. 

Todas as imagens captadas pelo Nokia 9 PureView são HDR, com até 12.4 stops de faixa dinâmica e uma profundidade total de 12MP.

Cada imagem JPEG de 12MP beneficiará de detalhes extraordinários quer em zonas com luz solar como em sombras escuras de forma simultânea.

O seu mapa de profundidade permite imagens com efeito bokeh, oferecendo a possibilidade de ajustar o foco no Google Fotos depois de tirar a foto.

Maximizando a arquitectura computacional com o seu processador móvel Qualcomm Snapdragon e integrando ainda um processador adicional para imagens, o Nokia 9 PureView dá-nos uma visão do futuro da fotografia com smartphones, graças a um controlo inigualável das imagens através da Pro Camera UI.

Para além disso, permite captar imagens no formato “DNG” RAW não comprimido e através de uma parceria com a Adobe Photoshop Lightroom, permite editá-las directamente no telemóvel.

O Nokia 9 PureView também proporciona as experiências mais avançadas com um dispositivo de acabamento perfeito com chipset avançado Qualcomm Snapdragon, um ecrã “PureDisplay” 2 pOLED, carregamento Qi Wireless integrado e sensor de impressão digital.

hmdglobal nokia4 2

Nokia 4.2

O Nokia 4.2 conta com uma câmara dupla traseira, as inovações da tecnologia AI e a última geração do chipset Qualcomm Snapdragon e, tudo isto, potenciado pelo recente sistema operativo Android 9 Pie.

Compacto e com ecrã de extremo a extremo com notch para selfies, mede apenas 8,4 mm de espessura e é suficientemente fino para utilizar apenas com uma mão.

hmdglobal nokia3 2

Nokia 3.2

O Nokia 3.2 combina o maior ecrã HD+ na sua gama de preço, com 6,26″, aliado a uma bateria com dois dias de duração e, tudo isto, potenciado pela experiência do mais recente Android 9 Pie.

O processador é o Qualcomm Snapdragon 429 e este Nokia também incorpora o botão para aceder ao Google Assistant.

hmdglobal nokia1plus

Nokia 1 Plus

O Nokia 1 Plus é o novo membro da família de smartphones Android (Go edition).

Trata-se de um dos primeiros smartphones do mundo equipados com Android 9 Pie (Go edition) incluindo Google Assistant Go.

O Nokia 1 Plus apresenta-se com materiais inovadores com tecnologia 3D e textura de nano-padrões na parte traseira que se estende até ao ecrã.

hmdglobal nokia210

Nokia 210

O Nokia 210 Outrun tem um papel fundamental na gama de telefones Nokia como o dispositivo mais acessível para aceder à Internet e está disponível numa estrutura de policarbonato colorida e resistente desenhada para esconder as marcas da utilização diária.

Produtos complementares

Duas soluções de carregamento sem fio vão juntar-se ao portfólio: o carregador sem fios Nokia e o carregador sem fios portátil Nokia. Ambos os dispositivos respeitam o padrão de carregamento universal Qi, para que possam trabalhar com dispositivos de carregamento sem fio compatíveis, incluindo o Nokia9 PureView e o Nokia 8.

O Carregador Sem Fios Nokia suporta carregamento rápido sem fios de 10 watts, tornando-o perfeito para um carregamento rápido em casa ou no escritório. O Carregador sem fio portátil Nokia é um power bank que suporta carregamentos sem fios para que possa carregar seus dispositivos sem fios em qualquer lugar, mesmo que se tenha esquecido do seu cabo. Mas o carregador sem fios portátil Nokia também suporta a saída USB universal – por isso, os dispositivos com fios também podem ser carregados através de um cabo USB.

Disponibilidade[

Nokia 9 PureView está a ser despachado e chegará aos retalhistas a um preço médio global de retalho de 699USD.

Nokia 4.2 vai estar disponível a partir de abril a um preço global de retalho de 169USD para a versão 2/16GB e de 199USD para a versão 3/32GB.

Nokia 3.2 vai estar disponível no início de maio a um preço global de retalho de 139USD para a versão 2/16GB e de 169USD para a versão 3/32GB.

Nokia 1 Plus vai estar disponível a partir de meados de março a um preço global de retalho de 99USD.

Nokia 210 vai estar disponível a partir de março a um preço global de retalho de 35USD.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Breves

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata