A LG Xboom RL4 faz de nós DJs, cantores de karaoke, é uma discoteca com luzes e efeitos sonoros e, pasme-se, até tem app para Android

Decidi dar uma festa. Mas em casa! Fazendo as contas e avisando os vizinhos, consigo meter umas 15 pessoas no sótão, uma área com sensivelmente 20m2.


Portanto, fui ver o que se encontra no mercado que dê grande som, permita umas brincadeiras, faça de discoteca com luzes e ritmo e, porque não, sirva para karaoke.
E não é que encontrei?

A coluna de 10 kg que tem muitos truques

Esta maravilha dos tempos modernos é da LG e tem o código assustador de XBOOM, neste caso, o modelo específico RL4 que me foi deixado em casa por um estafado motoboy.

Percebi imediatamente que a coisa não podia ser leve e não me enganei muito. É grande e pesa um pouco menos de 10 quilos.  Mas depois pensei… o que são 10 quilos num só pacote que entretém um grupo de convivas e que convida à presença policial depois das 10h da noite? XBOOOMMMM, lá está.

Robusta, arrumável e iluminada

Esta coluna tem uma construção robusta com a frente inteiramente protegida por uma grelha que esconde os dois altifalantes que têm leds que vão mudando de frequência rítmica e cor a cada música que passa. Não é um beat perfeito, o que para um músico como já fui pode ser motivo de TOC, ou seja, um transtorno obsessivo compulsivo, mas… mhhh… passa bem pelo barulho das luzes. De qualquer forma, continuo fiel às tremideiras que usei no quarto de adolescente lá pelos 80.

Uma gama para todas as necessidades

A Xboom RL4 tem duas irmãs de gama, uma bem pequenita e que se transporta de um lado para o outro, com um design muito apelativo, e outra maior que pode servir uma festa num jardim e acordar todo o bairro.

Este do meio tem dois twitters e dois woofers, 150 watts de potência, entrada e saída por fichas RCA e, atenção, conexão por USB (que também serve para recarregar o smartphone) e bluetooth.

Ora é através deste emparelhamento, e também com a aplicação apenas para Android, que  podemos dar início à festa. Esta app é toda ela uma festa pois convida-nos a tocar bateria, quer dizer, luzes, ou seja, tocar no ecrã ao ritmo do que estamos a ouvir, e a fazer de DJ, pois tem funções e efeitos interessantes como o Fanger, o Phaser, o Whawha e o Delay.

Equalização e FX

Escolhemos a música e Xboom, toca a dançar. Dependendo do género, temos equalizações pré-programadas para pop, rock, jazz, clássica, standard e cluster 1. Deixei para último o Bass Blast que, acreditem, faz diferença, principalmente para os vizinhos debaixo.

Lembram-se dos efeitos que mencionei? Pois bem, a LG tem uma entrada para microfone e uns botões físicos, para além da app digital, que nos convida a cantar tipo karaoke por cima dos temas que ouvimos. E, pressionando os efeitos, vamos modificando a nossa voz o que tanto pode ser muito divertido como um completo filme de terror. Tudo depende, naturalmente, do artista. (vale a pena ouvir o podcast)

Deixei exemplos para perceberem a dinâmica dos efeitos Grave, Soprano, gás Hélio, uma distorção tipo robot e depois um esquema romântico para melhorar um dueto entre homem e mulher que nunca percebi como funcionava. Se calhar era porque estava sozinho e sem par à altura.

Os comandos tácteis, no painel superior e acompanhados por um pequeno ecrã informativo, não são fáceis de assimilar à primeira e até merecem um golpe de vista pelo manual de instruções, mas saibam que se pode suprimir as vozes originais dos temas para podermos brilhar como uma estrela cadente. Bom, não funciona muito bem e algumas músicas estão digitalmente protegidas contra este tipo de truque, mas vale a pena tentar e aperfeiçoar a técnica se quiserem ir a um desses programas televisivos que vendem sonhos sem falar das consequências.

Positivos, negativos e muito positivos

Termino com um ponto fraco e um forte: o fraco tem a ver com o microfone que temos de ter para poder cantarolar. Esqueçam conexões como XLR ou minijack. Há que ter uma ficha ou adaptador jack (tipo guitarra) para ligarmos um microfone barato com ligação 3,5mm.
Como não tinha nenhum microfone por USB à altura, não testei essa possibilidade, mas não deverá permitir a ligação.

Foi, portanto, difícil encontrar um microfone para testar a coluna. A LG poderia, porque até são baratos, incluir um dentro do pacote.

Agora o que é bom: a qualidade de som enche realmente uma sala média com graves potentes e agudos bem filtrados. A equalização escolhida transforma mesmo o tipo de som que queremos ouvir, portanto, é cada um por si.
O emparelhamento por bluetooth também permite emparelhar duas colunas e isto abre outras possibilidades, porque também é um sistema compatível com os televisores da marca.

E sendo assim, ficamos com um par de colunas estéreo que fazem de qualquer filme uma experiência cinematográfica por um preço muito apetecível, pois cada uma custa sensivelmente 200 euros e que podem ser arrumadas tanto vertical quanto horizontalmente.

Para os fás do gaming, esta XBOOM RL4 pode ser o perfeito complemento para as cores do rato, do computador, do monitor…

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *