3500 profissionais do sector marcaram presença para assistir à Innovation Summit que se realizou nos dias 2 e 3 de Outubro

A Schneider Electric convidou cerca de 3500 profissionais do sector para assistir à sua Innovation Summit que se realizou em Barcelona nos dias 2 e 3 de Outubro.
O Xá das 5 esteve presente, “assinou” o memorando para se conseguir reduzir em 50% as emissões de CO2 e meteu-se dentro dos contentores que abrigam Data Centers gigantescos.

Jean-Pascal Tricoire, Presidente e CEO da Schneider Electric
Jean-Pascal Tricoire, Presidente e CEO da Schneider Electric

Dos milhares de clientes, sócios, especialistas e jornalistas, são os fornecedores quem podem ajudar a gerir o impacto ambiental ao participar na luta contra as alterações climáticas.

Innovation Summit Schneider Electric 2019 Xá das 5
Innovation Summit Schneider Electric 2019 Xá das 5

A pegada global

Este encontro tratou, acima de tudo, do futuro. Mas de um amanhã sustentável, onde todos têm um papel, princialmente as tecnológicas que podem e devem implementar medidas de poupança energética apostando em iniciativas de electrificação e descarbonização. E este passo tem de ser global.

Ouvi Jean-Pascal Tricoire, Presidente e CEO da Schneider Electric, a transmitir para uma imensa plateia à pinha as suas ideias. Antes, os seus ideais, que se misturam com a urgência da mudança.

Innovation Summit Schneider Electric 2019 Xá das 5

Energia e digital são direitos humanos básicos

Tricoire acredita no acesso à energia e ao digital, pois é um “direito humano básico”, e que as alterações climáticas são “a maior ameaça à saúde e bem estar da sociedade contemporânea”. Portanto, há que arregaçar as mangas e trabalhar em conjunto para reduzir as emissões de carbono e “parar o aumento da temperatura”.

Para a Schneider Electric, há o compromisso com a neutralidade carbónica já representado nas decisões comerciais e administrativas. Mas o mundo está a mudar mais depressa e à vista de todos, o que obriga à intensificação dos esforços e à adopção de medidas mais drásticas.

E é aqui que, para Tricoire, está parte da solução: trabalhar em conjunto com todos os parceiros e associados em busca de um “futuro sem carbono”.

Innovation Summit Schneider Electric 2019 Xá das 5
Visita à fábrica de Data Centers

Mas como se muda o futuro?

A empresa anunciou a criação de mais um fundo para combater o impacto social Este é já o terceiro, denomina-se Schneider Energy Access Asia, e tem 20 milhões de euros de capital para distribuir por startups que se dediquem a acelerar o desenvolvimento económico dessa região, apostando na India, Bangladesh, Mianmar, Indonésia e Filipinas.

Mas o soundbite que criou mais impacto foi o próprio objectivo da Schneider em alcançar a neutralidade carbónica no seu ecossistema até, e atenção, 2030, ou seja, antecipando em meia década a meta anterior.

Innovation Summit Schneider Electric 2019 Xá das 5

O veículo EcoStruxture

É com esta plataforma aberta e interoperável que a Schneider Electric tenciona conectar as melhores soluções tecnológicas operacionais com os mais recentes avanços em TI, com o aproveitamento do potencial da IoT, a já incontornável internet das coisas.

A inovação também é palpável. Veja-se o exemplo do primeiro computador livre de SF6, ou seja, do gás artificial que marca presença nos equipamentos eléctricos de alta tensão.

Este equipamento utiliza ar puro o que permite alcançar um nível de rentabilidade elevado, para além de ser mais sustentável.
As outras novidades desta cimeira são a terceira geração da plataforma EcoStruxure Power, agora 3.0, energeticamente mais eficaz e fiável.
Para quem tem pouco espaço para montar um data center, a aposta vai para o primeiro suporte de parede EcoStruxure Micro Data Center C-Series 6U, 60% menos invasivo o que é uma boa notícia para o mercado.

Há também uma nova suite de ferramentas EcoStruxure Plant Performance Advisors que foi pensada para aumentar a operacionalidade e rentabilidade da indústria, principalmente para os sectores desde a alimentação à actividade mineira, passando pelo petróleo, gás e água.

Por último, foi apresentada a solução EcoStruxure Building Connected Room, um centro de conectividade para a gestão de edifícios com o objectivo de criar ambientes mais cómodos e que tenham maior eficiência operacional e energética.

Innovation Summit Schneider Electric 2019 Xá das 5

A aposta nas parcerias

Se Jean-Claude repetiu várias vezes que o suporte e o entendimento dos parceiros é fulcral para alcançar as metas, é nos novos programas especializados para as empresas que sabem que vão crescer num futuro próximo. 

A empresa também assinou memorandos sob a designação Schneider Electric Technology Parter, com a Avnet e Iceotope para encontrar novas soluções de refrigeração liquida para Data Centers.
Por último, foi também estabelecida uma parceria com a ThouhWire para criação de hospitais digitais mais inteligentes e conectados para melhorar as intervenções e a segurança dos pacientes.

A cimeira conta com um espaço de 5000m2 , o Innovation Hub, onde os participantes podem experimentar as novidades tecnológicas e tirar dúvidas com os representantes das empresas e produtos.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *