Thom Brown 1

 

Thorn Brown, um cientista HP que percorre o mundo para nos explicar, de uma forma simples, original com pitadas de humor e ajuda de voluntários de entre os presentes, veio até Lisboa para nos esclarecer os porquês da HP ter tantas patentes em seu nome, os elementos químicos e físicos que garantem uma excelente impressão, a tecnologia das cabeças dos tinteiros, enfim, como se coloca tinta a preto e a cores numa simples folha A4.

Foi uma manhã muito bem passada em que, sinceramente, aprendi imensos dados e razões porque é, afinal a tinta de impressão tão mais cara que o próprio petróleo. Entendi também a diferença entre tinteiros originais, as suas cópias e até mesmo os “recauchutados”. Mas, para ficarem a par de todos estes pormenores e, para muitos, também novidades, porque não lerem esta lista em anexo:

 

  • Um estudo do Buyers Lab revela que os tinteiros originais da HP proporcionam uma maior fiabilidade e rendimento por página quando comparados com os tinteiros reenchidos. Mais de 40% dos tinteiros reenchidos testados falharam durante a sua utilização ou quando foram retirados da embalagem.
  • Este relatório assinala também que os tinteiros originais HP imprimem até 50% mais páginas em média do que os tinteiros reenchidos testados.
  • São necessários entre 3 a 5 anos e cerca de 1.000 fórmulas protótipo para aperfeiçoar cada nova tinta HP. Isto garante que todos os elementos  – o tinteiro, a impressora e o papel – trabalham em conjunto de forma otimizada e proporcionam uma qualidade de impressão uniforme e superior, e garantem um elevado nível de fiabilidade.
  • A HP desenvolveu cerca de 100 tintas diferentes nos últimos 20 anos.
  • Apesar dos tinteiros de impressoras HP apenas terem três cores além do preto, são capazes de criar milhões de combinações de cores mediante a combinação de até 32 gotas de tinta das quatro cores.
  • A formulação da tinta da HP contém até uma dezena de ingredientes para assegurar uma qualidade e fiabilidade constantes.
  • Uma foto de tamanho 15×10 contém cerca de 35 milhões de gotas de tinta.
  • A letra “A” impressa em Times New Roman em tamanho 12 tem 1.400 gotas de tinta.
  • A agulheta numa impressora de jato de tinta é tão pequena e complexa que tem um terço da espessura de um cabelo humano.
  • A agulheta é tão precisa, que a injeção da tinta no papel, é como atirar  uma uva de um edifício de 30 andares e acertar num cesto em movimento poisado no chão.

 Thom Brown 2

 

Para além do tinteiro

  • A HP desenha as tintas e os papeis para trabalharem como um só, criando fotos que são resistentes à descoloração e que se mantêm inalteráveis durante décadas.
  • Os papeis fotográficos da HP para impressoras de jato de tinta contêm muitas camadas, cada uma desenhada para servir um propósito especifico:

 

Camada de cobertura traseira: reduz a fricção e aumenta a alimentação de folhas na impressora

Camada de cobertura de resina posterior: protege o papel dos elementos como água e humidade, evitando assim que o papel se dobre.

Camada de papel photobase : proporciona rigidez, espessura e robustez e um fundo brilhante de elevado contraste.

Camada de cobertura de resina superior: proporciona uma superficie suave e protege a photobase da água e da tinta. Permite um acabamento brilhante ou mate.

Camada recetora de tinta: absorve a tinta, controlando o tempo de secagem e o comportamento da cor.

Camada de acabamento final:melhora o acabamento brilhante.

 

  • Estas camadas funcionam em conjunto com a tinta HP para proporcionar qualidade de imagem, resistência à água, a descoloração e secagem instantânea.
  • A HP é membro  da WWF’s Global Forestry e da Trade Network (GFTN)
  • Todo o papel fotográfico de consumo da HP é certificado.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *