Para assinalar a data, a Google apresenta um novo ícone para o serviço, retocou a aplicação e apresenta novos recursos

A partir de hoje, a aplicação do Google Maps para Android e iOS leva-nos a todo o lado através de cinco separadores: Explorar, Ir, Guardado, Contribuir e Novidades.

  • Explorar: irá encontrar informação, classificações e comentários e muito mais sobre mais de 200 milhões de locais em todo o mundo, incluindo restaurantes locais, atracções nas proximidades e atracções das cidades.
  • Ir: Defina a sua rota diária e obtenha actualizações de trânsito em tempo real, a duração da viagem e sugestões de rotas alternativas.
  • Guardado: todos os locais reunidos num só espaço além de permitir encontrar e fazer planos para organizar a sua próxima viagem e partilhar recomendações com base nos locais onde esteve.
  • Contribuir: partilhar facilmente o conhecimento local como por exemplo detalhes sobre as estradas e moradas, locais em falta, fotos e comentários aos locais.
  • Novidades: O novo separador Novidades oferece-lhe um feed de locais que estão na moda ou mesmo locais a visitar sugeridos por especialistas e publishers. Além da descoberta, dos locais guardados e da partilha de recomendações à sua rede pode também agora conversar directamente com as lojas e negócios e ver as suas questões respondidas.
Os cinco novos separadores oferecem um acesso simples a tudo o que precisa no Google Maps

A actualização do ícone do Google Maps reflecte a evolução do serviço

As novas funcionalidades de trânsito na aplicação do Google Maps mantem-nos informados quando vai apanhar um transporte público. 

No ano passado, introduziu-se a funcionalidade “previsões de ocupação” para ajudar a saber o quão lotado estará o autocarro, comboio ou a composição do metro com base em viagens anteriores.

Agora acrescentam-se novos detalhes sobre a nossa rota com base em outros passageiros e por isso irá, em breve, ter detalhes importantes como:

  • Temperatura: Para uma viagem mais confortável verifique, antecipadamente, se a temperatura foi considerada fria ou quente por passageiros anteriores.
  • Acessibilidade: Caso tenha necessidades especiais ou necessite de apoio adicional pode agora identificar linhas de transportes públicos com pessoal de apoio, entradas e lugares acessíveis, botões de paragem acessíveis e LEDs muito visíveis.
  • Secção para mulheres: Nas regiões onde há sistemas que designam secções específicas para mulheres, ajudaremos a mostrar essa informação, e também se os restantes passageiros estão a cumprir.
  • Monitorização de segurança: Sinta-se seguro sabendo se existe sistema de monitorização de segurança no local – quer seja através da presença de segurança, câmaras de segurança instaladas ou mesmo linha de apoio disponível. 
  • Número de carruagens disponíveis: Apenas disponível no Japão, poderá escolher a rota em função do número de carruagens o que irá aumentar as hipóteses de conseguir um lugar sentado.

Estes fragmentos de informação útil provêm de passageiros que partilharam as suas experiências e que irão aparecer, sempre que disponíveis, ao lado da rotas de transportes públicos.

Para ajudar os futuros passageiros poderá sempre responder a um pequeno questionário no Google Maps sobre a sua experiência nas suas viagens recentes.

Estes fragmentos de informação serão disponibilizados globalmente no próximo mês de Março e a sua disponibilidade irá variar de região para região e de entidade de gestão de transportes.

Os novos atributos de viagem ajudam-nos a tomar decisões informadas sobre os seus planos de viagens

Sentido de orientação

No ano passado, surgiu o Live View para ajudar a decidir rapidamente qual o caminho a seguir quando se inicia uma viagem a pé com o Google Maps.

Combinando imagens reais do Street View, machine learning e os sensores do smartphone, o Live View no Google Maps mostra os arredores com as direcções a sobreporem-se no ecrã e em realidade aumentada.  

Live View irá, em breve ajudá-lo a orientar-se na direcção correta e através de diversas formas

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *