A iFi resolve os problemas que muitos têm ao não poder ouvir ficheiros digitais nas suas sofisticadas aparelhagens audiófilas e a preço contido

A iFi lança dois novos elementos da sua gama: o DAC e amplificador de auscultadores ZEN DAC e o streamer Bluetooth ZEN Blue..

Apostando numa estupenda relação qualidade/preço, o construtor britânico pisca o olho aos melómanos que vão ficar agradados com o PVP sugerido da ordem dos 149 €, e que agora chegam ao mercado português através da Smartaudio.

iFi ZEN DAC
iFi ZEN DAC

iFi ZEN DAC

O ZEN DAC é um conversor digital analógico com amplificador de auscultadores, destinado sobretudo a todos os que ouvem música de alta resolução a partir do seu computador, mas que pretendem fazê-lo com a maior fidelidade possível, nomeadamente através de auscultadores de alta qualidade – algo muito difícil quando sabemos que os DACs e amplificadores de áudio integrados nos computadores não foram pensados para este tipo de reprodução.

“Tão flexível que quase faz yoga”, diz a iFi na descrição do ZEN DAC e, não fosse a sua caixa ser feita totalmente em metal, quase que poderíamos acreditar. Este DAC com entrada USB 3.0 (compatível USB 2.0) tem saídas de alta qualidade para auscultadores com tomadas tipo jack de 6,35mm, mas também para as ligações balanceadas de nova geração através de fichas Pentaconn 4,4mm.

iFi ZEN DAC
iFi ZEN DAC

No painel traseiro encontramos ainda uma saída estéreo através de duas tomadas RCA, para ligação a um sistema de alta fidelidade, bem como outra saída balanceada Pentaconn de 4,4mm.

O equipamento pode ser usado em modo fixo ou variável, sendo neste último caso possível controlar o volume de som através do potenciómetro de alta qualidade no painel central – uma funcionalidade que o torna especialmente interessante para ser ligado a colunas amplificadas.

Um sistema de reforço de graves TrueBass, que actua no domínio analógico, permite aumentar o volume das frequências mais baixas sem acfetar o resto da resposta de frequências.

O ZEN DAC suporta ainda nativamente a reprodução de ficheiros de áudio HD de alta qualidade MQA (Master Quality Authenticated), que podemos encontrar, nomeadamente, no serviço de streaming Tidal (Tidal Masters).

iFi ZEN Blue

O ZEN Blue é um dos primeiros modelos de nova geração equipado com ligação sem fios Bluetooth 5.0 e suporte para streaming de áudio de alta resolução com suporte para todos os codecs de alta resolução, nomeadamente AAC, aptX, aptX HD, LDAC e LHDC (Low latency and High-Definition audio Codec).

iFi ZEN Blue
iFi ZEN Blue

Trata-se de um equipamento ideal para quem gosta de ouvir música através de dispositivos móveis e procura uma forma de melhorar a reprodução com uma ligação de qualidade a um sistema de hi-fi.

iFi ZEN Blue concretiza este objectivo ao assegurar não apenas uma ligação sem fios da maior qualidade possível com o dispositivo móvel, mas também saídas de alta qualidade para o equipamento de alta fidelidade – incluindo duas saídas digitais (uma ótica, outra coaxial), saída analógica estéreo com duas tomadas RCA e saída balanceada através de uma ligação Pentaconn de 4,4mm.

Preço e disponibilidade

Tal como indicado no início, ambos estes equipamentos estão já disponíveis no mercado português, com um PVP sugerido de 149 €.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *