61882_Global_debut_of_Honda_s_all_new_FCV_vehicle

A Honda revelou hoje, no 44º Salão Internacional de Tóquio, a próxima geração do seu Clarity Fuel Cell, o primeiro veículo de 4 portas a células de combustível de produção em série do mundo a ter a motorização e as células de combustível alojadas no espaço por baixo do capot e que vai estar disponível no Japão a partir do início de 2016.

A disposição dos elementos no Clarity Fuel Cell foi inspirada no slogan da empresa “man maximum, machine minimum” (máximo de homem, mínimo de máquina). Graças à minimização integral do espaço ocupado pela motorização, a Honda conseguiu produzir um habitáculo com um nível de espaço suficiente para transportar cinco adultos, em total harmonia, tal como se esperaria de um automóvel de quatro portas convencional. As dimensões da pilha de células de combustível e da unidade de produção de energia foram reduzidas graças às tecnologias avançadas da Honda, de tamanho comparável a um motor V6.

Está equipado com um depósito de alta pressão com capacidade para armazenar hidrogénio a 70 MPa, aumentando assim a massa de hidrogénio armazenada e, por conseguinte, a autonomia do veículo. Em conjunto com a motorização eficiente e os reduzidos consumos energéticos do veículo, o Clarity Fuel Cell obtém uma autonomia topo-de-classe superior a 700 km .

Adicionalmente, o enchimento do depósito de alta pressão é rápido, todo o processo demora cerca de três minutos a 70 MPa e 20°C. Esta e outras vantagens dão ao Clarity Fuel Cell uma funcionalidade no dia-a-dia a que os utilizadores já estão habituados com os veículos tradicionais a gasolina ou gasóleo.

65086_Global_debut_of_Honda_s_all_new_FCV_vehicle

Experiência de condução fantástica

Concebido para usar a energia de elevada potência da pilha de células de combustível da Honda e a assistência do conjunto de baterias de iões de lítio, o motor eléctrico de alta potência acciona as rodas motrizes com acelerações instantâneas e poderosas. Por acção do aumento constante do binário fornecido pelo motor eléctrico de alta potência (130 kW – 177 CV) e sem necessidade de mudanças, o Clarity Fuel Cell acelera de forma perfeitamente suave, desde parado até à velocidade máxima.

As respostas directas e a condução fenomenal, juntamente com o silêncio a bordo, formam uma combinação atraente. O Clarity Fuel Cell oferece dois modos de condução: o modo “Normal”, com o seu equilíbrio entre economia e performances e o modo “Sport” que dá prioridade às acelerações de respostas melhoradas.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts