mx6evo-3

A impressão 3D vai ocupando o seu lugar na indústria e a cada dia surge mais uma novidade que nos enche de espanto. Desta vez, duas empresas britânicas decidiram juntar-se para criar a primeira impressora 3D que produz quadros de bicicletas em… titânio! Não é extraordinário?

Este material é consagrado com um dos mais leves e mais resistentes, portanto, um quadro (armação central de um bicicleta) custa os olhos da cara. Mas esta joint-venture entre a Renishaw e a Empire Cycles está confiante no sucesso desta sua alternativa, denominada MX-6 Evo.

 

The components of the seatpost bracket were printed together on one build platform

Já existe um quadro idêntico feito em alumínio, mas o titânio, como tem mais densidade, necessita de menos quantidade de matéria-prima.

Foi utilizado um software de optimização topológica que estudou o desenho original e determinou as áreas menos sujeitas a esforço para poder poupar material, neste caso, de impressão.

Assim sendo, este quadro pesa apenas 1,400 gramas, menos 33% que a versão em alumínio (que também é resistente e leve). Todos os testes de estrada foram feitos e concluíram que a força do conjunto superou as melhores expectativas… seis vezes!

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

1 comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *